Puyo Puyo Champions



Puyo Puyo Champions é o jogo definitivo desta série até à data. Para quem não conhece, é basicamente o "Tetris" da SEGA, um jogo que chegou mesmo ao nível de esports com múltiplos torneios, o que é de aplaudir. Apesar de colorido, Puyo Puyo Champions é como o nome indica, para campeões a sério, com um nível de exigência bem elevado e dirigido a um público que quer exibir as suas habilidades.

Na jogabilidade desta série é necessário juntar no mínimo 4 criaturas da mesma cor, criaturas essas de nome Puyo. A ideia é evitar de preencher o ecrã de puyo’s ou o jogador perde. Ao limpar o nosso ecrã, estamos a enviar puyo’s de pedra inúteis, que são apenas lixo para estragar o jogo ao nosso adversário até que ele não consiga combinar os coloridos e fofos puyo’s e, assim, preencher o ecrã por completo perdendo a jogada.


Neste Puyo Puyo Champions um modo muito especial é o Tournament, onde até 8 jogadores podem participar em "batalhas" e conquistar o torneio, perfeito para ser jogado localmente. O modo Auto-Save replay incluído neste título ajuda imenso ao jogador para ver e rever os erros efetuados ao longo das partidas, para assim poder aperfeiçoar as suas habilidades ou simplesmente assistir aos momentos escaldantes ao jogar contra os seus adversários. Até porque o modo treino está ausente, logo, a forma de perceber melhor como melhorar as habilidades é assistindo às jogadas para mais tarde corrigir.

A ausência de um modo story é uma pena, com tanta personagem podiam ter realizado algo de engraçado, por isso, o single player é realmente algo desinteressante sendo que não existe nada para ser desbloqueado. Assim, o modo online é o que se destaca, até porque não tive qualquer falha ou lag ao jogar. É possível assistir às batalhas online para conhecer bem o ritmo de jogo existente, pois se os jogadores procuram saber mais e melhor, é uma boa forma de aprender com os outros. Ainda neste modo, o jogador pode definir as rule sets que desejar para umas partidas à sua maneira.

É claro que tudo isto parece simples tal como em Tetris mas, para conseguir derrotar o adversário é necessário combinações e correntes de puyo’s para sair vitorioso e isso, é uma tarefa bastante árdua.
O título Puyo Puyo Champions inclui o clássico Puyo Puyo 2 e um dos favoritos do público Puyo Puyo Fever. As personagens caricatas da série marcam o seu regresso, a arte nipónica não deixa de ser “Kawai” e desta vez encontra-se disponível a opção de jogar com as vozes originais japonesas. É possível alterar a aparência dos Puyo’s como do fundo dos cenários e a música continua a dar vida ao jogo como a série é reconhecida.




O jogo encontra-se por um valor de 9.99 EUR e está disponível para todas as plataformas no mercado. Um jogo que exige ao jogador estratégia e paciência com habilidades para efetuar os combo Fever e derrotar o quanto antes os seus adversários, um grande jogo de puzzles.


Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para Xbox One, gentilmente cedido pela SEGA.

Latest in Sports