GXT 960 Graphin Ultra-lightweight Gaming Mouse
Para quem gosta de cores e efeitos de luz no seu setup, a Trust Gaming salta imediatamente à vista com o luminoso GXT 960 Graphin Ultra-lightweight. Mas será este rato mais do que uns efeitos visuais?
No mercado de acessórios de videojogos para PC, se há coisa que não falta é uma enorme variedade de ratos de todos os tipos e feitios, com oferta para todos os gostos. Afinal, esta é uma ferramenta que faz toda a diferença, especialmente no que diz respeito a jogos mais competitivos, mas também muito importante como ferramenta de trabalho no dia a dia. Ainda assim, no meio de tanta variedade já existente no mercado, este GXT 960 é um daqueles que rapidamente se destacam, graças ao seu aspecto colorido.
Em termos de design, visto de cima, este nao parece tanto um "rato" (o animal), mas sim o que poderia muito bem ser um adorável escaravelho cibernético, ou alienígena, com uma série de favos recortados na sua carapaça a partir dos quais emite todas as cores. Mesmo estando desligado, com os seus favos em branco, consegue ser um objecto que se destaca pela sua aparência. O melhor mesmo é que toda a sua iluminação pode ser personalizada, através de uma aplicação disponibilizada pela marca no seu site oficial. Aqui existem várias possibilidades, desde um arco-íris que vai fazendo gradientes de todas as cores, a algo mais sóbrio como uma cor única sempre presente. Pelo meio, podem ser aplicados gradientes, efeitos de "respiração", entre outros.
No meu caso pessoal, optei precisamente por esse efeito de respiração em tons de vermelho, que vão ilimunando e escurecendo, já que todo o meu setup é também em tons de preto, branco e vermelho. Um ponto bastante útil, também, é que a configuração selecionada fica guardada no próprio equipamento, não sendo necessário voltar a personalizar quando é ligado a outro PC. Mais do que em termos estéticos, isto é particularmente útil por manter a configuração dos botões e da velocidade de deslocação.
Como o próprio nome indica, este é um rato bastante leve e que, por isso mesmo, exige zero esforço a manobrar, deslizando facilmente sem qualquer atrito. Algo particularmente útil é o seu discreto botão central, que permite a sensibilidade do cursor, podendo variar dos 200 dpi até aos 10 mil. O que significa isto? Na prática, quanto mais alto o valor, mais rapidamente se desloca o cursor do rato de uma ponta para a outra do ecrã, e quanto mais baixo for, maior a sua precisão em pequenos movimentos. Conforme os jogos em que é utilizado, estas configurações podem fazer toda a diferença, caso se queira velocidade ou precisão, aqui disponível ao alcande de um botão.
Outro ponto bastante útil é o sensor de aceleração que, conforme a velocidade a que se desloca o rato, define a distância a que o cursor se irá movimentar. Isto quer dizer que, para a mesma distância a que o jogador o desloca fisicamente, tanto pode ajustar a mira ao mais ínfimo pormenor antes de disparar, como ir de um ponto do ecrã até ao lado oposto, dependendo apenas da velocidade de movimento. Isto, combinado com a sensibilidade acima referida, permite realmente uma grande precisão definida ao gosto de cada jogador. Mesmo em contextos de trabalho, especialmente para quem trabalha em altas resoluções e/ou com vários ecrãs em simultâneo, esta funcionalidade torna-se rapidamente intuitiva e até indispensável, quando comparada com um rato "normal".
No entanto, nem tudo é perfeito. Em termos de ergonomia, a posição mais natural para a mão acaba por ser com o indicador pousado na roda de scroll, havendo melhores alternativas, até da própria marca, que poderão ser mais confortáveis para usos de longa duração.
Visualmente impressionante, leve, rápido e bastante personalizável, o GXT 960 é uma grande opção da Trust para os diversos tipos de jogadores, já disponível em Portugal a um preço relativamente acessível. Para mais informações, podem consultar o site oficial em trust.com.
Nota: Análise efetuada com base em equipamento gentilmente cedido para esse efeito pela marca Trust.