Especial: Tuga Ninja

Artigo por Retro G.

Ano de 2003: a internet ainda era uma novidade para muitos portugueses. Um serviço ADSL era caro e muitos só tinham acesso na escola ou no trabalho. Ainda se lembram qual foi a pesquisa que fizeram num browser? Provavelmente não, era nos portais online onde se reuniam os primeiros conteúdos em “pt-pt”. Agregadores de media como a IOL, a Clix ou o Sapo eram uma espécie de Google daqueles tempos e reza a lenda (urbana) que num desses sites constava o melhor jogo até hoje já feito em Portugal: o Tuga Ninja.

Criado em 2003 pela Gangster Graphik, Tuga Ninja era um jogo de luta em tempo real, desenvolvido para a plataforma Clix (Fazer Clix, Custa Nix - era este o slogan) o jogo era muito à frente do seu tempo, foi um dos primeiros jogos online que se tornou moda em Portugal, era o nosso Street Fighter Português.



A mecânica do jogo era simples, o combate desenrolava-se por rondas com tempo contado, havia 3 comandos de ataque, um golpe na cara, um golpe médio e um golpe baixo, do outro lado o outro jogador tenta adivinhar o comando e defender o golpe, um jogo estilo pedra-papel-tesoura. A janela de chat permitia trocar mensagens de chat tipo Messenger e estar a jogar e a trocar bitaites com um pessoa random qualquer que nunca tinham visto, era de outro mundo, era jogar Fortnite em 2003. Não havia redes sociais, foi para muitos a primeira experiência social online. Podia-se ainda criar um gang com amigos que íamos adicionando e é basicamente tudo o que as pessoas se lembram de Tuga Ninja.

O jogo desapareceu sem deixar rasto, um dos maiores mistérios do videogame português, na internet a informação escasseia, pouquíssimas referências, a Clix encerrou o portal em 2015 e a única prova visual de existência do Tuga Ninja é um vídeo no YouTube de 3 segundos. Passei os últimos meses a tentar localizar alguém que conhecesse alguém que tenha estado no processo do jogo até chegar à fala com Manuel Antunes, a pessoa por trás de Tuga Ninja! 



Explicou-me que de x em x tempo recebe e-mails a perguntar pelo jogo e que a ideia surgiu por conversa de telefone:

Manuel Antunes: “Estava a falar com uma pessoa do Clix sobre a possibilidade de fazermos um jogo de porrada estilo Street Fighter e ele disse-me que queria fazer algo estilo Tartarugas Ninja, eu então tive a ideia do nome Tuga Ninja que ele adorou e disse logo que era para fazer. Passados uns dias disse-me que tinha sido entrevistado num programa de televisão e que tinha anunciado que o Clix ía fazer um jogo chamado Tuga Ninja - isto sem haver nada feito, na altura apenas a chamada telefónica.”

O mote estava dado, 6 personagens tipicamente tugas com um toque ninja:

O taxista Arlindo, Guarda Juvenal (um GNR), Gina uma ex-prostituta, a Dona Custódia, o Ti Jaquim e o Sandro, eram estas as personagens da praça, a personificação do típico português que na altura também era novidade, ainda hoje, quantas personagens portuguesas é que vocês conhecem nos jogos? contam-se pelas mãos. Uma 7ª personagem chegou a ser adicionada, o Ti Maneli, um lobisomem de Serpa, no Alentejo, valia tudo…



Manuel Antunes: “O Clix deu-nos liberdade criativa total para fazermos o que quiséssemos. Muitas vezes é uma boa aposta pois não há soluções de compromisso, nem versões descafeinadas de boas ideias. As coisas aconteciam simplesmente por acharmos que iam ter piada.”

Assim como foi a escolha da banda sonora para o jogo, os Irmãos Catita, os autores do tema “Drogado” a mais conhecida e que era o tema principal de Tuga Ninja…

Manuel Antunes: “Na altura simplesmente achei que os Irmãos Catita tinham imensa piada e que iam assentar no jogo como uma luva. O Manuel João Vieira deu-nos autorização para usar as músicas sem cobrar nada em troca eu apenas fui um dia à casa dele ajudar com o site dos Irmãos Catita.”



Para além do Tuga Ninja Manuel foi responsável por um outro clássico do Clix, o “TodoLáDentro”, um jogo de futebol estilo tasca e um outro mais recente o “Afasta o Costa” um jogo que ficou viral quando em 2019 o Primeiro Ministro António Costa queria bater num popular em campanha para as legislativas, um jogo produzido em 2 dias, actualmente o Manuel trabalha como designer gráfico e ,à minha pergunta se Manuel estaria disposto a trazer de volta o Tuga Ninja, a resposta foi direta:

Manuel Antunes: “Claro que sim, adorava. Já houve muitas conversas ao longo dos anos mas nada se concretizou. Posso dizer que juntamente com o TodoLáDentro, foram os projetos mais divertidos que fiz na vida. Ainda hoje recebo de vez em quando e-mails de alguém sobre isso. Cheguei a ser chamado um par de vezes ao Clix sobre a possibilidade de relançar estes jogos. Da última vez percebi na reunião que a equipa deles, que já tinha sido completamente renovada, nunca tinha visto o jogo na vida e nem sabia do que se tratava (os jogos já tinham terminado há anos). Apenas me chamaram porque recebiam tantos e-mails de pessoas a pedir o regresso do jogo que queriam saber o que era. Infelizmente não tinham grande orçamento e não avançou.”


Não sei quanto a vocês, mas eu adorava ter o Tuga Ninja de volta e continuo a ver potencial nisto neste mesmo formato ou num jogo de nova geração, um jogo tipo Guilty Gear da Arc System Works, porque não? Quem sabe se em breve não voltaremos a jogar Tuga Ninja outra vez!



Latest in Sports