GigaPocalypse


Um jogo que faz recordar Rampage e o filme Godzila, isto porque jogamos com um dinossauro que tem como objetivo fugir do seu laboratório e aniquilar tudo à sua passagem, resumidamente é isso, criar destruição pelas cidades onde passa, o verdadeiro apocalipse.

GigaPocalypse é um jogo 2D com um estilo retro pixelizado com ação explosiva com apenas um objetivo em mente, a destruição de edifícios e humanos que habitam a cidade e claro, chegar ao final sem que a saúde chegue a 0, por isso o jogador terá de estar atento a duas coisas importantes para concluir os níveis, a saúde e a raiva.

A saúde é obviamente aquilo que mantém o nosso monstro vivo, no entanto a raiva é a “gasolina” que faz com que o monstro possa atacar. Esta raiva é acumulada tanto com os ataques que provoquem dano como os próprios danos sofridos. Pode parecer fácil e simples mas o jogador terá de prestar bastante atenção da forma como usa a raiva, pois sem ela, não poderá atacar, terá até, de esperar até que esta volte a recarregar, assim sendo, é necessário atacar com precaução e nos momentos certos.



Após chegarem ao final de um nível, os jogadores vão ter de enfrentar um boss final e de forma cómica, terão de até realizar contas de somar, um pouco de matemática barata do primeiro ano, nada do outro mundo, algo para ser relativamente diferente, faz até lembrar o Alexx Kidd na master system em que os desafios com os bosses eram a jogar pedra papel tesoura.

É engraçado como a jogabilidade é diferente do esperado, o analógico direito servirá de mira para atingir os inimigos, depois alguns botões terão ataques diferentes, sendo um para disparar raios e outro para atacar com as garras por exemplo. É claro que o jogo não se resume a estes ataques nem a este dinossauro, apesar do objetivo simples e básico, o jogo tem bastante conteúdo para variar.

Os monstros chamam-se Giga, e cada um tem os seus atributos como referido anteriormente, uns disparam raios já outros disparam água, mas todos eles vão ter a possibilidade de realizar upgrades, além de ter ao dispor poderes especiais que vão sendo desbloqueados. Claro que no tutorial tudo é explicado para ter uma noção base daquilo que vão encontrar no jogo, no entanto assim que começam o primeiro nível, o vosso Giga é bastante fraco e não conta com os poderes iniciais. De referir que o Giga caminhará automaticamente e não há maneira de o travar, daí a dificuldade acrescida quando não temos todos os poderes desbloqueados.



Pode-se dizer que a parte interessante e apanhou-me de surpresa é o facto de podermos dizer que isto é uma espécie de Tamagotchi: o nosso Giga fica um pequeno bebe quando este não está furioso e no ecrã principal, temos a oportunidade de cuidar dele tal como se fosse um belo Tamagotchi, isto porque temos de limpar as fezes no ecrã, temos de lhe dar de comer para que fique feliz, simplesmente tratar bem dele para que ele seja mais eficaz nas batalhas que tem pela frente.

Com todos os pontos obtidos, vai ser possível realizar os tais upgrades que serão importantes na progressão do jogo para a batalha final com os bosses de cada nível. Esses pontos também vão servir para desbloquear skins e afins, assim pode-se dizer que há de facto uma variedade a ter em conta no jogo já que o objetivo principal irá ser sempre o mesmo, dando então uma outra vida ao jogo e acaba por ser interessante toda esta possibilidade de personalização da criatura.


Resumindo e concluindo, é um jogo bom que pode ser interessante para quem jogou Rampage e quem sempre teve o fascínio por monstros gigantes a dizimarem populações e edifícios que se colocam no caminho destas bestas gigantes, à primeira vista pode parecer extremamente básico mas no fundo, até que tem a sua parte interessante.

 

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Switch, gentilmente cedido pela Plan of Attack

Latest in Sports