Halo Infinite


O tão aguardado regresso da série Halo chegou finalmente ao mercado e com isto, celebramos mais um jogo fantástico de uma das séries mais amadas de sempre na indústria dos videojogos. Eis a nossa análise a Halo Infinite.

Master Chief está de volta para uma nova jornada. Eu, como fã, fiquei extremamente entusiasmado ao saber que poderia voltar a jogar uma nova campanha de Halo, embora a última aventura não tenha sido muito satisfatória. Posso já garantir que Halo Infinite está ao nível dos velhos clássicos lançados na Xbox 360, o que é sem dúvida do agrado de muitos jogadores e toda a comunidade de fãs.

Com uma campanha que ronda por volta de 10 a 15 horas, a longevidade irá depender do quão agarrado o jogador esteja, isto porque é possível dedicar um bom tempo na exploração. Esta é uma das grandes e excelentes novidades em Infinite, agora pode-se vaguear por Zeta Halo sendo isto um mundo aberto, como aconteceu com tantos outros jogos, foi decidido e bem, que neste novo capítulo o jogador teria a liberdade de caminhar ou andar sobre rodas pelos cantos deste novo mapa.


Há mais novidades que iremos realçar entretanto, mas como estamos a falar no mundo aberto, a exploração é feita sem grandes chatices. Ao contrário de outros jogos, onde muitas das vezes acaba por ser um tédio caminhar ou dirigir algo até certo destino, em Halo Infinite a vontade é outra, isto até porque conta com uma novidade que faz toda a diferença, o grappleshot: um acessório que serve para chegar a plataformas ou torres que estão fora do alcance de um mero salto, e serve igualmente para recolher armas que estejam afastadas, ou até aproximar de um amigo com maior velocidade e derrotar com um ataque melee.

Esta nova mecânica faz muita diferença no jogo e foi uma excelente adição, que faz o jogador sentir muito mais liberdade e capaz de fazer coisas ou ultrapassar obstáculos de forma fácil. Além desta novidade, os jogadores podem realizar upgrades ao seu fato MJOLNIR, com isto podem por exemplo, realizar um upgrade ao próprio grappleshot, no qual este agora terá a corrente eletrificada para eletrocutar inimigos, algo que irá facilitar a jornada do Master Chief.

A jogabilidade foi sempre um dos pontos altos em Halo. Quem nunca jogou não consegue ter uma ideia do quão boa sempre foi a jogabilidade desde o original, mas este Halo Infinite tem a melhor de todos os jogos da franquia, está soberba. O controlo dos veículos mantém a mesma mecânica dos anteriores e poderia ser melhorado mas, de resto, o próprio uso das armas está melhor que nunca mas, é necessário referir que algumas armas parecem ter perdido o poder de dano, ao contrário de outras que parecem estar melhores que nunca.

No que diz respeito ao nível gráfico, a série Halo nunca desiludiu e prova uma vez mais que está incrível, o Master Chief está com um aspeto belíssimo extremamente detalhado, os próprios bosses e inimigos com as suas expressões faciais realistas estão com enorme qualidade, já os cenários estão muito bem desenhados, mas Zeta Halo podia estar mais preenchido um pouco. Já na música, é uma banda sonora muito boa e claro, quando os temas principais tocam, há um arrepio na espinha e um sorriso de felicidade, especialmente em momentos épicos no qual não irei referir para evitar spoilers.

Um dos fatores importantes e que se torna confuso tudo devido ao jogo anterior é a própria narrativa, além de que um jogador que experimente pela primeira vez Halo, vai ficar confuso e perdido. Com muitas questões e poucas respostas, a velha companheira Cortana é mencionada vezes sem conta, isto poderá deixar muita gente baralhada, o problema está na jornada anterior, Halo 5, que afetou claramente Infinite e para que as coisas façam sentido, foi preciso fazer uma curva bem apertada para não ir tudo ao ar.


É facilmente um dos melhores jogos de 2021 e um obrigatório para aqueles que têm Xbox Game Pass para disfrutar da nova jornada de Master Chief. Se Halo 5 deixou as coisas atribuladas, Inifinite veio corrigir todos os erros da jornada anterior para algo que todos possam viver e sentir novamente, na pele um dos personagens mais icónicos de sempre na indústria. Halo Infinite é, realmente, fantástico.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox Series X, adquirido pelo autor do artigo.

Latest in Sports