Kirby's Extra Epic Yarn


Se há consola da Nintendo que tem um catálogo bem preenchido de jogos Kirby é a 3DS, série que tem acompanhado a consola desde o seu aparecimento até mesmo quando a consola parece estar nos seus últimos anos de vida. Regressamos a um jogo de plataformas, desta vez uma adaptação de um jogo originalmente lançado para a Wii, onde é tudo fofinho: desde o Kirby em si aos cenários. Afinal é tudo feito de tecido!



Tudo começa quando Kirby ingere um misterioso tomate que o transporta para a Patch Land, um mundo onde tudo é feito de tecido, desde a terra em si que parece feita de calças aos monstros de fios de lã. Até o nosso herói cor-de-rosa fica transformado em lã, algo que Kirby talvez tenha estranhado durante uns 5 segundos. Ao chegar a este mundo Kirby depara-se com Prince Fluff, que rapidamente explica que o feiticeiro Yin-Yarn dividiu a sua terra em 7 pedaços e cabe agora aos nossos heróis fazer para que tudo volte à normalidade. Esta é uma aventura visualmente muito interessante, com um estilo artístico bem único onde dá para perceber a diferença entre os vários tecidos, mas infelizmente o efeito 3D da consola não existe de todo.

Sendo feito de lã, Kirby ganha todo um novo conjunto de habilidades únicas que o fazem interagir com o mundo de várias maneiras. Usando o seu chicote de lã ele consegue transformar os inimigos em novelos, agarrar-se a botões ou outros elementos do cenário, muitas vezes puxando o tecido para revelar caminhos secretos, ou puxar (o que aparentam ser) pequenas montanhas para próximo de si. Há todo um conjunto de coisas incríveis que acontecem no cenário, mas Kirby em si também irá lidar com todo um conjunto de transformações que mudam o seu aspeto. Afinal ele agora é feito de lã, consegue-se transformar num carro onde os seus pés são as rodas, tornar-se num tanque de guerra gigantesco em que dispara balas de lã, assumir a forma de um foguetão ou até mesmo num OVNI. É interessante ver a dinâmica destas transformações, seja simplesmente porque começamos a correr ou porque temos momentos de jogabilidade diferentes, criando momentos únicos de jogo.


Estas transformações acabam por substituir a tradicional habilidade que Kirby tem em absorver os poderes dos inimigos, tornando Extra Epic Yarn num jogo bastante único tanto no seu lançamento original como agora na 3DS. Uma das novidades desta versão são as Ravel Abilities, que nada mais são que poderes tradicionais como empunhar uma espada, rodopiar como um tornado, atirar pins ou lançar bombas, aproximando este jogo um pouco ao que conhecemos da série. Outra das novidades 2 novos minijogos como Slash and Bead voamos com Meta Knight e usamos a sua espada para derrotar inimigos, enquanto apanhamos contas mágicas, e Dedede Gogogo onde o nosso conhecido rei corre sem parar pelo cenário e temos de nos desviar de todo um conjunto de perigos. Há conteúdos novos para explorar, todo um conjunto de novos itens para colecionar e decorar a nossa casa, mas desaparece o modo para 2 jogadores: esta é uma aventura a solo.

No geral este é um jogo fácil, até mesmo demasiado fácil pois ao tocar nos inimigos estes não nos dão qualquer dano, só quando somos atingidos por alguma espécie de arma ou perigos semelhantes. O desafio do jogo acaba por apanhar todas as contas mágicas e tentar ter a melhor pontuação possível, algo que se torna mais difícil nos níveis avançados mas que não se resolva jogando novamente os níveis em questão. Mesmo com o modo Devilish, uma das novidades que torna o jogo mais desafiante, a dificuldade é muito básica e dei por mim a não usar esta dificuldade acrescida só para não estar a ouvir sempre a mesma música "evil" sempre que aparecia o diabo que nos perseguia durante o modo. Foram vários os pontos em que fiquei aborrecido por ser tão fácil, o que é pena pois as mecânicas do jogo são mesmo muito interessantes.


Os fãs de Kirby (e não só) têm aqui um novo motivo para pegar de novo na 3DS, 8 anos depois do seu lançamento. Aqueles que gostaram do jogo na Wii têm novas coisas para descobrir e aqueles que não o fizeram na altura têm aqui uma segunda oportunidade. Um jogo relaxante, com algum sentido de humor e que nos leva juntamente com Kirby a um universo bem diferente do habitual.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo 3DS, gentilmente cedido pela Nintendo.

Latest in Sports