King Arthur: Knight's Tale



Uma continuação da lenda do Rei Artur e dos Cavaleiros da Tábula Redonda, explorando dos lados mais obscuros desta mitologia, com um sistema de combate exigente.

Artur e Mordred, rivais pelo controlo de Camelot estão mortos, tendo falecido às mãos um do outro após uma guerra devastadora. No entanto, Artur é o Rei que É e Há-De Ser, e a sua morte vai contra as profecias dos velhos deuses. Num último ato desesperado, a Dama do Lago tenta reviver Artur causando uma catástrofe de proporções apocalípticas. Os mortos reerguem-se, cavaleiros conhecidos e desconhecidos, reanimados para um conflito e um propósito que já deveria ter terminado. Acorda também o novo escolhido da Dama do Lago e o nosso personagem principal: Mordred, assassino de Reis. Artur ressuscitado é a causa de toda a destruição e apenas Mordred o venceu em vida, para bem de Avalon esperemos que em morte.


Após um simples tutorial que explica as mecânicas básicas do jogo (e que é acompanhado de um glossário sempre acessível no menu principal) começamos o nosso percurso para perceber porquê estarmos novamente vivos. A Dama do Lago encontra-se fraca após a tentativa de ressurreição e não nos consegue informar do verdadeiro propósito da nossa demanda. Após encontrarmos o 1o personagem, começam as nossas escolhas: Mordred foi em vida o que precisou de ser, mas é agora quem nós quisermos. Temos dois tipos de escolhas, as que não influenciam mas que demonstram duas posturas diferentes de quem é o nosso Mordred, como outras que nos guiam entre 4 lados opostos par a par: Tirania ou Honra, e Deuses Velhos ou Catolicismo. Estas escolhas afetam não só os nossos aliados, como também o tipo de políticas que podemos considerar na manutenção do nosso reino. A escrita e as temáticas são sombrias: apesar de fantasia medieval, há muito realismo e as animações em combate não se escusam de violência. 



Esta é a 2a dimensão deste jogo, para além das missões, temos que gerir o nosso reino sejam decisões quanto a eventos ocasionais como no que construir, que heróis ficam a treinar ou a recuperar depois de lesões mais ou menos graves (e até uma cripta para podermos visitar aqueles que a morte agraciou permanentemente). Nas missões, que constituem a maioria do divertido gameplay, avançamos por diferentes ambientes movidos sempre por um objetivo relativo à história principal ou relacionado com as zonas em si e e seu significado, tendo algumas também relevância específica para certos companheiros (sendo obrigatória a inclusão dos mesmos nessas). O combate é tático em grelha, sendo o turno dos nossos heróis alternado com o inimigo. Usam-se pontos para deslocar e usar habilidades, podendo nos tempos fora das missões serem equipados também poções e pergaminhos com usos variados para complementarem a nossa equipa. Uma decisão algo peculiar, é não termos acesso a qualquer inventário durante as missões nem para consulta, tornando a preparação para uma missão mais desafiante.



Em todas, ou quase todas as missões, temos objetivos secundários que nos podem beneficiar ou dificultar a tarefa e que podem trazer novos recrutas, equipamento ou eventos que complementam a história. Isto incentiva à exploração dos mapas por completo, mapas esses no entanto algo parcos com exceção das secções de combate. O voice acting é decente na maioria dos personagens não se destacando particularmente, juntamente com a banda sonora que é agradável mas nada de extraordinário. Para além do jogo principal, existe também uma campanha secundária onde controlamos um demónio ancestral e que nos conta mais uma faceta, juntamente com componente multiplayer se quiserem desafiar amigos para decidirem quem é o melhor estratega e com um endgame que traz desafios cada vez maiores (e com eles melhores recompensas). Temos ainda a opção de uma dificuldade que torna o jogo quase um roguelike, para os fanáticos dos desafios.


No final, a aproximação diferente a uma lenda interessante é bem trabalhada, com um combate exigente e muitas mecânicas para descortinar. O ambiente místico é perfeitamente retratado e tem conteúdo para muitas horas de diversão.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Steam, gentilmente cedido pela DeadGood PR


Latest in Sports