R-Type Final 2


Há muitos anos, joguei o clássico R-Type e não é por acaso que o jogo ficou gravado na minha memória, assim como na de muitos outros jogadores. Desde então, muitos outros jogos R-Type foram sendo lançados, mas já faz algum tempo que não tínhamos um novo. Agora com uma campanha através da KickStarter, chega-nos R-Type Final 2. Estará à altura das expectativas?


Para os mais saudosistas, este jogo trará belas memórias. A famosa nave R-9A Arrow-Head está de volta juntamente com muitas outras que vão sendo desbloqueadas e, além disso, locais conhecidos, afinal de contas, isto é uma sequela.

Sente-se o espírito de R-Type, tanto a nível do design dos níveis como da dificuldade que, desafia os mais corajosos a ultrapassar os curtos níveis. O jogador terá vários níveis a explorar, para tal, terá de jogar em dificuldades diferentes, assim irá aproveitar ao máximo a experiência R-Type.

Existem detalhes bonitos em termos gráficos, sombras e luzes, isso é notável e está realmente muito bom, no entanto alguns dos níveis podiam estar mais preenchidos, no entanto num jogo destes, para quem está habituado, sabe que quanto menos coisas no ecrã, melhor. O jogo tem uma banda sonora espetacular que se adequa à sua adrenalina, umas boas colunas ou uns bons headphones, a qualidade sonora irá sobressair bastante.


 
A narrativa não é algo que seja interessante e isso passará ao lado do jogador pois pouco é referido e já é sabido que este jogo não tem intenção qualquer de se focar nisso mas sim na sua diversão, embora seja um jogo que requer paciência, habilidade e prazer de derrubar desafios, é um side scrolloing shooter é normal que assim seja.

A pergunta aqui é, após terminar uma ou duas vezes, o jogo continua a ter um valor de repetir? É uma pergunta complicada se não for dirigida a grandes fãs, embora tenhamos um bom leque de coisas para personalizar no próprio jogo, a verdade é que o jogo em si, não oferece muito, mas isso não significa que seja mau, a verdade é que trata-se de um jogo que neste género, todos os jogos tinham uma longevidade curta, já aqui foram criadas algumas opções para dar uma longevidade maior.


 
Podem personalizar as naves de várias formas, preencher a informação do próprio piloto desde frases, nome e idade, como também as cores do seu fato e os próprios capacetes, são coisas que não fazem qualquer diferença quando o jogador se encontra em ação mas é sempre melhor que nada.

Existe um modo de Stage e Score Attack que pode-se já dizer, servirá até para aprimorar as habilidades e claro, bater recordes. Podem também explorar os modos Data and Gallery onde podem encontrar info de todos os inimigos de R-Type e também das horas que têm dispensado em R-Type. Por fim, o modo Shop serve para comprar adereços para a vossa nave e claro, o R Manual para ensinar os jogadores a pilotar, que bem vão precisar caso sejam novos em R-Type.


Uma coisa é certa, isto é decididamente um jogo R-Type e os fãs vão sentir isso assim que iniciarem o jogo, seja a perder várias vezes, como a própria jogabilidade, pode não ser uma loucura de jogo mas, para fãs acérrimos, é uma experiência que vale a pena umas horas investidas numa espécie de remake de um clássico, neste caso um sequela que traz o bom do seu antecessor e aplica àquilo que se faz nos dias de hoje.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox, gentilmente cedido pela NIS America.

Latest in Sports