Firegirl: Hack 'n Splash Rescue


Alerta, alerta! A cidade está em chamas, com múltiplos incêndios a decorrer um pouco por toda a parte, mas a mais jovem bombeira do quartel está pronta a ajudar, neste Firegirl: Hack 'n Splash Rescue, já disponível para PC.

Este é um roguelite que nos coloca na pele de uma jovem bombeira cuja missão reside em salvar os sobreviventes que se encontrem no meio dos destroços de incêndios a decorrer, antes que o local onde se encontram acabe por desabar. Equipada com um machado e uma mangueira de pressão, terá de apagar as chamas e eliminar os obstáculos que se encontrem no caminho, enquanto busca pelos sobreviventes, e escapar antes que o tempo limite chegue ao fim.

Por trás de tudo isto, porém, há um mistério em torno destas chamas que, aparentemente têm uma vontade própria, e uma série de fantasmas do passado. A história, tal como a componente "rogue" do jogo, é bastante leve, e vai avançando à medida que se vai jogando, independentemente dos resultados das missões, sejam estas bem sucedidas ou não. Este é, aliás, um ponto importante a referir: conforme se vai progredindo, o jogo vai também aumentando a dificuldade, mas nunca deixa o jogador muito penalizado caso perca, apenas recebe uma recompensa menor.

Como em qualquer roguelike ou roguelite, fazer duas vezes a mesma missão nunca é igual, pois tanto os cenários, como as localizações dos inimigos, obstáculos e dos sobreviventes, são gerados aleatoriamente. Isto significa que, no mesmo "nível" em que os jogadores se encontrem, tanto pode ser fácil cumprir os objetivos, como ser melhor opção desistir e ir para a saída antes que o edifício desabe. Cumprir a missão, porém, recompensa bastante, aumentando a fanbase dos bombeiros e as suas contribuições financeiras.

Independentemente do resultado (não há aqui um "Game Over"), a bombeira irá sempre regressar ao quartel. Conforme salva pessoas, também vão surgindo novos voluntários ao quartel, para ajudar com outras coisas importantes que, na prática, são upgrades que podem ser adquiridos para melhorar o desempenho. Coisas que podem variar entre a pressão da mangueira, mais HP ou até mesmo o tempo disponível nas missões, o que incentiva a tentar e voltar a tentar.

Este é um jogo 2D com uma jogabilidade simples, mas bem conseguida: a personagem pode correr, atacar com o machado, disparar água em qualquer direção e usar a mangueira como uma espécie de jetpack para acentuar os saltos e atenuar as quedas de sítios altos. Importa, porém, ter atenção aos vários perigos que vão surgindo pelo caminho, de forma a evitar que a protagonista acabe por ser também uma vítima do incêndio.

Visualmente, o jogo tem um estilo artístico muito agradável para os fãs de pixel art. Todos os cenários são modelados de forma tridimensional, com texturas bem pixelizadas a servir de decoração. A isso, juntam-se os efeitos visuais das chamas em diferentes profundidades. O principal ponto negativo reside na falta de variedade entre os cenários: dentro de um certo tema, todas as missões irão acabar por parecer sempre mais do mesmo. Para curtas sessões, porém, isso não será um problema.

De uma forma geral, Firegirl: Hack 'n Splash Rescue é um jogo simples, divertido e desafiante, mas que incentiva a tentar outra e outra vez, mesmo quando as coisas correm mal. Encontra-se disponível a partir de hoje para PC via Steam, com lançamento previsto para as consolas em 2022.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC via Steam, gentilmente cedido pela Plan of Attack.

Latest in Sports