SGC - Short Games Collection #1


Quem já foi a eventos e festivais de cinema, provavelmente estará familiarizado com o conceito de sessões de curtas metragens, onde com apenas um bilhete se pode assistir a um conjunto de filmes de curta duração. Foi precisamente esse conceito que me veio à memória assim que a Nerd Monkeys anunciou este SGC - Short Games Collection #1 para a Nintendo Switch: uma sessão de "curtas metragens" dos videojogos, mas cujo bilhete ficará para sempre na coleção.

SGC apresenta-se, então, como uma curadoria de curtas experiências de videojogos, numa compilação de 5 jogos indie que, entre si, têm apenas uma coisa em comum: a criatividade dos seus criadores.

Vejamos, então, os jogos incluídos.


A Game Literally About Doing Your Taxes

Contas, contas e mais contas. O título, por si só, é bastante explícito, colocando-nos na pele de um indivíduo que tem de separar a correspondência, guardando as contas e mandando o resto para o lixo. Desenvolvido pelo Not a Sailor Studios, este pequeno jogo de terror pode ser concluído em cerca de 10 minutos, mas irá certamente dar que pensar bastante tempo depois. Afinal, quem gosta de pagar impostos?


Ghostein

Mas se pagar contas é sombrio, o que dizer de Ghostein? Aqui controlamos o fantasma de um pai, assassinado numa câmara de gás durante a Segunda Guerra Mundial, que tenta ajudar o seu pequeno filho a escapar do campo de concentração. Para isso, terá de o orientar através da colocação de cartazes nas paredes, sem que o miúdo seja detetado pelos nazis. Vindo do estúdio Parampara, este é um jogo já premiado pela sua forte mensagem associada.


Uranus

Num registo totalmente diferente, Uranus é um jogo bem psicadélico vindo do estúdio nacional Not a Game Studio. Trocadilhos à parte, este é um jogo competitivo para um ou dois jogadores, onde cada um controla um olho que vai deslizando ao longo de uma esfera, deixando o rasto para trás como armadilha para o seu adversário, enquanto se tenta desviar do rasto deixado pelo oponente. Cuidado, porém, com eventuais ataques de epilepsia: o choque de cores e luzes é realmente intenso.


Swallow the Sea

Vindo de Maceo bob Mair e Nicolás Delgado, este é um jogo onde começamos como uma pequena célula num sombrio oceano, mas aos poucos vamos absorvendo outras células e começar a crescer, enquanto nos desviamos de outras criaturas que nos tentam comer. Com um visual sombrio e surreal, este é um daqueles casos onde uma curta experiência acaba mesmo por saber a pouco.


The Good Time Garden

Vindo do estúdio Coal Supper, este é um jardim onde, por assim dizer, não faltam cogumelos e toda uma série de vegetais e criaturas bastante sugestivas. Uma pequena aventura recheada de innuendos sexuais, uns mais explícitos que outros, num ambiente rosado que nos leva para uma espécie de conto de fadas...


Cinco pequenos jogos que, juntos, fazem desta uma coleção bastante diversificada e, acima de tudo, alternativa. Para cada jogo, a SGC conta ainda com uma breve apresentação do que se trata, dando o devido destaque a cada um destes pequenos estúdios indie que, lançados a solo, facilmente passariam despercebidos na loja digital da consola. Como um todo, a experiência demora pouco mais de uma hora, mas acaba por ser um daqueles títulos que depois se irá querer mostrar aos amigos por causa de algum destes jogos, ou até mesmo todos.

Lançado em exclusivo para a Nintendo Switch, este SGC - Short Games Collection #1 traz consigo o número um e, por isso mesmo, a esperança que a Nerd Monkeys nos traga mais destas compilações.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Nerd Monkeys.

Latest in Sports