COYOTE

Artigo escrito por Catarina Gonçalves.

Hoje vamos-vos falar de COYOTE, um party game onde todos os jogadores assumem o papel de índios e tentam adivinhar os números que cada um tem na sua testa. Para tal, cada jogador deve utilizar uma faixa colorida na cabeça, onde irá prender uma pena de índio. Essa pena estará numerada (com um número positivo ou negativo), e o objetivo do jogo é adivinhar o valor total das penas. O desafio é o facto dos jogadores nunca saberem o valor da sua própria pena. 

Mas calma, porque não ficamos por aqui! Para além dos jogadores não saberem o valor da sua própria pena, existem também penas especiais, que trazem ainda mais azáfama para a mesa de jogo, e muito mais diversão.
À medida que vão tentando adivinhar, os participantes têm sempre de dar um palpite mais elevado do que o anterior, caso contrário, terão de gritar "coyote" e, de seguida, verem qual é o valor total de todas as penas. O jogador que perder, recebe uma ficha coyote, que terá de colocar na sua faixa colorida e, ao fim de três fichas coyote acumuladas, é expulso da ronda. No fim, ganha o jogador que sobreviver. 

Para quem quiser tornar o jogo ainda mais desafiante, pode jogar a versão avançada de COYOTE, que inclui um conjunto de fichas com diversos poderes, como por exemplo, reverter a ordem do jogo. 

Este é um jogo que tem já várias versões, e foi agora trazido para Portugal pela DEVIR numa versão traduzida para Português. Pode ser jogado entre 3 a 6 jogadores, com idades superiores a 12 anos e tem a duração média de 30 minutos.


Avaliação D.I.C.E.


Dinâmica: 
COYOTE é um jogo bastante dinâmico, sendo que quantos mais participantes, mais dinâmico se torna. Toda a mecânica do jogo é divertida, desde as faixas coloridas com as penas de índios, até aos poderes especiais incluídos na versão avançada, o que faz com que exista muita interação entre todos os jogadores. Para além disso, a necessidade de realizar cálculos matemáticos (ainda que sejam simples), contribui ainda mais para tal. 



Integração temática: 
COYOTE é um jogo pouco temático. como a maior parte dos party games.  Embora todo o jogo tenha como tema assumir o papel de índios, não requer qualquer conhecimento sobre o mesmo para poder ser jogado e tirando as penas que colocamos na cabeça não tem grandes elementos temáticos. Neste caso, o tema contribui apenas para a originalidade do jogo, e não tanto para a sua mecânica e não sentimos muita falta do mesmo. 



Complexidade:
Existe um certo nível de complexidade no jogo COYOTE, isto porque, e uma vez que se trata de um party game, é um jogo que se desenvolve de forma rápida, mas que envolve diversos aspetos. Para além de requerer alguns cálculos matemáticos, requer também uma certa estratégia e alguma capacidade de bluff.



Entretenimento, design e arte:
COYOTE tem um design muito atrativo, devido às cores vivas das faixas, às penas de índios e ao design das fichas coyote e das fichas especiais. É um jogo que entretém durante bastante tempo, sendo ideal para jogar entre amigos, e proporcionando uma boa dose de diversão. Também o manual de instruções é bastante apelativo, com cores fortes e imagens ilustrativas.



Considerações Finais:
COYOTE é um bom jogo para se jogar em grupo, sejam amigos, familiares ou conhecidos. Apesar de alguma complexidade, é um jogo simples de jogar e fácil de explicar aos outros, sendo ao mesmo tempo muito divertido. Se em casa já estás habituado a jogar com os teus filhos mais pequenos, a barreira dos 12 anos pode ser um problema para este party game, mas por outro lado se gostas deste género de jogos e tens um grupo em tua casa, então Coyote promete animar a festa. Uma vez que toda a mecânica do jogo é bastante dinâmica, o jogo envolve sempre uma grande interação entre os jogadores, o que é um aspeto positivo e essencial em todo o bom party game. O facto de ter a versão avançada, com elementos extra e novas regras, permite aumentar a dificuldade e animar ainda mais o jogo. 

Em suma, para quem procura um jogo que divirta e que seja simples de jogar, COYOTE é uma boa aposta. Para além disso, pode ser jogado várias vezes, pois nunca será igual.



Latest in Sports