Dos cubos aos pontos de vitória! Uma ode aos eurogames!

 

Artigo escrito por Bruno Maciel.


Antes de mergulhar no tema, começo já por explicar, para quem não sabe, o que é um eurogame.

Os eurogames ou de estilo alemão são jogos com características muito específicas. Por norma envolvem interação indireta, maior nível de concentração e capacidade de planeamento, uma vez que são jogos em que estratégia prevalece aos elementos aleatórios/sorte, mais comuns aos jogos de estilo americano. Outra característica predominante neste estilo de jogo é a prevalência das mecânicas em relação ao tema, sendo este, muitas vezes, apenas uma abstração que tenta dar sentido às mecânicas.

Dito isto, serve este artigo para agradecer a todos os precursores que, dentro da indústria, criaram ou desenvolveram este fenómeno. Para mim, o crescimento deste hobby só foi possível com o aparecimento dos eurogames. 

Os jogos que, até então, dependiam muito do fator sorte, dando a ilusão de escolha ao jogador, mas que na prática andavam ao sabor do vento, ou melhor, do resultado do dado passaram a ter decisões realmente importantes e com impacto significativo sobre o resultado final. Esta ideia de que o jogador tem escolhas impactantes e que não só podem influenciar o seu jogo, mas também o do adversário, mudou o paradigma da indústria. Ainda que numa fase inicial, o fator sorte continuara a ser determinante, vislumbrou-se um caminho que muitos designers foram desbravando, ao ponto de hoje termos no mercado jogos muito desafiantes e com o elemento sorte a ser praticamente nulo.



O Catan, criado em 1995 por Klaus Teuber é considerado, hoje, de forma unânime, como o jogo que revolucionou a indústria. Esse foi apenas o pontapé de saída, até porque se o Catan fosse publicado em 2021, seria um jogo banal, com muitos defeitos e que, provavelmente, nem iria aparecer nos nossos radares. Mas, uma vez mais, há que dar mérito aos precursores, a quem trilhou o caminho e o Catan será sempre o pai dos eurogames. Aquele pai que tem falhas de personalidade bem visíveis, longe de ser perfeito, como se de um ser humano se tratasse. Mas, todos os pais têm defeitos e são sempre os melhores pais do mundo e para todos os eurogames que vieram depois, Catan é o melhor pai do mundo!

É um pai que criou uma linhagem de jogos à sua imagem. Como qualquer pai dirá "os meus filhos são lindos e espetaculares", o Catan olhará para os seus "descendentes" como se estes fossem os expoentes máximos da pureza e de todas as virtudes, mas quem os vê de fora terá uma opinião diferente, mas concordará com o progenitor, apenas por simpatia.

Analisemos, então, os genes que o Catan deixou para as gerações que se seguiram:

NÃO À ELIMINAÇÃO DE JOGADORES! - É muito comum encontrarmos esta mecânica em jogos de estilo mais americano. Nos eurogames é uma raridade. A ideia de que os jogadores deverão fazer parte do jogo do início ao fim é uma ideia muito democrática e justa. Jogos de tabuleiro são sinónimo de entretenimento e ninguém quer ficar de fora. A questão da justiça é sempre discutível, mas o propósito é louvável.

SOCIALIZAR FAZ PARTE DO JOGO! - Muitos eurogames até são longos, mas tendem a ter um determinado número de rondas ou um mecanismo que despolete o final do jogo no momento idealizado. Esta noção de que a duração do jogo deverá ter uma variável curta, permite ao grupo a programação sistemática de game nights. Os jogadores sabem ao que vão e, dificilmente serão surpreendidos com a duração do jogo. No passado era recorrente um jogo poder durar entre 1 a 5 horas, havendo um total descontrolo sobre a duração do mesmo.

MECÂNICAS SOBRE ALEATORIEDADE! - O jogador agora pode definir estratégias, agir de forma tática e reagir contra elas, quando jogadas por outros jogadores. A aleatoriedade deixou de ser um fator crítico no jogo, dando mais controlo ao jogador que saberá que o sucesso ou insucesso das suas ações irá determinar o resultado final, ao invés de um evento onde a sorte ou o azar ditariam as leis.

BANALIDADE TEMÁTICA! - Os eurogames não são conhecidos por trazerem à mesa temas muito vibrantes. Tendem a centrar-se em simulações da vida real, sejam estas económicas, políticas, etc. Trazem, ainda assim, muitos temas sérios, didáticos e que, no processo, ensinam muito ao jogador que, enquanto pensa na sua estratégia, vai bebendo da sabedoria que o jogo tenta transmitir. Temas insossos são comuns nesta vertente dos jogos de tabuleiro. Poderão dar a ideia de alguma arrogância, de algum pretensiosismo... mas o eurogame é apenas "alguém" que pretende conhecer melhor a realidade.

CUBOS, A ELEGÂNCIA DE UM CUBO! - Os componentes revelam as origens humildes de Catan. Sem querer ser o que não é, o eurogame sabe quais são as suas raízes e vive bem com a sua simplicidade. É um modo de vida. Não viver acima das suas possibilidades. Dar valor ao trabalho, sem distrações que o desvie dos seus princípios. Cubos, cilindros, tiles, ilustrações "secas", com cores pálidas... são estas as roupas do eurogame e, sinceramente, não precisa de mais adereços. É confiante e privilegia o interior à beleza. Já dizia um autor desta praça: "Não há nada como a elegância de um cubo". 



CRÉDITOS A QUEM OS MERECE! - O pai Catan é de origens humildes, mas dá reconhecimento a quem faz por merecer. Os autores passaram a ser reconhecidos pelos seus trabalhos. Os tempos em que as editoras eram a cara dos títulos que publicavam já moram no passado. Os criadores de jogos são hoje reconhecidos e tão ou mais importantes que as editoras que os criaram. O pai Catan é um ativista, de palavras fortes e de ações revolucionárias. A meritocracia faz parte dos seus genes e hoje os criadores poderão também sentir-se estrelas, uma vez que o palco é também deles. 

TODOS OS PASSOS IMPORTAM! - A educação de um eurogame começa no berço. Não há passos mais importantes que outros. Não há desculpas por se ser mais novo, não há desculpas por se ser velho. Da mesma forma que uma ação no início do jogo tem tanto impacto que uma ação perto do final do mesmo. Ainda que tendamos a crer que as últimas ações é que vão definir o resultado do jogo, tudo importa e os erros que cometemos na infância... perdão, no início do jogo poderão virar-se contra nós mais tarde. Tudo isto é a vida... perdão, pontos de vitória. E é isto que define um vencedor, o somatório das decisões que tomamos durante a partida. Se é justo? Claro que é! Que vença o melhor! E que a derrota te permita melhorar e fortaleça o teu carácter! Sou eu que estou a dizer isto, mas poderia ser o pai Catan...


Não entendam esta ode aos eurogames como uma crítica aos jogos de estilo americano. Há espaço para todos e, sim, eu tendo para este tipo de jogos (acho que deu para perceber), mas todos enriquecem a história desta comunidade.

Ainda assim, não posso deixar de pensar no impacto que este tipo de jogos teve sobre mim, sobre a minha evolução pessoal, enquanto ser social, nas minhas rotinas diárias e semanais. Ter um pretexto para que amigos de sempre se continuem a encontrar frequentemente para jogar enquanto socializam não tem preço. Não tenho a certeza se as coisas seriam iguais sem este "pretexto". A vida acontece e há caminhos que se cruzam e outros que nos indicam outros destinos. Este hobby redesenhou "tabuletas" com direções que reencaminharam amigos que, hoje, poderiam ser apenas conhecidos do antigamente e por isso estou grato! O que seria se o pai Catan não tivesse colocado a sua semente? Nem eu sei, mas obrigado Catan, és o melhor pai do mundo!  


 

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