Len's Island (Early Access)


Alguns títulos primam por terem uma grande ideia mas acabam por entregar muito pouco ao jogador e outros o contrário. No caso de Len's Island, ambos os campos estão muito bem preenchidos, neste que é uma mistura de géneros que se repartem entre survival, dungeon crawler, crafting e decoração de interiores num ambiente paradisíaco à lá Robinson Crusoé. Importante referir que este projeto foi iniciado pela ideia de uma pessoa só, tendo depois expandido a equipa para três elementos. E realmente é impossível não mencionar o tanto que conseguiram atingir com uma equipa tão reduzida.

O jogador é colocado na pele de Len, embora seja possível escolher uma personagem de sexo feminino, num conjunto de ilhas com alguns recantos para se explorar. Não é dado qualquer tipo de pista nem qualquer tipo de indicação para onde ir. Tudo é novo, tudo é um pretexto para explorar. A sensação de aventura que continua mesmo passadas algumas horas após o momento em que se coloca o pé neste título é realmente agradável.  

O primeiro impacto que se tem com este título é a ilha e as suas paisagens muito bem conseguidas. É simplesmente bonito. Com um estilo gráfico bastante apetecível ao olho, com detalhe q.b. que, ao longo do tempo, nunca deixa de ser interessante.

Uma das principais mecânicas é a vertente de colecionar recursos, que ao contrário de outros títulos do género, o tempo de respawn não é assim tão grande. Existe de facto bastante recursos ao longo de toda a superfície da ilha e nas suas profundezas. Este arquipélago está dividido entre pequenas ilhas, algumas delas divididas por uma ponte que é necessário reconstruir, tendo como principal foco uma pequena vila, onde é possível trocar os recursos por moedas e as moedas por novos equipamentos, alimentos, sementes ou até mesmo jogar Blackjack com um pirata que aparentemente não tem uma perna de pau. Infelizmente e para já, todas as interações possíveis com os NP'S da vila são meramente comerciais, oferecendo poucas linhas de conversa.




Embora todo o processo de recolha de recursos seja bastante satisfatório e por vezes terapêutico, existe também a componente de combate que é necessária para ultrapassar os desafios presentes nas profundezas das minas. Outrora existiu uma cidade de mineiros que agora está completamente desprovida de contacto humano, devendo-se a uma estranha infestação de criaturas das trevas que andam a vaguear entre a escuridão. Esta Estória é desvendada aos poucos e por meio de pequenas notas deixadas pelas pessoas que habitavam as minas.

Não existe qualquer sentimento de heroísmo e exterminar toda a população de criaturas do subsolo, apenas a necessidade de colecionar recursos minerais, como por exemplo o carvão ou até mesmo pedras preciosas.




A satisfação que é possível retirar do combate faz com que as visitas às criaturas menos simpáticas valham a pena. Cada arma apresenta tempos de ataque diferentes e deixa em aberto a possibilidade de aplicar um ataque mais forte se se clicar no botão no momento certo, quebrando qualquer tipo de monotonia que poderá provir de extensas horas de exploração. Esta mecânica também é aplicada no processo de recolha de recursos.

Entre a exploração da ilha e as minas, o jogador poderá construir a sua própria casa e quinta. Existem elementos pré fabricados como por exemplo janelas, pequenas varandas, diferentes tipos de telhados, cadeiras, deixando tudo em aberto à imaginação do jogador. Ainda que seja um elemento funcional e interessante, passei muito pouco tempo na minha casa, fazendo desta apenas um ponto para dormir ou salvar o jogo. Não existe qualquer diferença entre a instância do dia que se traduza diretamente no decorrer do jogo. Poderia por exemplo existir mais inimigos durante a noite, mas a verdade é que estes apenas se encontram nas minas, não fazendo qualquer tipo de incursão para fora do seu ponto de acesso.   

Len's Island é um título que me agarrou desde o primeiro minuto. O ambiente cativante e a exploração trazem algo de bastante satisfatório para as mãos do jogador. É uma aventura curta, para já, com previsões de ser expandida num futuro próximo e quem sabe trazer algo mais a todos na ilha, (umas linhas de conversa com os NP'S caiam que nem uma luva).

O jogo encontra-se atualmente em Early Access no Steam.

Nota: Análise efetuada com base em código "Early Access" do jogo para PC via Steam, gentilmente cedido pela  Flow Studio.

Latest in Sports