Two Point Campus


Não posso dizer que joguei o Two Point Hospital embora tenha na minha coleção a Jumbo Edition para a Switch, no entanto joguei imenso o Theme Hospital há uns 20 anos atrás e gostava imenso de gerir um hospital. Se forem fãs de jogos do género, este novo Two Point Campus é algo que não devem mesmo perder.


Como dito anteriormente, não posso dizer que sou o maior fã de jogos do género, mas uma coisa é certa, para aqueles que julgam antes de experimentar, Two Point Campus faz um trabalho excecional para merecer a atenção até dos jogadores que têm 0 interesse, o que é deveras importante para apelar as pessoas a pelo menos, experimentar.

Eu fui apanhado de surpresa e sugado na experiência de gerir um campus universitário, enganados estão aqueles que julgam que isto pode tornar-se cansativo ou repetitivo, é no fundo o oposto, diria mesmo viciante e inesperado. Para os menos curiosos, iremos explicar com detalhe tudo aquilo que Two Point Campus oferece ao jogador e o porquê de estarmos bastante satisfeitos.


 
O jogo é verdadeiramente acessível e vai ensinar os passos de construção da vossa universidade de forma coerente, desde a criação de salas de aula, casas de banho e bibliotecas de estudo, como também a contratação de professores, assistentes de sala e seguranças, é algo que irá acabar por ser mais simples do que talvez alguns possam inicialmente imaginar. A informação da gerência estará sempre à distância de um botão e não há nada que vá confundir o jogo porque podem até desacelerar o decorrer do tempo, há todo um controlo da parte dos jogadores para obterem a melhor experiência possível sem correrias nem qualquer pressão.

Como dito anteriormente, basta seguir o tutorial que explica de forma verdadeiramente eficaz, ninguém terá problemas em compreender os passos simples que este partilha, com essas ferramentas que estão nas mãos do jogador, é apenas deixar a criação fluir e construir o Campus da forma que desejam/imaginam. Podem colocar as salas nos lugares que acharem mais convenientes, preencher as casas de banho com álcool gel tal como os dormitórios, caixotes do lixo por todo o lado para evitar que o Campus fique uma lixeira e tentar corresponder aos desejos dos alunos que ali passam as suas temporadas.

É necessário estar atento aos alunos, como é que eles sentem-se no Campus, fazer com que os alunos interajam entre si, quem sabe até criar relações amorosas, belos laços de amizade, porque o bem estar dos alunos será o nosso sucesso. Claro que quanto maior for o Campus, mais trabalho vai dar e maior a responsabilidade, então o jogador terá de estar a par dos acontecimentos e verificar se a manutenção está a ser controlada e se os professores são eficazes e como vai a vida dos alunos no Campus. Os dois primeiros níveis são apenas tutoriais, mas vão ensinar muita coisa e vão aguçar a curiosidade dos jogadores para depois enfrentarem um desafio a sério. São 12 universidades para gerir, isto incluindo os tutoriais, podem sempre regressar às universidades e como é evidente, geri-las.


 
O modo Sandbox é um modo que deixa o jogador escolher um dos 12 locais da campanha e criarmos a nosso bel prazer uma universidade dedicada a qualquer tema, arte ou cozinha, aqui temos um modo para simplesmente apreciar a nossa universidade da forma que desejamos sem ter qualquer obrigação de dar por terminado o jogo.

Existe muito humor e diversão em Two Point Campus, existe até uma universidade dedicada a festas, onde um dos objetivos mais importantes é ter em conta que os estudantes estão extremamente felizes, ou não seria uma festa divertida, no entanto nem sempre é fácil de gerir as coisas, isto porque o investimento é enorme e o retorno não é assim tão apetecível.


Para concluir, é normal que quem tem realmente uma paixão por este tipo de jogo vai conseguir passar umas belas horas e jogar, no entanto para quem tiver o seu primeiro contacto, Two Point Campus será uma surpresa de muito bom agrado e tanto os tutoriais iniciais como no meus do próprio jogo, são intuitivos e não vão assustar o jogador que fica apavorado com muitos menus apresentados no ecrã, isto porque não é de todo um jogo confuso.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox Series X, gentilmente cedido pela Ecoplay

Latest in Sports