Disney Dreamlight Valley (Early Access)

A famosa Gameloft juntou-se à Disney and Pixar Games num projeto lançado dia 6 de Setembro: Disney Dreamlight Valley, já disponível como Early Access! Este é mais um jogo que baseia a sua mecânica em gigantes como o Animal Crossing e o Stardew Valley. Ou seja, um misto de simulação e aventura, passado num universo comum a muitos de nós: o da Disney e da Pixar.

Chegas ao maravilhoso mundo 🎶 encantado dos brinque… 🎶 – não era isso que queria dizer –, mas sim ao maravilhoso mundo de Dreamlight Valley com uma missão! Cedo percebes que o vale está a passar um mau bocado e cabe a ti salvá-lo do terrível Forgetting, que aflige os habitantes fazendo-os esquecerem de si e inundando o universo de Night Thorns.

E que habitantes são esses? Ora bem, são os personagens da Disney e da Pixar, claro! Todos os que conheces e adoras poderão passar por ti e poderás interagir e auxiliá-los a recuperar as suas memórias, entre outros problemas.

À semelhança de outros artigos, uma vez que se trata de um early access, não irei atribuir pontuação final. Por isso, ir-me-ei focar apenas nos aspetos que mais se destacaram nas primeiras horas de jogo.


O Primeiro Impacto

Uma vez que já embarquei neste navio com alguma desconfiança [nota pessoal no fim do artigo], os primeiros minutos no jogo pareciam confirmar as minhas crenças. Somos bombardeados com algumas cutscenes que se pareciam alongar e circular entre as mesmas ideias. Estava convencida de que este seria um jogo aborrecido, ou muito focado numa faixa etária que já não é a minha.

PORÉM, assim que a bola passa para as minhas mãos, tudo isso muda pois, desde cedo, fiquei envolvida nas quests que tinha em mãos. Além disso, descobri rapidamente que as tuas possibilidades de abordar o jogo são algumas.

A estética geral do jogo é aquilo que poderíamos esperar do universo Disney e está super bem conseguida. O mundo está recheado com clima e biomas diferentes como: montanhas nevadas de Frosted Heights, praias de Dazzle Beach e planícies verdejantes e cheias de lagos de Peaceful Meadow.

Este jogo traz consigo também um toque que faz a diferença –  a altura do dia no jogo é sempre a altura do dia em que jogas. Logo, se jogares sempre de noite, no jogo, também será sempre noite. Se jogares só de manhã, será sempre de manhã no jogo. Para passares por todas as fases do dia no jogo, terás que jogar a várias alturas do dia.

A isto tudo, há ainda que somar as músicas que te vão acompanhar ao longo da tua aventura. Músicas que conhecemos, porque desde cedo nos acompanham. Dei várias vezes por mim com um sorriso, quando ouvia as versões instrumentais de músicas da infância.

Honestamente, neste ponto, o jogo só “peca” por não ter ainda a opção da língua Portuguesa – que decerto virá quando for o lançamento da versão final, em 2023. Se assim fosse, talvez os diálogos das personagens seriam em português, com as vozes e expressões a que nos habituamos.

Quando assim for, acho que não volto a jogar outra coisa…


A Narrativa e as Quests

Nas primeiras horas de jogo terás de cumprir uma quest serve como tutorial, que permite aprender a mecânica básica do jogo.

Basicamente, terás que descobrir as ferramentas básicas que te irão acompanhar, e aplicá-las. Irás descobrir como minerar carvão e pedras preciosas, cultivar, regar, arranjar sementes, pescar, entre outros.

Passada essa fase, estás entregue a ti mesmo. Poderás querer não te focar tanto nelas e dedicares-te antes ao teu jardim, à tua personagem, à tua casa e ao restante mundo que já tenhas desbloqueado. Mas, o jogo foi desenhado com uma narrativa em mente.

Cada personagem da Disney tem a sua própria história e problema. Cabe a ti ajudá-la a recuperar as suas memórias, concluído a sua quest. Outro aspeto positivo é que elas comportam em si vários objetivos e tarefas que terás de cumprir. As tarefas são variadas, e vão desde ações concretas a diálogos. Outro aspeto positivo é que durante esses diálogos (que têm por norma três respostas disponíveis) as personagens parecem ter reações diferentes mediante do que optares – ainda que nada mude radicalmente o sucesso das tuas ações.

Com o avançar de horas de jogo, vais desbloqueando mais quests e side quests, que permitirão trazer cada vez mais personagens encantadas de volta a Dreamlight Valley.

De notar também que as interações com as personagens não se resumem a diálogos. Poderás presenteá-los – cada personagem tem três presentes favoritos, que aumentarão mais rapidamente o vosso nível de amizade. Poderão passar tempo juntos, que irá dar um boost às tuas atividades.


Customização e o Universo Disney e Pixar

Customização é uma grande parte deste jogo – como em todos do seu género. Durante as tuas aventuras vais descobrir novos itens de roupa, acessórios e de mobília. Poderás também fazer a tua própria mobília, ou comprar na loja do Scrooge McDuck (que nós, em Portugal, conhecemos como Tio Patinhas).

Toda a mobília, roupa e acessórios tem elementos Disney e Pixar – como se fosse merchandising. Acho que isto não serve só para condizer com o universo, mas também para nos dar vontade de adquirir produtos Disney! Além disso, tem versões dos objetos simples e mais modernos, se não quiseres andar com roupinha das princesas e moída com orelhas do rato Mickey.


Desvendar o mistério de Dreamlight Valley

Como se a narrativa de salvar as tuas personagens do Forgetting não chegasse, vais descobrindo ainda peças que percebes fazerem parte de um puzzle. Pedaços de fotografias ou de papéis com uma escrita que não se compreende o qual é. Será relacionado com a origem do Forgetting, que leva as memórias do nossos amigos? Hmm…, mais uma forma inteligente de te manter preso a este mundo. Sempre que inicias o jogo, sentes que tens algo para fazer ou descobrir.


Em resumo…

Uma “não breve” nota pessoal: confesso que quando olhei para este jogo pela primeira vez, olhei com desconfiança. Afinal de contas, quando um conceito de jogo tem por detrás uma marca estratosférica – como no caso da Disney e da Pixar –, o esforço que é preciso investir na qualidade do produto final não tem o mesmo peso [como já assistimos em alguns dos jogos relacionados com o Star Wars, por exemplo].

O que quero dizer com isto é que, este é um jogo que certamente irá ter bons resultados. É a Disney!  É óbvio que as vendas vão ser boas – exceto se for mesmo muito terrível. Um jogo, em que no ‘trailer’ aparecem personagens como Wall•E, o Timon e o Pumba, a Elsa, o Andy e o Buzz Lightyear, entre vários outros, como não resistir? É claro que a vontade de comprar é elevada.

Por isso, avancei para este jogo com algum receio.

Mas, escrevo aqui, com um sorriso rasgado, que estava errada. Este é um jogo ao qual não poderás ficar indiferente – sejas fã ou não. Sejas tu um adulto, adolescente ou criança. Ainda por cima, é um jogo que está espalhado por todas as plataformas (PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PS4, PS5, e para Nintendo Switch), e só continuará a crescer, em termos de conteúdo. Já para não falar que a versão simples será Free to Play.  Estou muito ansiosa pelo futuro deste jogo.

Nota: Esta análise foi efetuada com base no código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Gameloft.

Latest in Sports