DARQ: Complete Edition

Uma sombria aventura de puzzles no meio de um longo pesadelo, é o conceito por trás deste indie da Unfolg Games, cuja edição completa chegou recentemente ao PC, Xbox e PS4, com as restantes plataformas previstas para inícios de 2021.

DARQ é, realmente, um jogo bastante escuro, com uma estética que faz lembrar o estilo gótico de Tim Burton. Sem dar propriamente uma história ou qualquer tipo de explicação, o jogo coloca-nos na pele de Lloyd, na sua obscura casa. A única coisa que ele pode fazer é dirigir-se até à cama para se deitar, sendo transportado para mundos sombrios, de pesadelo em pesadelo.

Sem instruções, o jogo pede imediatamente pela experimentação, levando o jogador a descobrir por si mesmo quais as mecânicas destes mundos. Nos sonhos, afinal, tudo é possível. Em vez de se trepar uma parede, por exemplo, porque não caminhar por ela, rodando a gravidade? E se ao rodar uma manivela, desse para mudar a posição de toda uma sala? Este é um jogo 2D, no que diz respeito à jogabilidade, mas muitos dos puzzles mexem mesmo com mecânicas 3D.

Atravessar os pesadelos de Lloyd é divagar pela criatividade dos developers que, a cada nível, oferecem desafios completamente distintos e, ao mesmo tempo, coerentes. Cada pesadelo é um puzzle gigante recheado de outros mais pequenos, mas as mecânicas que se vai aprendendo serão sempre úteis para resolver os desafios seguintes. Mesmo sem haver qualquer tipo de tutorial, em termos visuais há sempre uma indicação que permite rapidamente entender o que será necessário fazer, ou o que poderá faltar para o conseguir resolver. Falando em visuais, apesar da sua estética bem executada, por vezes alguns elementos parecem estar a flutuar no cenário - nada que interfira com a jogabilidade, porém.

Se o título original continha uma duração de aproximadamente 2h de jogo, esta Complete Edition consegue durar quase mais uma hora com os novos cenários incluídos, que conseguem ser bastante complexos.

Um jogo relativamente pequeno com um ambiente sombrio e até um pouco assustador, mas recheado de puzzles envolventes e surpreendentes.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Xbox One, gentilmente cedido pela Outrageous PR.

Latest in Sports