Final Fantasy XIV: Endwalker


Bem, chegamos ao fim!

Uma jornada com uma década, que acompanhei desde o seu início desastroso, que foi melhorando a cada nova atualização. Final Fantasy XIV surpreendeu-nos com Shadowbringers (podem ler a nossa análise aqui) e com o anúncio de Endwalker as espectativas eram altas. Afinal é a conclusão da saga de Hydaelyn e Zodiark, duas figuras que representavam o bem e o mal, e consigo todo um leque de clichés que representam, na perfeição, a série Final Fantasy.


Passaram-se duas semanas desde as minhas primeiras impressões. Entretanto terminei a história principal, dediquei algum tempo a explorar as alterações nas classes, fazer missões secundárias e passear por todos os cantos dos mapas. Não quero listar um conjunto de coisas a fazer no jogo, para isso temos as Patchnotes que fazem um ótimo trabalho, mas a ideia que FF XIV é uma espécie de parque de diversões, onde escolhemos o que nos apetece fazer, continua bem presente em Endwalker. Com o lançamento da primeira raid “Pandaemonium” surge mais uma desculpa para entrar no jogo, isto enquanto esperamos pelo lançamento de mais equipamento e a versão difícil desta raid. Ou das próximas atualizações daqui por uns meses, que continuam a expansão.

E, basicamente… Ainda há muitas ideias, emoções que me marcaram e ainda não consegui assentar. Mesmo sendo um MMO, a história é uma constante e algo onde dedicamos muito do jogo. Houve momentos com horas seguidas em que mal combati, assistia a um encadeamento de eventos que me deixavam sempre com a mesma dúvida: “o que raio vai acontecer a seguir!?”. Endwalker escala imenso, cheio de altos e baixos intercalados com breves momentos de descanso, onde as as emoções batem de surpresa, e de que maneira! Somos apanhados desprevenidos, noutros momentos prevemos o óbvio e o jogo faz questão de o apresentar como tal e, independentemente da situação, parava muitas vezes para refletir sobre tudo o que estava a acontecer, nas consequências do que tinha acabado de assistir.


Tendo acompanhado o jogo desde o início, com um arranque definitivo em A Realm Reborn, são várias as pontas soltas resolvidas, muitas narrativas que apareceram durante as expansões, com especial destaque a Shadowbringers que agora tem o seu arco narrativo fechado. Enquanto via os créditos surgia uma certa vontade em criar uma nova personagem para ver a história com uma nova perspetiva, algo também possível através do sistema New Game +: até parece que o criaram com o Endwalker em mente... Isto porque a história deixa marcas bem visíveis: ao derrotar o segundo Trial (ou seja, um Boss) senti que aquilo podia muito bem ser o final de Endwalker, fosse ele seguir a estrutura das restantes expansões. Este lançamento de traçar também o final da aventura, foi uma decisão acertada! Os momentos finais foi algo de inesperado, não querendo entram em spoilers, não estava de todo a contar com tal assim que comecei a expansão.

Com isto não quero dizer há apenas espaço para história, muito pelo contrário! Há combates, são imensas as batalhas a resolver, muitas contra inimigos que nunca imaginaria enfrentar. Ao entrar em cada nova zona haviam quase sempre combates que nos barravam o caminho, que colocavam o nosso Job (classe) à prova. Tudo foi ajustado, desde o valor dos stats aos tempos de espera entre poder usar algumas habilidades: tal como elas em si, foram ajustados e melhorou a jogabilidade. A adição de Reaper e Sage, embora não os tenha experimentado a fundo, trazem algo de novo e são bastante diferentes das restantes classes. Mas acima de tudo continuamos a jogar com o Job que mais se adequa ao nosso estilo de jogo, sem ser condenado por não jogar com A ou B. Tanks como Warrior ou Gunbreaker são agora mais divertidos e confortáveis de usar, o meu job de eleição Red Mage ficou sem tempos mortos durante o combate, e ainda um arsenal de novos e estilosos ataques, tal como Black Mage que finalmente tem maior facilidade em movimentar-se e lançar explosões gigantescas ao mesmo tempo. Summoner é... bem, após estes anos todos, um Summoner! Somos incentivados a experimentar todas as classes e descobrir a que mais gostamos, como sempre foi.


Ser colocado à prova através de dungeons, embora demore um bom bocado até chegar à primeira, vale muito a pena! Todas estão muito bem desenhadas, dão-nos aquela sensação de aventura e dá vontade de as repetir nem que seja para as explorar novamente. Há várias surpresas, novas mecânicas para aprender, inimigos incríveis, onde alguns nos surpreendem imenso por estarem numa “simples” masmorra. Dou um destaque imenso à última dungeon da história principal, não só por ser visualmente incrível, mas também pela sua importância e a carga emocional que provocou. É, pelo menos por enquanto, a minha favorita de Endwalker e uma das melhores que joguei em todo o jogo. Talvez a minha maior crítica a Endwalker cai nas histórias criadas para cada tipo de classe (Tank, Healer ou os tipos de DPS), que pouco ou nada fazem por tornar essas classes relevantes ou sequer referem-nas, focando-se apenas em histórias de certas regiões do mundo.

E os Trials? Estes bosses que encontramos durante a aventura que nos juntam com 7 outros jogadores, obrigando-nos a aprender todo um conjunto de mecânicas enquanto tentamos não morrer? Não é por acaso que não os revelaram concretamente, todos eles são uma surpresa e gritam “Boss Final”, quer pelo aspeto, pelo combate, por trazerem até aquele velho hábito de não conhecer, sequer, a sua final form. O último destes combates preenche quase todos os requisitos do que é suposto ser um antagonista de Final Fantasy, e traz uns quantos novos só porque sim. E sim, a banda sonora no geral é fantástica, que mesmo tendo a fasquia bem elevada por já saber bem o que a casa gasta, não deixou de surpreender, dando principal ênfase nas músicas dos Trials por nos deixarem cheios de pica ao tentar destruí-los. Também já tivemos um cheirinho de como vão ser as raids de Pandaemonium e, bem, a coisa promete. Estou extremamente curioso como vai ser a raid que envolve os Twelve: entidades divinas que nos acompanham desde o início da aventura, logo mesmo no ecrã de criação de personagem, disponível no primeiro grande patch do jogo…


Assim, no geral e sem tentar entrar em spoilers (a vontade é muita, podem partilhar comigo o que acharam de Endwalker que eu tenho todo um conjunto de coisas a dizer), a experiência foi marcante! É certo que as filas de espera pra entrar no jogo ainda hoje são longas, embora não tão graves como as do lançamento, foram tomadas algumas medidas, como não permitir o acesso ao jogo via Free Trial, 3 semanas de acesso gratuito aos restantes e até mesmo fecharem as vendas da versão completa do jogo. Fora isso, em toda a minha experiência não tive um único problema técnico no jogo. Uma nódoa bem visível que irá desaparecer com o passar das semanas, mas que não deixou de marcar o lançamento.


Dá-se por concluída uma história que começou em 2010, mas abre-se caminho para uma nova aventura, novas surpresas que surgem como indiretas para que nós, enquanto jogadores, ficarmos a pensar o que irá trazer a primeira grande atualização de Endwalker (onde só sabemos alguns detalhes), ou a expansão que se segue. Embora sinta que é injusto, por ser um jogo com constantes atualizações, sobe facilmente para entre os meus 3 jogos favoritos da série. É impossível não recomendar o jogo, principalmente se forem fãs de Final Fantasy ou dos trabalhos da SquareEnix no geral, com um piscar de olhos a fãs de Kingdom Hearts até. Não tenham medo que “é um MMO”, podem-no jogar ao vosso ritmo, acaba por funcionar bem por se enquadrar mais como um RPG ou jogo de aventura offline, onde quem nos acompanha desde o início é um conjunto de personagens do jogo (que até as podemos levar para as mais recentes dungeons), com um componente multijogador e social.

Foi uma década bem passada, sempre a questionar-me do que podia vir a seguir no jogo e agora a curiosidade é ainda maior. Afinal de conta fomos agora à lua, podemos contemplar o mundo de FF XIV mas ainda há muito por descobrir sobre tudo o que rodeia Eorzea!

Nota: Artigo efetuado com base em código final do jogo para PC, adquirido pelo autor.



Latest in Sports