instax mini Link Special Edition


No que diz respeito a grandes surpresas da Nintendo Switch, a mais recente de todas foi provavelmente a nova impressora de fotografias da Fujifilm, uma edição especial da instax mini Link feita a pensar nesta consola da Nintendo.

O timing do anúncio não poderia ter sido melhor: a propósito do New Pokémon Snap, anunciar uma impressora de fotografias em parceria com a Nintendo é o mais próximo da antiga Game Boy Printer que temos nos dias de hoje! Mas de que se trata, então, esta instax mini Link?

A história das instax, uma gama de câmaras e películas de fotografias instantâneas da Fujifilm, já vem dos finais dos anos 90, mas estas tornaram-se realmente populares ao longo dos últimos anos, num mundo completamente dominado pela fotografia digital. De repente, o formato físico, com um certo estilo vintage, acabou por se tornar realmente apelativo. E se as câmaras instax apelaram ao público que aprecia disparar primeiro, ver o resultado depois, as impressoras vieram trazer o mesmo estilo de fotografias em formato físico a uma mera ligação aos smartphones.

Esta é uma impressora térmica que utiliza como material as mesmas películas de fotografia das câmaras instax mini. Na prática, isso significa que o processo é o mesmo e, por isso, não é igual a imprimir fotografias a uma loja de impressão, mas sim transformar uma captura do smartphone numa foto "à antiga". Seja uma selfie ou uma paisagem, poder-se passar para algo físico do tamanho de um cartão de crédito abre as portas a uma série de possibilidades. Mas teria alguém pensado antes em imprimir o screenshot de um jogo?



Eis, então, a nova instax mini Link Special Edition! Na realidade, esta edição especial apenas difere das restantes em termos de aspecto, com um modelo "Ash White" com um elemento azul e outro vermelho, inspirados na Nintendo Switch. Significa isto que, para os interessados, qualquer outro modelo instax mini Link também tem acesso às mesmas funcionalidades.

A grande novidade, aqui, está na aplicação instax for Nintendo Switch, já disponível para Android e iOS. Além de todas as funcionalidades da aplicação "standard" da instax, esta app conta com algumas novidades para os fãs da Nintendo, que vão além da possibilidade de a ligar diretamente à consola para imprimir um screenshot.

Esta é, na realidade, a mais simples de todas as funcionalidades. Na Nintendo Switch, basta escolher a imagem e fazer a partilha através de QR Code. Do lado da app, basta abrir a opção "Switch Direct Print", apontar para o QR Code e receber a imagem. Em seguida, é só escolher o melhor enquadramento e, com o premir de um botão, está a fotografia a sair. Depois, resta esperar entre um a 2 minutos, e eis a fotografia na mão!

A aplicação, porém, conta com mais funcionalidades, tanto para fotografar no momento como para imprimir algo que se tenha no smartphone. Entre elas, além de uma série de molduras estilizadas da própria instax, há agora uma série de molduras temáticas, dedicadas ao Super Mario, Animal Crossing e New Pokémon Snap. Com alguma criatividade, é possível combinar diversas funcionalidades para, depois imprimir algo mesmo único que represente o que bem se quiser. Outra coisa útil, especialmente quando se incluem molduras e efeitos especiais, é poder também guardar a versão digital na galeria do smartphone.

Eis alguns exemplos do que se pode fazer:



Quanto ao hardware em si, a impressora é bastante pequena e fácil de transportar. Também a nível de utilização, não poderia ser mais simples, foi basta ligar o aparelho e, do lado do smartphone, estabelecer a conexão via bluetooth na primeira utilização. Depois disso, basta simplesmente ligar e imprimir. Uma das grandes vantagens da impressora, em comparação com uma simples câmara instax mini, é a possibilidade de voltar a imprimir a mesma imagem quantas vezes se pretenda.


A instax mini Link Special Edition, assim como a aplicação instax mini Link for Nintendo Switch, já se encontram disponíveis desde o passado dia 30 de abril. A 30 de maio, porém, será lançado um bundle especial que, além da câmara, irá incluir um estojo em silicone com a forma do Pikachu. Quanto às películas, vendidas em separado, são as mesmas já utilizadas por toda a gama instax mini.

Para mais informações, eis a página oficial: instax.com/printyourhero/pt/


Nota: Análise efetuada com base em hardware gentilmente cedido pela Fujifilm.

instax mini Link Special Edition instax mini Link Special Edition Reviewed by Telmo Couto on 09:00 Rating: 5

Latest in Sports