Os jogos mais aguardados de 2021

Artigo escrito por Bruno Maciel

Sei que já estamos a meio do ano, mas para quem está a par das particularidades deste hobby, a maioria dos lançamentos sai na 2ª metade do ano, sobretudo no último trimestre. Decidi, então, partilhar a lista dos jogos que mais aguardo e que, certamente, serão lançados durante este ano.


ANNO 1800

Na verdade, este título foi lançado em 2020, em alemão, mas a sua tiragem foi muito limitada, pelo que o lançamento "oficial" (já em inglês) prevê-se que seja entre Julho e Agosto. Anno 1800 propõe-se a ser uma reimplementação analógica da franquia digital com o mesmo nome. A franquia "Anno" tem tido muito sucesso entre os amantes de jogos de computador, e as várias versões (com datas/eras diferentes) fazem deste jogo de estratégia um dos que tem uma legião de fãs mais leais.

O autor deste jogo é o Martin Wallace (de Brass, A Few Acres of Snow, Age of Steam, entre outros) e retrata o processo de industrialização levado a cabo pelos europeus nas terras descobertas na época da colonização. Poderemos encontrar mecânicas como o City Building e Tech Trees e isso, só por si, já me deixa a salivar.

Se o jogo for tão bom como os jogos de computador são, será claramente um dos mais jogados do ano! Façamos figas!!!


CARNEGIE

Com lançamento previsto para o 2º semestre do ano, Carnegie (de Xavier Georges, autor de Carson City) é um eurogame que se enquadra na linha de jogos da Masterprint Series da Quined Games.

O jogador irá tentar imitar o sucesso que Andrew Carnegie teve quando se mudou da Escócia para os Estados Unidos e acabou por ser um dos homens mais ricos do mundo, tendo apostado na indústria do ferro, nas décadas de 50/60. O seu grande capital permitiu-lhe ter um papel de filantropo, doando milhões para instituições de caridade, ajudando outras empresas a saírem da penumbra e impulsionando várias fundações ligadas à cultura.

Cada jogador terá uma empresa e terá de ser o mais eficiente possível nos investimentos que fará durante a partida. O jogo tem algumas mecânicas muito interessantes, saltando à vista a mecânica nuclear do jogo, semelhante à de Puerto Rico, em que o jogador ativo escolhe uma determinada ação e todos os outros seguem-na.

É um jogo bastante apertado, com muito estratégia e com um tabuleiro muito bonito. As ilustrações são de Ian O'Toole, um dos artistas mais conceituados do momento da indústria.


DARWIN'S JOURNEY

Mais um jogo que se espera que seja lançado no 2º semestre de 2021, talvez no último trimestre do ano. Darwin's Journey de Simone Luciani (autor de Tzolk'in, Grand Austria Hotel, Lorenzo Il Magnifico, entre outros) e Nestor Mangone (autor de Newton) é um jogo de estratégia que retrata a viagem que Darwin realizou à Ilha de Galápagos que contribuiu para a sua teoria da evolução.

O jogador terá que estudar sobre determinados assuntos que lhe permitirão saber mais sobre as espécies que encontra na ilha e desta forma documentar e apresentar relatórios que serão enviados para museus.

Tem alocação de trabalhadores, objetivos para cumprir e várias formas de fazer pontos de vitória. As análises de quem já o experimentou têm sido muito positivas e é um dos jogos mais aguardados pela comunidade. Eu não fujo à regra e estou mortinho por lhe pôr as mãos!


LAWYER UP

Lawyer Up é um jogo de 1 a 2 jogadores e tendo não gostar deste tipo de jogos, mas este parece-me ser uma exceção. De Samuel Bailey e Mike Gnade é um jogo assimétrico que pretende simular um julgamento. Dois advogados gladiam-se numa feroz "batalha" para vencer um caso. Cada caso parece ser diferente, tal como as mecânicas que variam consoante a história escolhida. 

O foco do jogo está nas cartas que vão sendo jogadas, sendo o Card Drafting uma das mecânicas presentes no jogo. O tema é diferente e cativante e, apesar, de já estar disponível nalgumas línguas (em espanhol, por exemplo), continuarei à espera da versão inglesa que poderá estar perto de ser lançada.


Outros jogos estão no meu radar e poderia incluí-los como menções honrosas, mas aguardem um pouco mais, que farei uma nova ronda onde falarei sobre mais jogos que me despertam a curiosidade! Até lá!!!

Latest in Sports