Boardgames: Sugestões para o Dia da Criança

Artigo escrito por Miguel Lourenço.


"Querida mãe, querido pai, então que tal?"

Como todos sabemos, vem aí o Dia da Criança, e que tal oferecermos um jogo (e jogarmos) com as crianças da nossa vida? E caso não tenhamos crianças, que tal oferecer um jogo a uma criança que conhecemos, ou mesmo para a nossa criança interior?

Aqui ficam as sugestões para os mais pequenos!


Dobble

A primeira sugestão serve mesmo para toda a família! Dobble é um jogo com várias formas de jogar, que se baseiam em identificação de padrões de imagens. Cada círculo de Dobble tem várias imagens, e cada círculo tem um elemento em comum com qualquer um dos outros. Por exemplo, o elemento pode ser um sol, uma lua, ou uns óculos que estarão no círculo seguinte.
Uma excelente sugestão, recomendado para crianças com 4 anos ou mais.


 

Mistakos

Ainda dentro da mesma faixa etária (4-6 anos), temos o jogo Mistakos, em que o objectivo é empilhar cadeiras sem que elas caiam. Quem ficar sem cadeiras à sua frente é o vencedor, mas atenção, que não é assim tão simples! Apenas uma das cadeiras pode tocar na mesa, o que faz com que Mistakos seja um jogo de destreza e coordenação muito apetecível e divertido para toda a família! Experimentem com os mais pequenos, eles vão adorar destruir a torre de cadeiras final!


My Little Scythe

Avançando um pouco nas idades, e recomendado a partir dos 6 anos pela comunidade (apesar de na caixa dizer 8+), My Little Scythe é a versão para a família do já conhecido Scythe, publicado pela Stonemaier Games.
Em My Little Scythe, os jogadores têm de coleccionar 4 troféus de 8 categorias possíveis, e podem ter acções que lhes permitem aumentar os níveis de amizade, completar tarefas, aprender feitiços, etc.
Ah, e o jogo também tem lutas de tartes! É uma boa recomendação para iniciar os mais pequenos a coisas como maiorias e movimento em tabuleiro.

 


Mice and Mystics

Finalmente, aquele que para mim consegue ser um já clássico de jogos de tabuleiro (já quase com 10 anos), mas que conseguirá captar certamente a atenção dos mais novos.
Mice and Mystics é um jogo cooperativo (bom para introduzir a criançada a que estamos todos a colaborar, ou ganhamos todos ou não ganha ninguém), em que os heróis são ratos numa espécie de um conto de fadas, e cujo objectivo é derrotar a vilã Vanestra e fazer com que o reino volte à normalidade! E queijo, muito queijo!
O jogo tem uma história muito bem contada, em vários capítulos, e em cada capítulo, existem secções específicas quando chegamos a uma determinada parte do mapa.
Para crianças (e adultos) a partir dos 7-8 anos, com a garantia de várias horas bem passadas em frente a um tabuleiro!

 



Para outras sugestões, recomendo o fórum "Gaming With Kids" do BoardGameGeek, com imensas outras sugestões que farão as delícias de pequenos e graúdos!
Divirtam-se, bons jogos, e até à próxima!




Latest in Sports