Kirby's Return to Dream Land Deluxe


Se há algo que nas consolas Nintendo temos com uma certa abundância, são os jogos de Kirby. A mascote fofa, inocente e cor-de-rosa da autoria de Masahiro Sakurai, também conhecido pelos combates explosivos e quase caóticos de Super Smash Bros., vê-se (quase) sempre envolvida em diversas aventuras onde o perigo espreita e a comida é abundante! Desta vez regressa com Kirby’s Return to Dream Land Deluxe, uma remasterização de Kirby’s Adventure Wii onde até 4 jogadores podem jogar em simultâneo!


Começamos a aventura tal como já estamos habituados: há um acontecimento e Kirby, em poucos minutos e sem pensar muito no assunto, corre de imediato para o tentar solucionar. Desta vez o misterioso Magolor vindo de uma parte distante do universo despenha-se no Planeta Pop, com as diversas partes da sua nave a espalharem-se pelo planeta. Temos aqui a desculpa perfeita e Kirby, juntamente com Meta Knight, Rei Dedede e Waddle Dee bandana parte para tentar recuperar as peças todas. Todas elas acabam nas mãos de diferentes inimigos e, como não podia faltar, a árvore Whispy Woods é logo a primeira que enfrentamos.

De resto... é o jogo de plataformas de Kirby tradicional tal e qual como o conhecemos, com as suas mecânicas de absorção de poderes dos inimigos para poder enfrentar os mais diversos desafios. Por vezes estes poderes são úteis para abrir caminhos ou encontrar segredos, alguns deles bem escondidos, onde encontramos itens preciosos para colecionar como as imensas Energy Spheres. Estes níveis são simples e bastante diretos, mas por vezes escapava-me um ou outro segredo pelo caminho e aqui a minha obsessão em concluir os níveis a 100% levou-me a revisitar estes níveis. Um dos pontos altos do jogo é poder partilhar esta aventura com mais 3 jogadores em simultâneo, que podem entrar a qualquer momento sem ser necessário interromper o jogo. O primeiro jogador é sempre Kirby, mas os restantes podem escolher entre outras personagens ou até mesmo um Kirby de cor diferente. A aventura em si joga-se bastante bem sozinha, mas a diversão surge quando jogamos com amigos, algo que podemos fazer apenas localmente e na mesma consola, sem opções de várias consolas ao mesmo tempo ou partidas online, infelizmente.


É um jogo bastante fácil, que pode ser ainda mais fácil ao aceitar as ajudas de vida extra ou sermos resgatados de precipícios por Magolor. Tudo isto torna o jogo extremamente acessível para os jogadores mais novos, que se queiram aventurar com os seus amigos num jogo de plataformas. Esta nova versão conta com a localização em português do Brasil, um bom incentivo extra para os que procuram jogos traduzidos, precisamente a pensar nos mais novos! Para os mais experientes, não encontrarão aqui qualquer desafio, mas no meu caso diverti-me bastante à mesma, a jogar Kirby pela milésima vez, até porque nunca tinha jogado o original na Wii o tempo suficiente.

Kirby também nunca foi propriamente conhecido como uma série visualmente fantástica, fora quando tentam explorar estilos artísticos únicos. Ainda assim as cores vibrantes e cenários cheios de elementos deste jogo na Wii ganharam ainda mais vida na Nintendo Switch, não só pelo salto na definição como o estilo cel-shaded nas personagens. Exceto em situações muito específicas o jogo mantém-se fluído mesmo quando temos 4 personagens em jogo e há todo um caos a acontecer pelo meio. 


Para além do modo aventura, contamos também com um leque de atividades que podemos jogar sozinhos ou com os mais jogadores no parque de diversões Magolândia, com minijogos que encontramos na versão original juntando-se a eles todo um leque de novos, muitos deles familiares para os fãs da série, e ainda um conjunto de desafios relacionados com os poderes de absorção de Kirby. Este também é o local onde vamos colecionando carimbos e até máscaras que Kirby pode usar até mesmo no jogo principal! Há ainda o desafio de fazer a melhor pontuação possível em cada um dos minijogos, enfrentando recordes de outros jogadores através da internet. Além deste grande parque de diversões temos outra grande novidade, um novo capítulo onde jogamos com Magolor, com uma jogabilidade diferente das restantes personagens do jogo, mas, ainda assim, mantendo a essência da série.


Concluíndo, sendo uma remasterização não há muitas surpresas a encontrar neste jogo, embora venha acompanhado com várias novidades que o prolongam, nem que seja para apanhar as máscaras todas! Kirby’s Return to Dreamland Deluxe surge como um ótimo jogo a considerar para jogar com os mais novos, uma aventura mais longa do que parece inicialmente, numa viagem tranquila que pode, para muitos, ser tranquila demais


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Nintendo.

Latest in Sports