Game Builder Garage - Aprender a programar com a Nintendo


A convite da Nintendo, tivemos recentemente o prazer de assistir à apresentação do mais recente produto “fora da caixa” que está prestes a chegar à Nintendo Switch: Game Builder Garage, um título da Nintendo exclusivo para a eShop que tem como objetivo ensinar os fundamentos da programação para criar videojogos!

A proposta da Nintendo é relativamente simples de resumir: uma série de aulas sobre como programar e criar videojogos, disfarçadas num videojogo com diversas personagens que, na realidade, são diversas funções de programação. Ao ligar e ajustar estas personagens, para que atinjam um determinado objetivo, os jogadores estarão na realidade a aprender as mecânicas e os conceitos fundamentais da programação, sem uma única linha de código pelo meio.



Cada capítulo deste jogo será, então, uma “aula” onde serão introduzidos novas Nodon, as referidas personagens que tanto podem representar ações, como botões dos comandos ou todo o tipo de objetos, cujas interações são definidas através de ligações entre elas. Todas as lições irão contar com diferentes temáticas, passando assim por vários géneros de jogos. O jogo pretende, assim, oferecer uma janela para a forma como as mentes da Nintendo planeiam e criam os videojogos.

Depois das lições, o verdadeiro conteúdo do jogo virá no modo de programação livre, onde se poderá criar o que bem se entender, sem qualquer restrição. Questionados sobre as limitações em torno do número de “caixas” Nodon e ligações entre elas, os representantes da Nintendo asseguraram que, embora existam, serão amplamente superiores às das aulas, dando assim uma grande margem de manobra para a criatividade de cada um.



Estas criações poderão, depois, ser partilhadas tanto a nível local como online. Cada utilizador terá o seu “ID” e, para cada um dos seus jogos publicados, um código para que outros possam experimentar. O jogo não irá contar com uma “rede social”, mas irá certamente incentivar a criar e partilhar, quer seja entre amigos ou colegas, ou publicamente na internet.

Desenvolvido a pensar em quem não tem sequer uma ideia de como se faz um videojogo, Game Builder Garage pretende começar com a versão básica dos conceitos e, aos poucos, ir puxando pela criatividade. Com um sistema totalmente mecânico, sem uma única linha de código, o limite será mesmo a imaginação. Irão criar um jogo de plataformas, ou um jogo de puzzles? Talvez um jogo de tiros no espaço, ou um relaxante jogo de pesca? O software permite que se usem até 8 inputs em simultâneo, por isso que tal criar uma experiência com vários jogadores?



Com uma recomendação de utilização a partir dos 7 anos de idade, esta poderá ser uma excelente ferramenta de aprendizagem tanto para os mais novos, como para os meramente curiosos sobre como as coisas funcionam em termos de programação. Infelizmente, este software não irá incluir o idioma Português, o que irá dificultar a aprendizagem a quem não compreender Inglês ou outra língua que venha incluída, como por exemplo o Espanhol.

Game Builder Garage chegará à Nintendo Switch no próximo dia 11 de junho em formato digital, com o preço de 29,99€.


Latest in Sports