WarioWare: Get It Together!


"It's Wario time!" Os microjogos estão de volta, agora na Nintendo Switch e prometem uma divertida experiência para um, dois, ou mais jogadores!

Foi há quase 20 anos que a Nintendo deu origem à série WarioWare, que transformou o Wario e seus amigos num grupo verdadeiramente eclético de game developers, responsáveis por dezenas, aliás, centenas de microjogos. Mas o que são, afinal, os "microjogos"? Em WarioWare, tudo pode acontecer numa fração de segundos: seja chutar uma bola para o ar, meter pasta na escova dos dentes ou calcular a equipa vencedora de uma partida de Splatoon. Com uma pequena frase, o jogo diz o que é para fazer, e compete ao jogador analisar a situação e reagir adequadamente dentro do tempo limite. Em geral, serão sempre ações simples, dando tempo para processar a informação e agir atempadamente, pelo menos numa fase inicial. Conforme se vai jogando, microjogos após microjogos, estes vão também aumentando a sua velocidade e dificuldade, num desafio constante para bater o próprio recorde.

WarioWare: Get It Together! parte dos mesmos princípios básicos da série, mas acrescenta uma boa dose de novidades e funcionalidades que o destacam dos anteriores. Era um dia normal no escritório de criação de jogos do Wario quando, de repente, toda a equipa é absorvida pela consola de testes. Quando se apercebem, todos eles são personagens digitais com caraterísticas distintas: o Wario flutua livremente e ataca com um boost para a frente, já a Mona não consegue ficar parada a menos que lance um boomerang, e por aí fora. E se tudo isto já é estranho para eles, o grande problema vem quando descobrem que os seus jogos estão recheados de misteriosos bugs! Nada como um bom trabalho de equipa para os resolver, e agora serão os próprios developers a enfrentar os seus microjogos.


O jogo começa precisamente com um modo de história, no qual decorre esta aventura com todas as personagens da equipa (e mais algumas). Este começa com o Wario, que rapidamente encontra alguns dos seus companheiros com os quais vai, então, tentar eliminar os bugs, alternando entre si a jogar. Mas como cada personagem tem o seu próprio gameplay, as experiências irão variar bastante entre eles. Esta é, então, a principal novidade do jogo: cada minijogo terá de ser compatível com todas as personagens, cada uma à sua maneira, sendo que a dificuldade poderá variar bastante entre elas.

A cada capítulo da história, além de uma personagem obrigatória, o resto da equipa fica à escolha do jogador, conforme as suas preferências. Assim começa uma sequência de 15 microjogos, com apenas 4 vidas, e um "boss final" para derrotar o bug. Pode ser bastante "nonsense", mas toda a história é um excelente pretexto para os jogadores aprenderem e interiorizarem tanto o que é pretendido em cada joguinho, como os controlos de todas as personagens e as maneiras como estas interagem.

Melhor que jogar sozinho, porém, só mesmo jogar a dois para tornar tudo ainda mais hilariante! É suposto ser um jogo cooperativo, por isso é importante conversar sobre o que cada um pode ou deve fazer, mas nem isso é fácil quando se tem apenas uns segundos para reagir. Qual a maior sequência de microjogos que irão conseguir? E se trocarem de equipas, conseguirão melhores ou piores resultados com essas personagens? A piada de WarioWare sempre esteve em "tentar mais uma vez", e de tentativa em tentativa lá se vai passando o tempo sem dar por ela.


Como referido, o modo de história é mesmo apenas o começo, servindo para se conhecer tanto os microjogos como o gameplay das personagens. A partir daí, tanto os jogos como as personagens ficam disponíveis a partir do menu principal, tanto servindo para praticar como para tentar bater os próprios recordes. Esta é, também, uma forma muito útil de novos jogadores poderem rapidamente experimentar e, de seguida, juntarem-se no modo cooperativo.

A longevidade deste título irá, porém, variar muito de jogador para jogador, pelo que será recomendável experimentar primeiro a demo gratuita que se encontra disponível na eShop. Quem der por si a repetir a demo uma e outra vez, terá aqui uma enorme quantidade de conteúdos para jogar vezes sem conta, pois até o simples facto de trocar de personagens muda toda a experiência. Para ajudar, o jogo conta ainda com um grande número de missões que servem como incentivos para jogar, jogar e voltar a jogar. Como se não chegasse, há ainda a Wario Cup, uma sequência de desafios semanais online onde os jogadores poderão desbloquear novos visuais para as suas personagens.

Além de tudo isto, Get It Together! conta ainda com um conjunto de divertidas experiências que podem ir desde um até 4 jogadores, competindo pelo melhor desempenho nos microjogos, mas não só! Este "Variety Pack" inclui ainda divertidos minijogos, como uma insana competição de voleibol e uma espécie de platformer corporativo onde os jogadores querem colecionar contratos e derrotar inimigos.


Com tanto microjogo junto, WarioWare: Get It Together! é um jogo bastante completo, divertido e viciante, recheado de momentos hilariantes, especialmente quando jogado a dois. "Só mais uma ronda", dirão, enquanto o Wario esfrega as mãos todo contente!

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Nintendo.

Latest in Sports