Townscaper


Antes de mais, que fique claro: isto não é um videojogo, mas sim um "brinquedo", uma experiência, vinda da mente de Oskar Stålberg. Uma experiência, por sinal, bastante relaxante.

À primeira vista, Townscaper pode parecer um simulador de gestão urbanística ou algo semelhante. Nada disso, porém. Aqui constroem-se casas, prédios, aldeias ou até cidades, sim, mas sem qualquer objetivo, gestão de recursos ou missões, apenas pura e simples construção através de uma simples ferramenta.

Tudo começa com um oceano e uma lista de cores. O primeiro clique (ou botão) nesse oceano preenche um pequeno quadrado de uma grelha, formando uma ilha naquele vasto oceano. Um clique nesse mesmo ponto faz, como que por magia, surgir uma casa nesse lugar. Uma simples, mas belíssima, casa de pedra da cor que se escolheu. E agora? Um clique no mar, junto à ilha, irá expandir o terreno. Um clique no topo da casa irá adicionar um andar, e um clique num lado da casa irá expandi-la nessa direção. Mudando a cor, porém, já não se irá expandir o edifício, mas criar um novo ao clicar.


Uma primeira experiência

O que se irá, então, criar? Grandes aglomerados de casas numa só ilha, ou várias ilhas com pequenas casinhas? Edifícios de alturas megalómanas? Ou um pouco disto tudo?

Esta é uma ferramenta que convida a experimentar. Com um botão para criar e outro para apagar, tudo passa pela escolha de cores e posições, dando vida às ideias e experiências. O resto, consiste apenas em testar a própria ferramenta até descobrir as suas mecânicas. Duas pequenas casas, lado a lado, poderão ter um telhado, mas se forem maiores já poderão ter um terraço partilhado. Parte do deslumbramento vem, sem dúvida, da experiência e descoberta. O que irá acontecer se, ao lado de uma grande torre, se criar outra, com uma ligação entre elas num piso mais elevado? Qual será a diferença se forem da mesma cor, ou duas cores distintas?

Mais do que a mecânica, porém, o estilo artístico é o que faz desta uma experiência deslumbrante. Tudo começa com o simples facto de o terreno não ser exatamente uma grelha, pelo menos não uma grelha retangular. Há curvas e contracurvas, não existem propriamente "retas" aqui. Duas casas idênticas, lado a lado, serão na mesma diferentes entre si. Depois, as texturas e cores, facilmente nos remetem para cenários idílicos como uma aldeia piscatória no Mediterrâneo ou, até, a magnífica Ribeira do Porto. Finalmente, a cereja no topo do bolo, poder mudar o ângulo de iluminação, alternar entre dia e noite, e visualizar a paisagem que se está a criar.


Inspirado na Ribeira...

Relaxante e fascinante, Townscaper é, ao mesmo tempo, simples e complexo. Se por um lado é limitado à criação de ruas e edifícios, sem quaisquer opções além das cores a utilizar, por outro é com essa limitação que convida a explorar, imaginar e experimentar.

Entre as versões para a Nintendo Switch e PC ou Mac, importa referir que a versão de computador permite exportar os modelos 3D das criações, bem como partilhá-las via código, duas componentes não existentes na versão da Nintendo.

"Brincar" com Townscaper é, sem dúvida, um momento zen...



Nota: Análise efetuada com base em código final do software para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Raw Fury.

Latest in Sports