Bonkies


Macacos espaciais e desafios de outra galáxia são a premissa deste Bonkies, num intenso jogo de puzzles cooperativos que acaba de receber, também, um modo mais descontraído.

Mesmo eu sendo fã de jogos desafiantes do género, Bonkies tinha-me passado despercebido, até que me chegou às mãos a versão Nintendo Switch e podem crer, foi uma surpresa enorme. Isto, a propósito de ter recebido uma nova atualização para baixar o nível de dificuldade deste divertido jogo de puzzles num modo “Chill”, que é mesmo para que possam relaxar enquanto jogam, ao contrário de atirarem com os comandos à parede. No modo normal, confesso, eu próprio senti necessidade de soltar um grito com a palavra F mas, intrinsecamente eu só tenho de elogiar a originalidade e a diversão deste jogo pelo desafio que me proporcionou.

Ninguém é obrigado a jogar no modo Chill, é recomendável jogarem pelo menos no modo normal para experienciar o verdadeiro desafio do jogo e só depois, em caso de frustração, apostarem no modo Chill. O melhor deste jogo é a sua aposta no modo multijogador, seja ele couch co-op ou online, no entanto é possível jogar a solo, o que não é tão divertido visto que o jogo foi criado para jogar com amigos/colegas e o objetivo é esse modo cooperativo para a diversão ser máxima, diria que é um pouco como jogar Bomberman ou Power Stone, a piada está nas batalhas entre amigos e não a solo, mesmo este sendo um jogo de puzzles.


Focando agora no jogo em si, há um pretexto para o jogo em si muito engraçado que conta com uma apresentação dos símios sobredotados que realizaram todo o tipo de eventos e invenções na Terra, decidindo que o seu próximo passo seria viajar para o espaço. É aqui que se passa a “narrativa” se lhe quiserem chamar, sendo isto apenas um jogo de puzzles ultra divertido, que em conjunto, exploram a colonização espacial do sistema solar. A ideia é construir estações espaciais em todos os planetas.

O que tem de ser feito? Empilhar blocos de várias formas, como se fosse Tetris mas, uns em cima dos outros, com especial atenção ao equilíbrio, pois isso pode ditar a vossa sentença e, é isso mesmo que pode tirar os jogadores do sério. Empilhar um bloco em cima do outro pode ser desafiante mas, quando é necessário colocar um bloco do lado esquerdo e acima desse um viga na vertical? É preciso calcular o peso, a medida, porque tudo faz diferença, pior ainda, é preciso manter-se estável por 3 segundos nas linhas desenhadas onde os blocos/vigas devem ser colocados. Pode ser frustrante logo após o tutorial, é verdade, o jogo é assim tão difícil mas, afinal de contas, o propósito é esse, ser um jogo de puzzles o mais desafiante de sempre.



Cada jogador controla um macaco vestido com o seu fato de astronauta que contém um braço mecânico, este braço mecânico é totalmente controlável para agarrar e empurrar blocos, basicamente o jogador depende deste braço para colocar os blocos nos sítios indicados mas, não depende só deste braço, o nosso símio terá de fazer bom uso dos propulsores do seu fato, para voar ao cima de uma construção, estes propulsores dão mais força e até isso pode ser um problema porque é necessária delicadeza ao pousar os blocos quando a “torre” já está instável, tornando este jogo numa espécie de Jenga digital.

Se fossem apenas blocos de cimento, as coisas talvez fossem mais fáceis, o problema aqui é o jogador deparar-se com blocos em vidro, ímanes, foguetes e até nitroglicerina, tudo objetos extremamente sensíveis ao movimento, o que significa, muita explosão e muitos cabelos arrancados se não houver paciência, sem contar que existe um relógio em contagem decrescente para finalizar os níveis, até porque os próprios níveis podem ser hostis, o que não garante que todos os nossos amigos aventureiros do espaço se safem desta jornada pelo espaço.



Bonkies é um dos melhores jogos de puzzles dos últimos tempos se jogado com pelo menos uma pessoa mais. Podem contar com alguma frustração e gargalhadas, o jogo não vai perdoar, embora desta vez conta com esta novíssima atualização do modo “Chill” para apaziguar o ambiente mas resumidamente, está aqui algo que vale mesmo a pena ser jogado em conjunto, de preferência em modo local.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela PR Nordic.

Latest in Sports