Os jogos mais aguardados de 2021 (Parte II)



Artigo escrito por Bruno Maciel

Recentemente publiquei um artigo em que falei de 4 jogos que espero ansiosamente que sejam lançados em 2021. Volto, então, ao tema e falarei de mais 4 jogos que estão no meu radar e que, ao que tudo indica, serão lançados durante este ano.


EUROPA UNIVERSALIS


Começa a ser uma tendência, já que Europa Universalis segue o exemplo de Anno 1800 e passa do digital para a mesa. Este é um dos títulos que faz furor nos adeptos de jogos de computador e o desafio é grande, já que a franquia é conhecida pela extrema profundidade histórica e pelo alto teor estratégico que é dado ao jogo. Como reproduzir essa experiência no analógico? Essa é a grande dúvida, mas as imagens disponibilizadas pela editora prometem! 
Tudo leva a crer que esta edição será tão épica como o jogo de computador, com muita estratégia envolvida, muitas batalhas e intrigas.


Europa Universalis irá combinar o estilo Euro com Wargame, representando o jogador uma das grandes nações da Europa num período de 3 séculos. Entre a diplomacia, exploração e conquista, o objetivo é expandir a nação, tornando-a num império. Será um jogo longo (90-300min) e comportará até 6 jogadores. O nível de complexidade é alto, pelo que será um jogo de nicho. Não abrirá o apetite a qualquer um... mas os fãs de Europa Universalis irão querer mergulhar nesta experiência.


FURNACE

Furnace é um jogo de construção de engenho/motor, relativamente rápido (30-60min), em que o jogador representará um capitalista que irá adquirir empresas, extrair e trabalhar recursos, de forma a tirar o máximo lucro.
O jogo captou-me a atenção por várias razões: o autor, Ivan Lashin, é o mesmo que criou Smartphone Inc e, por isso, merece o meu interesse; é um engine builder, que dizem ter parecenças com um dos meus jogos preferidos, o Splendor; e o tema... pasmem-se, mas sim, acho que já deu para perceber que gosto de jogos com temas ligados à industrialização e este é mais um.


Ao que tudo indica, é um jogo simples a nível de regras, com um fluxo interessante, pois os turnos parecem-me ser rápidos e com mecânicas interessantes, entre as quais o leilão e assimetrias entre as personagens de jogador. Nem todos os engine-builders conseguem ser diferenciadores o suficiente para brilharem, espero que este se demarque dos restantes!


GOLEM


Gostava de dizer que sei bastante sobre o jogo, mas sei apenas o suficiente para estar na minha wishlist! É de um grupo de designers de excelência (Simone Luciani, Virginio Gigli e Flaminia Brasini) e dizem que extrai algumas das mecânicas encontradas em Grand Austria Hotel.
Neste jogo, controlaremos um Golem, uma figura mitológica de cimento que se liberta da sua natureza (estátua) para defender os habitantes da sua cidade, Praga. Os jogadores serão cabalistas encarregues de dotar o Golem de poderes que lhe permitam agir em defesa da cidade, mas terão de ter muito cuidado, porque se lhe forem dados poderes excessivos, poderá tornar-se perigoso e descontrolado.


Promete ser um eurogame cheio de tensão e decisões muito interessantes. No entanto, as imagens não são muito reveladoras e a editora tem vindo a atrasar a data de lançamento do jogo. Ainda se prevê que seja lançado em 2021, mas pela falta de comunicação por parte da editora, receio que seja uma previsão demasiado otimista.


TRINIDAD


Espero ansiosamente pelo lançamento deste jogo! Os espanhóis chegaram áquilo, que hoje conhecemos como Buenos Aires, mas não tiveram muita sorte, pois os nativos uniram-se e conseguiram resistir até que uma expedição liderada por Juan de Garay, 50 anos depois, teve mais sucesso e estabeleceu-se nesse local, dando o nome de Trinidad a essa cidade.
Os jogadores serão cabeças de família recém-chegados a Trinidad e terão um papel fundamental no desenvolvimento da cidade. Promoverão a construção de edifícios, extenderão a sua influência a territórios onde adquirirão recursos, mas essa tarefa poderá ter obstáculos, uma vez que os nativos poderão dificultar esse processo. Entre colaborar com os nativos ou abrir guerra aos mesmos, a estratégia está presente em quase todos os momentos do jogo. 


O autor do jogo promete inovar com um sistema diferente de alocação de trabalhadores e a componente visual é extraordinária. É um city-building e essa construção traduz-se com a colocação de elementos 3D no tabuleiro. Os edifícios (miniaturas) dão vida ao tabuleiro central, dando a ideia de crescimento da cidade.
É outro jogo cujo lançamento está previsto para 2021, mas a falta de updates por parte da editora, deixa-me receoso que não seja já este ano que veremos os consumidores a porem as suas mãos numa cópia de Trinidad.


Com o passar dos meses, novos jogos vão sendo anunciados, pelo que a minha wishlist só tende a aumentar, mas espero que alguns destes títulos sejam do vosso agrado. E vocês? Que jogos têm na mira? Que jogos serão uma "compra-imediata"? Partilhem as vossas escolhas e pode ser que a minha wishlist aumente dessa forma também!






 

Latest in Sports