Fashion Police Squad

Mais do que estar na moda, é importante ter bom gosto, saber o que vestir e como vestir. É exatamente esse o papel da polícia da moda, neste divertido Fashion Police Squad!

Quem nos segue com atenção à cena indie já estará provavelmente familiarizado com este Fashion Police Squad, que agora chega a todas as consolas. Desenvolvido pela Mopeful Games, este é um FPS onde, em vez de balas, se dispara estilo e glamour para combater os crimes da moda, com muitas piadas, referências e trocadilhos pelo meio.

O jogo começa de forma bastante simples, numa zona empresarial após a hora de expediente nos escritórios: o drama, todas as pessoas de fato cinzento! Compete ao polícia disparar cores contra eles, enquanto se desvia das papeladas com que vão atacando, dando-lhes assim fatos com muito mais classe, e fazendo-os felizes. É muito simples em termos de jogabilidade, mas a complexidade vai aumentando gradualmente conforme se vai avançando. À medida que vão aparecendo novos inimigos, vão surgindo novos tipos de pessoas mal vestidas, e cada outfit deve ser atacado de forma diferente, o que irá levar também à aquisição e uso de novas armas.

Por exemplo, uma arma em forma de máquina de costura permite tornar uma roupa demasiado larga numa fatiota elegante, já um "azeiteiro" com as calças a cair pelas pernas abaixo resolve-se ao bater-lhe com um cinto. A coisa pode complicar porque, de uma só vez, podem surgir empresários cinzentos, azeiteiros e turistas de meias e chinelos, obrigando a ir-se trocando entre as armas e escapar aos diversos ataques. Felizmente os controlos são simples e responsivos, o que ajuda bastante na experiência.

No entanto, nem é tudo é perfeito e há certas mecânicas que acabam por não fazer muito sentido. O maior exemplo está no uso do cinto como uma espécie de gancho, que permite agarrar a postes horizontais para assim chegar a certos locais. Sem qualquer contexto, isto é usado como um sistema de mobilidade entre zonas em alguns níveis, exigindo uma coordenação de tempo e deslocação para não se cair por um precipício sem fundo. Em contrapartida, a cada novo nível consegue surpreender pela sua temática e criatividade.

Não fosse este um jogo "fashion", de cada vez que se conclui um nível, todos os ex-inimigos vão desfilar a uma passerelle, enquanto o jogo apresenta a pontuação e outras estatísticas. Pelo meio dos níveis há vários segredos e colecionáveis, incentivando à rejogabilidade, bem como 4 níveis de dificuldade. Para além da história principal, com uma duração aproximada de 4 a 5 horas, vão também sendo desbloqueados pelo meio alguns desafios opcionais. Uma boa duração para algo que vive, principalmente, da sua piada.

Visualmente, o jogo mistura exploração em cenários 3D com personagens 2D e todas as texturas em pixel-art, o que lhe confere um ambiente algo retro mas que se liga muito bem a todo o estilo cartoon. Aliado a todos os trocadilhos (por exemplo, o primeiro boss chama-se Hugo Bauss) e referências, o jogo vai para além da moda, passando por referências a clássicos do cinema e dos videojogos, o que traz sempre um sorriso enquanto se está a jogar.

Fashion Police Squad é a prova que uma boa dose de humor é meio caminho andado, num FPS que consegue surpreender a cada nível, deixando todos com um sorriso na cara, incluindo os inimigos!

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Evolve PR.

Latest in Sports