Istanbul: Digital Edition


Artigo por Cristina Fidalgo / Parceria DICE Cultural

Istanbul transporta-nos para a época de Sultões e Mesquitas onde nós, como Comerciantes e através do comércio de tecidos e joias nos mercados das ruas de Istanbul, tentamos estrategicamente comprar e colecionar valiosos rubis.

Este é o mote e também o objetivo deste jogo que para além da versão de tabuleiro, existe agora também para a Nintendo Switch na versão "Digital Edition".


Na sua versão de jogo de tabuleiro, o jogo desenrola-se bastante rápido assim que todos os jogadores percebem as regras e assim delineiam a sua estratégia para alcançar o maior número de rubis. O tabuleiro é dinâmico com 16 localizações possíveis de serem escolhidas pelos jogadores, ou seja, existem várias combinações possíveis que podem estar presentes nas 16 localizações do tabuleiro, que vai impactar a estratégia e modo de jogo de cada jogador. Ao longo dos turnos, os encontros com outros jogadores fazem desencadear sub-ações que podem ser benéficas ou não, mas nunca sem esquecer que existem também o Governador e o Contrabandista que são peões não controláveis pelos jogadores em jogo, que poderão ser aliados e que ajudamos jogadores a mais rapidamente chegarem aos tão pretendidos rubis.

O jogo de tabuleiro e a versão Nintendo Switch são visualmente iguais. Os jogadores que já conhecem o jogo de tabuleiro vão certamente sentir-se familiarizados com o aspecto visual do jogo que é bastante apelativo e terão ainda a adição de uma agradável musica ao logo do jogo.

O jogo traz também uma versão tutorial para que nas primeiras vezes, ou quando estejam a ser iniciados novos jogadores, este possa ser mais facilmente compreendido, o que o faz dele um jogo bastante acessível para quem está a ser iniciado no Istanbul.

Na versão para a Nintendo Switch, o jogo é composto por uma versão online e offline, o que faz dele um jogo mais dinâmico e adiciona muita longevidade, permitindo que os jogares tenham a experiência de jogo com outros jogadores mesmo não estando fisicamente no mesmo espaço, embora as regras sejam as mesmas do jogo de tabuleiro pelo que não introduz nenhuma regra de jogo nova. No entanto, a forma de jogo altera-se quando o jogador está a jogar sozinho com a consola pois são introduzidas algumas novidades interessantes que explicamos de seguida.


Uma das novidades reflete-se na versão offline onde a complexidade aumenta tendo em conta que o jogador estará a competir com adversários que serão representados por Inteligência Artificial (IA) e terá modos de dificuldade possíveis de serem escolhidos. Esta complexidade esta diretamente relacionada com a dificuldade e o desafio que se refletem através do nível da AI que se escolhe.

Como referido anteriormente no jogo de tabuleiro, também na Nintendo Switch existe um modo de jogo tutorial e um Tabuleiro de jogo dinâmico também com 16 localizações, onde o jogador pode escolher que casas estarão disponíveis para serem jogadas. Este modo é muito explicativo e simples de compreender para qualquer tipo de jogador. Tem ainda a opção de City tour que funciona exatamente como uma tour pelo jogo e é bastante interessante e exemplificativo das opções de jogo e vem com dicas de estratégia.

Para além do tutorial existe ainda a opção de ler as regras que vêm escritas em formato de livro e estão organizadas por categorias, para quem preferir este modo. Outra novidade na versão Nintendo Switch é o facto de ter a opção de deixar feedback sobre o jogo e de dar opinião de melhoramento de modos de jogo para a equipa de desenvolvimento. Uma forma de interagir com a equipa de criadores e de fazer parte como se de um projeto, o Istanbul se tratasse.

Continuando na onda das novidades, existe algo que os jogadores ficarão agradavelmente surpreendidos e certamente ‘agarrados’ ao jogo na expectativa de conseguir mais e mais: à medida que os jogadores estiverem a jogar, vão desbloqueando os objetivos que o jogo tem predefinidos e informa em modo pop-up no decorrer do jogo, e a data do objetivo atingido é também registada. (Ex: ganhar o primeiro Ruby, ganhar o primeiro jogo ou até ganhar os primeiros 10, 100 ou 500 jogos sendo um jogador motivado, fanático ou viciado.) Uma forma dinâmica e interativa de, em modo offline, o jogador ir sabendo que está a atingir determinados objetivos à medida que vai avançando no jogo.


Sobre os modos de jogo, a dois jogadores, existe a opção de escolher as 16 localizações que formam o tabuleiro de jogo, que nesta opção, são colocados conforme a escolha de o jogador querer fazer um jogo mais longo ou mais curto, utilizando short or long paths, ordenados ou em modo aleatório, configurando as posições de cada localização que melhor funcionam, mais próximos ou mais distantes, tornando o jogo mais simples de jogar ou mais complexo e demorado, conforme o perfil dos jogadores, iniciantes ou experientes.

Já no modo 2 ou mais jogadores, as táticas das diferentes AIs em Easy Mode são bastante básicas pois a estratégia é simples e fazem apenas escolhas sequenciais e em ‘loop’, não estando preocupados nem tomam em conta as jogadas de outros jogadores. Em Medium Mode, as táticas das AIs já comportam alguma estratégia delineada em cima da estratégia do jogador e opta por um caminho pensado e otimizado. Em Hard Mode, bloqueia a estratégia como se estivesse duas jogadas à frente de qualquer outro jogador. Quando escolhidos todos os oponentes em Hard Mode, o jogo torna-se efetivamente difícil de jogar e de ganhar.

Na versão online, os jogadores podem juntar-se a uma game room já criada com outros jogadores online ou criarem a própria sala identificando a sua cor de jogador e o tipo de jogo, com todas as características do jogo offline, e ainda criar uma private game room com password para partilhar apenas com jogadores específicos. Existe ainda a possibilidade de tornar os jogadores de uma dada game room inativos naquele momento em AIs para evitar tempos de espera por jogadores online para poder disfrutar de uma sessão de jogo. Existe ainda um Chat mode dentro e fora das game rooms para comunicar com outros jogadores.

Para que disfrutem do modo offline de jogo, os jogadores apenas têm de se registar na plataforma e a partir daí, terão todas as opções de jogo disponíveis. Podem ser criados dois tipos de jogos: synchronous onde os jogadores estão ativamente em jogo como se estivessem no mesmo espaço; e assynchronous onde o jogo é similar a um jogo de xadrez que vemos em filmes, a serem jogados ‘por carta’, em que enviamos uma jogada e ficamos a espera da jogada adversária que poderá acontecer na próxima comunicação e vamos mantendo o jogo ativo ao longo do tempo. Este aspeto traz assim, muita longevidade ao jogo online.


Como curiosidades de jogo salienta-se a música que nos remete para as arábias e é altamente relaxante, a opção para pessoas com daltonismo, no entanto não tem opção de jogo em Português. Caso o jogador esteja algo perdido e não saiba qual será a sua próxima ação, o jogo sugere dicas e possíveis movimentos e ações vêm com opção de ‘undo’ (um must-have para quando a estratégia possa não ser clara).

O Istanbul não é um jogo com uma componente de sorte muito forte, apenas estando presente na aleatoriedade dos dados, que embora não sejam muito utilizados em jogo, adicionam alguma imprevisibilidade ao jogo em alguns momentos, e nos mercados o que, para os jogadores mais estratégicos, é uma mais valia sendo que conseguem controlar mais facilmente o seu jogo e o dos seus adversários, mantendo-se assim em vantagem.

O jogo torna-se altamente durável assim que se conjuga a aleatoriedade do setup do tabuleiro e a aleatoriedade das AI com diferentes modos de complexidade. Isso potencia o desafio mesmo que sejasum jogador muito experiente pois o caminho que normalmente já esta otimizado não é claro e simples, e as outras AIs vão claramente dificultar-te a estratégia. A cada tipo de tabuleiro, há uma nova estratégia para identificar e a cada grupo de jogadores, uma nova interação existe para descobrir porque as AIs têm estratégias diferentes, como se de personalidades se tratassem.


Istanbul, em formato físico, foi criado em 2014 e foi lançado em Portugal pela Devir Iberia. Chega em 2019 a sua versão digital pelas mãos da Nintendo Switch, desenvolvido pela Acram Digital. Entra nesta aventura pelas ruas e locais emblemáticos de Istanbul e disfruta de umas horas de estratégia e divertimento entre amigos!

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Acram Digital.

Latest in Sports