A Short Hike


A Short Hike entrega não só o que o próprio título promete, uma aventura pequena, como a excede em vários níveis. O facto de conseguir transmitir algo que muitos títulos não conseguem por apresentarem missões secundárias que não fazem sentido, ou simplesmente por não serem divertidos de explorar, faz deste título uma experiência enriquecedora que vai deixar um sorriso na cara do jogador.  

Este título coloca Claire, um pássaro cheio de energia, como personagem principal, que fora passar uns dias com a sua tia à casa de campo da família, localizada perto de "Hawk Peak". É dito que a vista do topo desta montanha é magnifica, no entanto, o desejo de Claire é o de ter sinal no seu telemóvel para receber uma chamada super importante. No caminho até ao topo, é possível encontrar um conjunto de personagens bastante divertidas que contam as suas histórias, entregam presentes, ou pequenos pedidos de ajuda.

As interações cheias de carisma que as personagens apresentam, fazem deste, o coração de toda a aventura. Algumas personagens estão apenas a apreciar o cenário e dão um pouco de contexto sobre os locais prestes a serem visitados e algumas conseguem transmitir algo mais para se darem a conhecer melhor. É incrível como com tão pouco é possível delinear os traços de personalidade destas personagens tão peculiares.


A jogabilidade é bastante simples. Ao longo da exploração é possível descobrir ouro, objetos e penas de ouro, numa espécie de barra de stamina, que permite a Claire ter mais um salto, correr, ou a capacidade de escalar montanhas por mais tempo. Também é possível planar para chegar a pontos mais distantes, ou para simplesmente apreciar a vista de toda a ilha.

Todos os objetos colecionáveis servem de certa forma um propósito. A picareta permite abrir caminhos e formar um atalho, o dinheiro serve de moeda de troca para comprar roupa e um simples pau servirá para jogar um mini jogo em conjunto com outras personagens. Também é possível pescar e entregar o peixe a um pato marinheiro, por exemplo.



Todo o ambiente blocky é visualmente apetecível e não é de estranhar sentir uma mistura de pequenos apontamentos de Animal Crossing e de Bugsnax. Apesar de todas as personagens serem animais, existe uma ligação bastante humana entre as linhas de fala.

A banda sonora assenta que nem uma luva, ou que nem um chapéu, dependendo da àrea em questão, fazendo a sua diferenciação entre zonas e dando um enfase maior ao sentido de exploração. Mesmo tendo o objetivo de escalar o topo de Hawk Peak, é bastante fácil enverdar por caminhos secundários e encontrar uma atividade diferente para concluir.

A Short Hike não apresenta qualquer tipo de malícia, muito pelo contrário. Este título consegue transmitir a calma necessária em momentos menos bons. Todos os seus pequenos apontamentos transmitem um sentimento de Casa que deixa a porta aberta para revisitar sempre que se quiser. 

Porque afinal de contas esta é uma caminhada curta. 

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Playstation 5, gentilmente cedido pela Popagenda.

Latest in Sports