Primeiras Impressões - Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon


Pouco tempo depois do lançamento de Bayonetta 3, a Platinum Games surpreendeu tudo e todos com o anúncio de Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon, um novo jogo do qual havia apenas um pequeno "teaser" secreto. 

Logo desde o primeiro momento em que se liga este Bayonetta Origins, o jogo apresenta-se como um conto infantil, no qual toda a história se vai revelando de página a página. Um conto de bruxas, magos e fadas, que nos leva à "origin story" de Bayonetta, ou pelo menos uma versão dela, já que quem conta um conto acrescenta sempre um ponto. Todos os visuais são ao estilo de um comic book, cujos cenários se vão desenhando à medida que avançamos como se fossem aguarelas, o que por si só já é bastante diferente daquilo a que os fãs de Bayonetta estão habituados.


Aqui, a protagonista ainda não adquiriu o nome com que se popularizou, sendo apenas conhecida como Cereza. Uma noite, enquanto dorme, tem um sonho que a incentiva a ir explorar a floresta proibida de Avalon e, mesmo contra a vontade da sua tutora, Cereza decide aventurar-se. Felizmente, vai acompanhada pelo Cheshire, um demónio que teve o azar de ser invocado por ela e ficou aprisionado num peluche. Tudo isto, numa jornada que vai sendo narrada por uma voz-off, intercalada por observações da protagonista.

Esta é uma aventura principalmente baseada em puzzles e exploração, mas também recheada de ação, com um sistema de combate onde se controla tanto a jovem aprendiz como o seu demónio, cada um com o seu analógico. Todos os controlos do joy-con esquerdo são associados à Cereza, assim como os do lado direito ficam atribuídos ao peluche, o que requer alguma habituação nas batalhas mas também abre porta a puzzles muito interessantes ao longo da exploração. Ainda nos primeiros capítulos do jogo, é fácil perceber que esta é uma floresta densa e com muitos caminhos inacessíveis até que o par obtenha as habilidades necessárias. Um bom exemplo disso está na obtenção do primeiro poder especial de Erva, com o qual Cheshire fica verde e consegue interagir com as plantas para abrir novos caminhos.


Um ponto interessante está no facto deste jogo claramente inspirado em contos infantis ser, ainda assim, classificado para maiores de 12 anos. Uma faixa etária bem abaixo do habitual da série, mas que continua a não ser "kid-friendly", pelo menos segundo a PEGI. Resta saber se isso se deve apenas à sua temática, já que em termos de história e ambiente, o jogo parece apenas ser um conto sombrio, mas ainda assim infantil, acompanhado por um estilo visual que irá impressionar jogadores de qualquer idade.

Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon tem o lançamento previsto para o próximo dia 17 de março, em exclusivo para a Nintendo Switch.

Latest in Sports