MXGP 2021


Suor, lama, quedas e muitas quedas, o desporto que exige muita força e coragem, destreza e habilidade, se já na vida real é o que é, MXGP 2021 também vai obrigar os jogadores a dar o seu melhor. E fica já o aviso para quem jogou os anteriores, se já não eram fáceis, aqui a dificuldade mantém-se.

Algo que acho que é relevante de afirmar antes de todos lerem a análise, MXGP 2021 não é para todos, já o seu antecessor exigia imenso dos jogadores e este não será exceção alguma. Mesmo jogado no modo mais fácil, não vão encontrar facilidades seja no controlo da mota como por parte da IA que apesar de facilitar, continua a ser um osso duro de roer.

Como tem acontecido com todos os jogos relacionados com desportos, a cada ano que passa, as novidades vão sendo menos e inventar algo fora da caixa também vai exigir imenso dos próprios desenvolvedores, coisa que aconteceu com a série WRC ou FIFA, o mesmo se passa com MXGP, sendo que estamos a falar de jogos licenciados e no caso de Motocross, este é definitivamente o único jogo que conta com as licenças caso queiram experienciar um jogo completo com os pilotos e pistas oficiais. Há o modo de Track Editor para edição de pistas e o Free Roam para pilotar motos de forma livre como indica o nome.


Para os veteranos, vão simplesmente encontrar um update, já aqueles que vão entrar pela primeira vez num videojogo MXGP iremos desde já mencionar os modos existentes como o Carreira, que foi ligeiramente melhorado, isto porque agora o jogador poderá escolher durante a jornada algumas alternativas no rumo da carreira, depois existe claro o Quick Play com Time Attack e um Grand Prix, nada de extraordinário, mas é satisfatório para quem gosta do género, até porque é um bom começo para treinar e depois sim selecionar o modo carreira ou senão, irá sofrer imenso com o primeiro choque.

Assim que iniciei a carreira foi um choque, vários choques contra o chão e paredes como um grande choque no que diz respeito à jogabilidade, tal como dito antes, não é pera doce, o jogador será confrontado com uma jogabilidade que pode ser descrita como realista, visto que no MX pilotamos uma moto na lama e em pistas com saltos e curvas contra curvas, o pneu a enterrar-se na lama ou simplesmente a escorregar são ocorrências comuns em MXGP 2021 e que pode causar uma enorme frustração a qualquer jogador, no entanto, existe um botão para efetuar o rewind tal como acontece em outros jogos de corridas, facilitando assim imenso a vida quando jogado offline, pois será usado vezes sem conta, especialmente num modo acima do mais fácil.

No que diz respeito a gráficos, os pilotos estão com bom aspeto as motos igual, as pistas são conforme as existentes na prova real e o mais engraçado de tudo são na verdade, as condições climatéricas que vão mudando à medida que jogamos, tanto pode estar meio nublado como de repente começa a chover e a lama saltar-nos para o ecrã sem grandes exageros sendo na mesma possível ter uma boa visão do que nos rodeia.


 
Jogado numa Series X, os carregamentos de jogo parecem longos para a quantidade de objetos que se encontram no ecrã, é uma pena quando comparado com tantos outros jogos como o Forza Horizon 5 por exemplo, que leve tanto tempo a ser carregado um jogo que não conta com um quarto daquilo que se encontra em outros jogos, para compensar esse tempo, o jogo não tem quebras de frame e a sua performance é excelente.


O realista nem sempre joga a favor e este é um desses casos, compreende-se que é impossível agradar a gregos e troianos e este é um dos jogos, para os puristas o jogo vai agradar imenso, para quem quer divertir-se mais que viver o realismo do jogo, não vai mesmo conseguir tirar bom proveito, daí recomendamos apenas a quem realmente ama o desporto e quer jogar o mais realista dos jogos de MX.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox Series X, gentilmente cedido pela TNPR.

Latest in Sports