Beyond a Steel Sky


Dos criadores do velho e famoso clássico Broken Sword, chega-nos agora uma nova aventura que nos leva para um ambiente num ambiente pós-apocalíptico. Beyond a Steel Sky promete uma aventura gráfica em 3D e é, na prática, uma sequela de Beneath a Steel Sky, lançado em 1994.  

A narrativa é simples e os objetivos estão traçados assim que iniciamos a aventura. O jogador controla Robert Foster, um individuo que vive numa vila pacata em que um dia é atacada por uma organização misteriosa onde é raptada uma criança. Para uma investigação mais profunda, Robert dirige-se a Union City, uma cidade no qual já guarda muitos segredos obscuros o qual o jogador terá a liberdade de explorar e efetuar a sua investigação.

O jogador terá uma espécie de tutorial nos primeiros minutos do jogo, onde caminha pelo deserto em direção a Union City, encontrando personagens chave para o progresso da narrativa. Aqui, o interessante é, o facto de o jogador interagir com as personagens e elas todas terem uma espécie de ligação, os interesses são diferentes, mas alguém há-de ter algo que outra personagem precisa, nós seremos sempre o homem do meio, há toda uma investigação e um correr de um lado para o outro para compreender as necessidades de cada personagem para que possamos ajudar e em troca, obter informação desejada.


Não existe propriamente ação, isto é uma aventura gráfica bem ao estilo dos velhos point and click, neste caso, em 3D, com o controlo de Robert caminhando de sítio para sítio e interagindo com aquilo que nos rodeia, o importante é observar e escutar bem aquilo que existe à volta do jogador, a atenção é um dos elementos chave neste jogo e alguém que não esteja com pachorra para se focar, certamente não terá o mesmo proveito que é exigido em Beyond a Steel Sky.

Os diálogos tanto parecem bons como um tanto robóticos, as expressões faciais igual, tanto uma personagem exprime felicidade como ao terminar o dialogo apresenta uma expressão de tristeza enorme que não faz qualquer sentido com aquilo que outrora tinha sido falado, o que mostra algo totalmente scriptado e que independentemente da resposta ser agradável ou não, a última frase há-de ser apresentada com desalento, já em outros casos, alguns dos diálogos apresentam-se interessantes, o jogador terá de realizar máximo de perguntas para obter o máximo de informação, caso repita, a personagem irá de imediato referir se Robert está sequer a escutar o que acabaram de dizer, o que na minha opinião acaba por ser um detalhe interessante.

O problema deste jogo é o facto de tudo ser sempre muito semelhante. Assim que se chega a uma secção do jogo, é pedir informações, ligar o puzzle, aceder aos registos e progredir, é claro que sentimos uma alegria sempre que desvendamos um puzzle, curiosamente no inicio existe um em que temos de efetuar algo que parece nem sequer ter lógica alguma, que no entanto, assim que seja ultrapassado, há uma certa felicidade e realização por completar a tarefa.


Se o jogador estiver com dificuldades, há uma forma de obter mais informação e dicas relevantes, isto para que não se ande perdido em busca de uma solução, que pode acontecer caso o jogador esteja um tanto desligado sem estar atento ao que é dito no diálogo, daí ser um jogo para os amantes do género e nem toda a gente pode ter o interesse neste género de videojogo.

A nível gráfico tudo depende dos modelos, existem personagens interessantes e detalhadas, outras ficam aquém e como referido antes, expressões faciais que passam de uma alegria para tristeza alterando apenas uma questão ou frase, algo que é muito notável e podia estar mais bem orientado, já na música também não é má mas não faz por se destacar, sendo apenas algo mais ambiente.


Eu diria que Beyond a Steel Sky é interessante mas não pode ser jogado durante horas seguidas pois pode acabar por aborrecer e o objetivo é acompanhar a narrativa e aos poucos terminar o jogo, é uma aventura gráfica por isso o jogador não pode esperar muita ação envolvida, sendo que se baseia mais na narrativa.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 4, gentilmente cedido pela Microids.

Latest in Sports