The Gunk

Um planeta desconhecido, duas jovens exploradoras e uma substância misteriosa, apelidada de "gunk". Dos criadores da saga SteamWorld, esta é uma aventura de ficção científica que, além de abordar temas bastante atuais, promete agradar a jogadores de todas as idades.

The Gunk coloca-nos na pele de Rani, uma de duas jovens que, em conjunto, trabalham na exploração espacial em busca de materiais e recursos valiosos, algo de que estão a necessitar seriamente para pagar as dívidas e poder manter a sua nave espacial. Durante as suas buscas, Rani e Becks detetam um pico de energia num planeta desconhecido, que as leva a aterrar em busca de algo que possa ser lucrativo. Chegando à superfície, encontram uma área rochosa, que descobrem estar coberta por uma estranha e pegajosa substância escura, à qual dão o nome de "gunk".

Poderá a gunk ter algum valor no mercado? Pelo sim pelo não, Rani decide recolher algum material para testes, sendo que o foco está em procurar a fonte de energia que detetaram do espaço. Ao remover a gunk daquela zona, porém, algo surpreendente acontece: no seu local, surge uma deslumbrante vegetação! 

Equipada com uma poderosa luva capaz de sugar a gunk e um scanner capaz de identificar diversos materiais, a protagonista parte então em busca da tal energia, mas também motivada pela sua curiosidade. O que será, afinal, esta substância que parece absorver toda a vida daquele planeta, vida essa capaz de se regenerar assim que a gunk é removida? Mas o grande mistério surge ao descobrir algumas ruínas, vestígios de uma antiga civilização ali perdida: o que terá, afinal, acontecido?

No meio de tantos mistérios, qualquer resposta seria um spoiler para um jogo que apela à descoberta, e onde quase não existe violência. Existem inimigos que surgem da gunk, com os quais se pode interagir através da mesma luva que suga o material, permitindo capturar e atirá-los para longe, por exemplo. Embora não haja uma grande dificuldade nos combates, que facilmente se compreendem ao observar o que fazem os inimigos, o jogo não é nada penalizador e permite simplesmente voltar a tentar. Quer seja a explorar, lutar ou a resolver puzzles ambientais, a jogabilidade é completamente infalível e, acima de tudo, intuitiva.

Visualmente, é tão deslumbrante quanto este planeta consegue ser para a protagonista. Sem procurar o realismo em nenhum momento, os cenários são exóticos e misturam vegetações alienígenas com artefactos ancestrais, com visuais que misturam partes de ficção científica com outras dos contos de fadas. A própria gama de cores utilizadas foge ao habitual, o que ajuda a tornar todo este ambiente em algo misterioso que apetece explorar. As personagens são também bastante estilizadas, com uns toques de steampunk à mistura, ou não viessem elas dos criadores de SteamWorld Dig e afins.

Toda a envolvência do jogo está também assente numa componente importante: o diálogo entre Rani e a sua colega Beck, que ficou na nave a fazer reparações e investigar os materiais que vão sendo encontrados. A beleza dos ecossistemas é acentuada pela conversa entre as duas, os locais sobrecarregados de gunk fazem interferência e bloqueiam as comunicações. Se a conversa pontua as diversas emoções, também a banda sonora é parte fundamental da exploração, feita através de repetições orquestradas que vão variando conforme se vai avançando de um lado para o outro. Nunca se destaca, mas também nunca fica em silêncio, simplesmente dá um importante ritmo a toda a jornada.

Não é, porém, um jogo perfeito, com alguns momentos da narrativa a precisar de um pouco mais tempo do que lhes é atribuído. É também um jogo relativamente curto e linear, acabando-se em cerca de 5 ou 6 horas, muito antes de se acabar a vontade de explorar mais.

Este é um jogo que, além de toda a sua beleza e óptima jogabilidade, dá bastante em que pensar ao longo de toda a aventura, à conta de duas personagens nas quais todos se conseguem, de certa forma, identificar. The Gunk é uma aventura a recomendar para todos, disponível para PC e Xbox e também incluída no Xbox Game Pass.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox Series S, gentilmente cedido pela Plan of Attack.

Latest in Sports