Ayo the Clown


Há gente que tem medo de palhaços por algum trauma que tiveram na sua infância, eu cá sempre achei piada, afinal de contas, um palhaço serve para nos fazer sorrir nos maus momentos. Ayo the Clown é um desses casos, que pode muito bem fazer sorrir os mais pequenos.


Antes de começar devo realçar que Ayo the Clown é um jogo dirigido ao público infantil. Os veteranos não vão encontrar um jogo propriamente desafiante nem uma narrativa cativante mas, para os mais novos, este é até um excelente jogo para quem dá os seus primeiros passos no mundo dos videojogos.

Trata-se de um jogo de plataformas 3D em side scrolling, bem como os velhos clássicos que jogamos nos nossos tempos na NES mas, bem mais acessível e simples. A narrativa foca-se no desaparecimento do seu adorável amigo canino e resumidamente, Ayo terá de o reencontrar por entre vários níveis, e até com bosses à mistura.

 

Com a sua jogabilidade simples e eficaz, Ayo terá de saltar muito de plataforma em plataforma e evitar as armadilhas ou os buracos sem fundo tal como os inimigos engraçados que se colocam no percurso do nosso pequeno e adorável palhaço. Além disso existem alguns coleccionáveis para os que querem um desafio extra e que facilmente são alcançáveis para os mais velhos. Existem 3 ursos e 3 chupa-chupas para adquirir em cada nível e inclusive muitas gemas que com uma boa coleção, vão fornecer ao jogador uma vida extra. Entre os níveis, existem paragens em cidades onde podem efetuar um upgrade às habilidades e até ir à praia trabalhar para o bronze.

Para além destes coleccionáveis, Ayo também irá fazer alguns amigos enquanto atravessa os níveis, estes amigos podem até dar habilidades especiais a Ayo, habilidades que podem até fazer a diferença nas lutas contra os bosses, embora estes não sejam difíceis de derrotar, afinal de contas, é um jogo para um público infantil. Para além das habilidades, Ayo terá também "armas" como uma espada feita de balão, um martelo como os do S.João e apenas objetos não violentos por assim dizer.



A narrativa vai sendo apresentada em forma de imagens em movimento com cenas muito fofas para os mais novos, quase como se fosse um verdadeiro desenho animado, com um narrador que expressa o que vai na alma das personagens apresentadas. Já no design dos níveis, os visuais coloridos e com animações engraçadas vão deixar os miúdos fascinados, embora do nosso ponto de vista tudo esteja a um nível normal, certamente para as crianças verem um tubarão a saltar num dos níveis ou conduzir um pequeno tanque seja algo espetacular ou ver um bonito pôr do sol, os detalhes vão deixá-los muito felizes.



Ayo the Clown é a pura simplicidade e, é isso que se quer num jogo totalmente direcionado para os mais pequenos, com uma música muito pacífica, nuvens com sorrisos, arcos íris e etc. O jogo cumpre com aquilo que promete, temos aqui uma bela introdução para os cachopos experienciarem pela primeira vez o que é um videojogo.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Plan of Attack

Latest in Sports