Guilty Gear 20th Anniversary Pack


Guilty Gear (1998) + Guilty Gear Accent Core Plus R (2013) na Nintendo Switch.

Quem está atento ao Meus Jogos sabe o quão fã sou deste género de jogo. Joguei uma carrada deles em toda a minha vida e, como não podia falhar, já no passado, na velha PlayStation, tinha jogado Guilty Gear, que embora a consola fosse mais famosa por séries como Tekken ou Street Fighter, este foi um título que me marcou por várias razões.

Estas razões mantém a chama acesa na Nintendo Switch, até porque desta vez, os combates podem ser levados para qualquer lado, estão prontos para viajar entre Heaven or Hell uma vez mais?


O ano era 1998, enquanto uns jogavam Tekken (tal como eu evidentemente), outros passaram a conhecer Guilty Gear e um dos personagens mais badass de sempre, Sol Badguy. Para os mais novos ou simplesmente estreantes, Guilty Gear é um fighting game da famosa Arc System Works que nos trouxe um excelente Dragon Ball FighterZ. Com uma arte bem japonesa que parece que foi retirado diretamente dum anime, traz personagens com espadas flamejantes, personagens com poderes do outro mundo e meninas esbeltas com um olhar fofinho mas que no fundo, não hesitam em atacar com toda a brutalidade necessária.

O jogo é um 2D fighter que implica saber algumas mecânicas de combate mais complexas que um próprio Street Fighter, o que é de louvar. A banda sonora é um hard rock extraordinário até nos dias de hoje que faz qualquer jogador vibrar. Algo que poderá deixar o jogador reticente é o grafismo mas, tal como dito anteriormente, a jogabilidade compensa em larga escala, logo, é um jogo que após 20 anos, é perfeitamente jogável e de que maneira.

O único senão é a isenção de um modo online que poderia dar outra longevidade a este primeiro título da série Guilty Gear na Nintendo Switch. Assim sendo, os jogadores contam neste jogo com os modos simples, Normal (história/árcade), versus para jogar via local, opções e treino. Um bom título para ter na híbrida da Nintendo para matar saudades e enfrentar amigos nas batalhas épicas e frenéticas que o jogo oferece.


Passemos a frente uns anos e temos também na Switch Guilty Gear XX Accent Core Plus R. Aqui várias coisas mudaram e, apenas tenho um defeito a apontar, velocidade. O primeiro título conta com uma velocidade maior, isso é notável. Mas Guilty Gear XX compensar em tudo o resto de longe.

As mecânicas neste título mais recente estão ainda melhor, o grafismo foi igualmente melhorado sem que se note pixéis como acontece no original. Foi aumentado o leque de personagens e os modos. A banda sonora mantém o ritmo hard rock, logo, é um prazer de ouvir enquanto se batalha os adversários, até porque esta versão inclui de forma exclusiva temas inéditos.

No que diz respeito aos modos, este está recheado. Temos o modo Arcade como qualquer outro jogo e em separado está o modo história. Neste modo histórias as personagens ganharam vozes, coisa que Guilty Gear não apresenta. O versus mode está obviamente presente mas, para além disso, há o modo Team Vs 2P que consiste em jogar em equipa. Network que como indica, online. Aqui, os jogadores têm a possibilidade de participar em partidas a contar para o Ranking ou apenas casuais.

Para os veteranos, o modo Survival é um indispensável que está presente tal como o Training para aperfeiçoar as habilidades. O modo Mission requer que o jogador derrote o inimigo por objetivos que vão obrigar o jogador a usar estratégias de combate. Um dos modos mais interessantes é o M.O.M que permite ao jogador equipar itens para o tornar mais forte e subir de nível. Por fim, as opções e galeria. Neste último, o jogador pode ver os créditos, ilustrações especiais, vídeos e muito mais.


Guilty Gear chegou à Nintendo Switch e os fãs de fighting games não devem deixar de passar ambos os títulos ao lado e disponíveis tanto em conjunto como em separado. Agora com a possibilidade de jogar em qualquer lado, é mesmo só escolher entre Heaven or Hell e… Let’s Rock!

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final dos jogos Guilty Gear e Guilty Gear Accent Core Plus R para a Nintendo Switch, gentilmente cedidos pela PQube.

Latest in Sports