Space Invaders Invincible Collection


Não dá para falar em retrogaming sem falar no mítico Space Invaders, mas sabiam que há mais de uma dezena de versões deste clássico? Nesta Invincible Collection, irão encontrar 10 edições diferentes, publicadas ao longo dos últimos 43 anos, mais um bónus especial.

Com uma interface simples, esta é uma óptima compilação tanto para os fãs do jogo cheios de nostalgia, como para os que apenas têm curiosidade em torno de um jogo que, quando saiu, foi uma verdadeira revolução e cativou jogadores em todas as partes do mundo. E se, nessa altura, se gastavam fortunas em créditos de jogo por "só mais uma tentativa", agora estão ao alcance de um mero botão!

Eis os jogos incluídos:

  • Space Invaders (1978, Arcade) – b/w
  • Space Invaders (1978, Arcade) – color
  • Space Invaders Part II (1979, Arcade)
  • Lunar Rescue (1979, Arcade)
  • Space Cyclone (1980, Arcade)
  • Majestic Twelve: The Space Invaders Part IV (1990, Arcade)
  • Super Space Invaders ’91 (1990, Arcade)
  • Space Invaders DX (1994, Arcade)
  • Space Invaders Extreme (2008)
  • Space Invaders Gigamax 4 SE (2018)

Como bónus, ao adquirir esta coleção, os jogadores terão ainda acesso ao download do jogo Arkanoid vs Space Invaders (2016), ao qual não tivemos acesso para esta análise.




Só de olhar para o jogo original, seja a preto e branco ou na versão a cores, é impossível resistir a toda a nostalgia associada a outros tempos, mas o mais interessante está mesmo na exploração de sequelas que tentaram reinventá-lo com outros conceitos, como é o caso de Lunar Rescue ou Majestic Twelve, por exemplo. 

Para todos os jogos, além de uma breve explicação do que se trata, a coleção apresenta logo no ecrã principal a melhor pontuação tanto do modo normal, como no modo "challenge", mais difícil, além de indicar o número de jogadores. Além do single player, 5 destes jogos permitem jogar a 2 por turnos, 3 deles permitem jogar a 2 em simultâneo e, no recente Space Invaders Gigamax 4 SE, é possível (e recomendado) que se juntem até 4 jogadores - tudo isto, em modo local.

Graficamente, não há muito a dizer. Cada jogo é fiel à sua versão original, pelo que os mais antigos são o mesmo conjunto de pixels que já todos conhecem. Na verdade, os que parecem mais "ultrapassados" acabam por ser os lançados nos anos 90 quando, na altura, procuravem um aspecto moderno. O Space Invaders DX, porém, volta ao conceito mais retro e inclui toda uma versão em modo "paródia".

Tal como os jogos em si, os controlos são bastante simples e fáceis de aprender, o jogo propriamente dito é que fica difícil de dominar, com a ameaça alienígena sempre a atacar. De todos, o mais acessível é também o mais recente, Space Invaders Extreme, cuja dificuldade vai aumentando de uma forma mais gradual.


Seja por nostalgia ou curiosidade, esta é sem dúvida uma bela coleção de títulos de uma série bastante marcante para o mundo dos videojogos, mesmo que muitos só conheçam mesmo o título original. Também por isso, é uma boa desculpa para descobrir e explorar as suas sequelas ao longo dos tempos.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela TAITO e ININ Games.

Latest in Sports