Trust Taxon 2K Webcam


Hoje trazemos uma peça de hardware que, tendo várias utilidades em diferentes contextos, é cada vez mais importante no mundo dos videojogos e as diversas comunidades de jogadores, desde pequenos grupos de amigos até aos grandes streamers e outros criadores de conteúdos: uma boa webcam. Neste caso, a Trust Taxon 2K Webcam.

Quer seja em contexto pessoal ou profissional, já todos passamos por aqueles momentos em que, durante uma videoconferência, alguém fica sem som, sem imagem (ou até ambos), ou então alguém reclamou da qualidade de imagem e não se perceber nada do que estão a dizer. Esta webcam destaca-se imediatamente das que habitualmente vêm integradas nos equipamentos, não só pela sua resolução QHD mas também pela captura de som através de 2 microfones integrados.



Em termos práticos, esta é uma câmara extremamente fácil de utilizar, ficando imediatamente pronta ao ligar o seu cabo USB, sem necessidade de qualquer software adicional. Mas ainda antes de se ligar, o primeiro impacto que tem é na forma tão simples que tem de se instalar em qualquer equipamento, graças à versatilidade do stand no qual está integrada. Para colocar no topo do portátil ou do monitor, por exemplo, basta abrir um pouco o suporte, colocar a câmara no local pretendido e voltar a fechar a base, até que ela encoste ao equipamento, e voilá!, já não se vai mexer.

O stand integrado é realmente versátil, permitindo rodar livremente a câmara em qualquer direção horizontal, além de a ajustar verticalmente. A sua abertura permite que seja usado como um stand por si só, mas inclui também uma rosca que lhe permitirá ligar-se, por exemplo, a um tripé.

A câmara conta ainda com um chamado "filtro de privacidade", que não é nada mais que uma tampa interior que se pode deslizar para garantir que não está mesmo a filmar. Mas se houver uma real preocupação de que hajam capturas de imagem não intencionais, convém verificar também os restantes equipamentos em redor...



Mas falemos da câmara propriamente dita. Com uma captura QHD (2K) a 30fps, de repente o utilizador destaca-se numa reunião feita pelo Zoom ou via Teams, por exemplo. Com sistema de auto-foco, mesmo que a pessoa se aproxime ou afaste, continuará a ser o destaque da imagem, e o mesmo se aplica quando duas pessoas se encontram lado a lado, tentando focar ambas em simultâneo - ideal para videochamadas familiares, por exemplo.

O mesmo se aplica em termos de serviços de stream como o Twitch, onde por um custo relativamente acessível se passa para uma transmissão mais nítida da câmara, mesmo quando apenas se está a usar um canto do ecrã. Em comparação com as câmaras "standard" integradas, que testei em 3 portáteis distintos, a câmara não só tem muito melhor nitidez, mas também se comporta melhor em ambientes com menos luminosidade, apesar de aí já se notar ruído na imagem.

Quanto ao som, é funcional quando não se tem alternativa, com melhor desempenho que o dos portáteis experimentados, mas ainda assim apanha bastante ruído, pelo que continua a ser melhor ter um equipamento dedicado caso se pretenda gravar vídeos ou entrar em stream, por exemplo.



Com uma transmissão em QHD e focagem automática a seguir o utilizador, esta Trust Taxon 2K Webcam irá facilmente fazer um brilharete em qualquer apresentação ou outra transmissão, a um preço relativamente acessível para quem quer melhorar a qualidade de imagem, sem ter de recorrer a outro equipamento mais profissional.


Nota: Análise efetuada com base em equipamento gentilmente cedido para esse efeito pela marca Trust.

Latest in Sports