Toaplan Arcade Shoot 'Em Up Collection Vol.1


Quem não gosta de longe a longe de jogar uns belos clássicos árcade sem ter de gastar moedas e com quick saves ou saves manuais? Pois bem, o Toaplan Arcade Shoot’Em Up Collection Vol.1 traz 4 maravilhas do passado com várias opções de jogo adaptadas aos dias de hoje para tudo e todos.

Como o nome indica, estamos a falar de clássicos Shoot’em ups, jogos de um género específico, por isso não contem com plataformas ou outro género de clássicos. Esta colecção traz 4 jogos, o Truxton, Zero Wing, Out Zone e Twin Cobra. Confesso que não me recordo do Truxton mas o Zero Wing é o famoso jogo que conta com a célebre frase errática: “Cats: All Your Base Are Belong To Us”. Quanto ao Out Zone e Twin Cobra, já os tinha jogado e sempre gostei destes dois.

Estamos perante clássicos que contam com uma dificuldade acima da média, ou não seriam aquele tipo de jogos arcade que exige perícia máxima por parte do jogador, por isso vão gastar muitas moedas, quero dizer, créditos gratuitos claros e ainda bem que assim o é. É uma coleção para matar saudades ou jogar pela primeira vez 4 shoot’em ups de qualidade agora com as tais novas funções aplicadas para os dias de hoje.

Nestes 4 jogos existem várias opções a ter em conta. Podem colocar o jogo em Full Screen, mudar de qualidade de imagem e o que diria ser mais importante, a possibilidade de gravar em qualquer momento do jogo. Além disso, podem até acelerar ou abrandar o tempo durante o jogo, este último irá facilitar as manobras de evasão às dezenas de tiros dos inimigos. Caso sejam atingidos, podem sempre puxar o tempo atrás e repetir, tal como acontece com as consolas Mini da Nintendo por exemplo, que é outro aspeto de louvar.

  
Falando nos 4 jogos de forma individual, Zero Wing é uma espécie de R-Type ou Lifeforce, vemos a nave espacial na lateral e o objetivo é ultrapassar os níveis em que cada um deles apresenta um boss no final até alcançarmos o final do jogo, uma vez mais de sublinhar, o famoso jogo com o famoso erro “All You Base Are Belong To Us”.

No caso de Out Zone, para quem não conhece, é mais similar com o Shock Troopers, outro clássico das árcades.

O Truxton é outro shoot’em up visto de cima e que também se passa num futuro distante tal como acontece com Zero Wing.

Por fim, Twin Cobra, também visto de cima, controlamos um helicóptero de guerra com o objetivo de destruir tanques e porta aviões com bosses no final de cada nível como acontece em todos os outros 3 jogos.


É uma colectanea que recomendamos para os mais saudosistas ou simplesmente para quem gosta do género e quer ter uma coleção de clássicos das árcades para jogar a solo ou com mais alguém, agora com a capacidade de usar as gravações e definições de ecrã, é uma boa forma de explorar títulos de grande qualidade que fazem parte da histórias dos videojogos.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Steam, gentilmente cedido pela Freemode by Embracer.

Latest in Sports