WRC 10


A celebrar os 50 anos de Rally, WRC 10 traz uma vez mais, um desporto acarinhado pelos portugueses e com grande qualidade que merece a atenção de todos os amantes deste desporto motorizado.

Para começar, pode-se já dizer que não se irá notar uma diferença muito grande em termos de jogabilidade e grafismo quando comparado com o anterior WRC 9. No entanto, sendo este ano uma data especial a celebrar, o conteúdo ficou mais enriquecido e iremos focar um pouco mais nestas novidades, que são na verdade uma delícia para quem segue este desporto há décadas e conhece igualmente todo o historial de um desporto que que prima pela habilidade de condução em condições extremas.

Em WRC 10 há um modo extra e interessante que celebra então os 50 anos do desporto. Este modo não irá desapontar os fãs acérrimos, desde as pistas aos carros e devidos pilotos das décadas de 70, 80 e 90, tudo foi criado ao pormenor com uma sinopse dos acontecimentos e que dá a oportunidade dos jogadores viverem essa mesma experiência.


Jogando com os clássicos Alpine Renault, Audi Quattro e Toyota Corolla, estes carros estão igualmente disponíveis em qualquer um dos modos existentes no jogo, no entanto para realizar todas estas provas históricas, é necessário ultrapassar o tempo limite estipulados por cada uma das etapas, o que não é tarefa fácil.

Os pilotos estão igualmente representados com as suas fotos, tendo os famosos Jean-Luc Thérier, Carlos Sainz e, como também a vencedora do Rally de Portugal nos anos 80 Michele Mouton. O modo inclui estas personalidades e faz um percurso histórico até aos anos mais recentes, é uma boa forma de conhecer as marcas de automóveis que pelo Rally Mundial passaram como os respetivos vencedores.

Já o modo carreira continua a ser excelente e repleto de conteúdo onde o jogador tem de dar o seu melhor juntamente com a sua equipa para as difíceis etapas que irá enfrentar, isto porque não se pode dizer que é um jogo convidativo para os menos pacientes ou amadores neste desporto, é preciso começar com o modo treino e apanhar-lhe o jeito e persistir. Além disso, o modo carreira pode deixar um amador confuso devido às partes técnicas que alguém com sabedoria já estará mais preparado para o que cada país apresenta em termos de pistas.


Falando nas pistas, uma vez mais podemos esboçar um sorriso por termos Portugal representado, desde os trilhos de Arganil, Cabeceiras de Basto e a Super Special de Lousada, como também Fafe que curiosamente, não surge o nome apresentado no ecrã mas que ao jogar, é perfeitamente reconhecível o gigantesco salto antes de cruzar a meta. Um outro aspeto que os portugueses vão reparar é o facto de o percurso de Fafe estar misturado com o de Arganil, o que não tem qualquer lógica e isso deixou-me profundamente desiludido.

O jogo está dividido em menus para ajudar a situar o jogador, a começar com os eventos online que, por problemas técnicos, não tivemos a oportunidade de jogar, no entanto este apresenta as opções de eventos online como desafios diários e semanais e uma opção para visualizar o Feed de notícias do WRC 10.

No modo Solo temos então o modo carreira que apesar de exigente, é no fundo o modo mais espetacular do jogo que como o nome indica, é necessário criar uma carreira a começar do patamar mais baixo e chegar ao topo do WRC. O Quick Play serve para quando o jogador desejar realizar uma só corrida, já o Season serve para selecionar uma temporada sem ter a equipa de apoio como acontece no modo carreira. Há aqui um modo de nome Livery Editor que serve para personalizar o carro com stickers criados pelos jogadores ou descarregar online.


Noutra secção temos o modo Clubs que já tínhamos no jogo anterior onde se pode criar um campeonato ou fazer parte de um criado por alguém online e, claro, não podia faltar o modo Online Multiplayer que permite criar ou juntar o jogador a uma sala para competir com todos que estiverem a jogar WRC 10. É possível verificarem as leaderboards e também jogar no modo Co-Driver que permite com outros jogadores online, criar uma equipa e jogar uma special stage e por fim, algo que dou sempre muito valor, o modo Split Screen que divide o ecrã e permite jogarem duas pessoas em simultâneo na mesma TV.

O que considero importante é dar uma vista de olhos na secção de treinos e desafios para o jogador estar apto a iniciar a sua longa jornada no mundo do Rally pois não é tarefa fácil mas acaba por ser bastante gratificante pois o jogo está fantástico.

As novidades não são muitas mas para além do aniversário, o Rally da Estónia foi adicionado e é sempre bom ver mais um novo país adicionado que dão sempre uma lufada de ar fresco no desporto, neste caso no novo WRC 10.

Mantém o que tinha de bom nos anteriores e adiciona pouco mas bom conteúdo ao novo título que infelizmente, o online esteve com alguns problemas e não foi possível testar a tempo da nossa análise, apesar disso, WRC 10 deixará os fãs felizes por mais um jogo bem sucedido.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox Series X, gentilmente cedido pela Upload Distribution.

Latest in Sports