Fitness Boxing 2: Rhythm and Exercise


O ano 2020, pelo pior dos motivos, levou as pessoas a criar novas rotinas, até mesmo no que diz respeito à sua actividade física, quer a nível de ginásios como no exterior. Em contrapartida, jogos como Ring Fit Adventure tornaram-se um verdadeiro sucesso, ajudando pessoas de todas as idades a manterem-se activas mesmo nos períodos mais restritivos de toda a pandemia. Um desses jogos foi Fitness Boxing, também lançado em 2019, que agora recebe uma sequela recheada de ritmo e, claro, exercício.

Tal como acontece no título anterior, este é um título que tanto pode ser desfrutado por si só, na Nintendo Switch, como em forma de complemento ao Ring Fit Adventure, pois as atividades que oferecem são bastante diferentes. Este é um jogo de ritmo que tira partido dos comandos Joy-Con para promover o exercício físico, levando o jogador a dar uma série de socos no ar com os timings certos a acompanhar o instrutor no ecrã.

Para quem já tenha o título original, o jogo permite transferir os dados de gravação para este Rhythm & Exercise, mantendo assim as definições em torno do jogador, como todo o seu histórico de atividade. No entanto, em termos de jogo propriamente dito, a experiência será igual quer comecem do zero ou não, dos simples socos no ar aos mais avançados que obrigam o corpo inteiro a movimentar, agachar, desviar, o que faz deste jogo mais uma substituição do anterior do que propriamente uma continuação, pegando no que já fazia bem, e tornando ainda melhor.


Sendo um jogo onde o ritmo é fundamental, este conta com uma série de músicas instrumentais energéticas, baseadas em grandes êxitos pop que vão desde Bon Jovi - "It's My Life" à Katy Perry - "Hot N Cold", sem esquecer o clássico dos Village People - "Y.M.C.A.", claro. Além destas 20 covers, o jogo conta ainda com três temas originais que se enquadram perfeitamente no ambiente de ginásio presente em todo o jogo.

Visualmente, é também um grande upgrade em relação ao jogo anterior, com gráficos mais apelativos que assim tornam a experiência mais agradável. Quanto melhor o timing, melhor a pontuação, melhores efeitos visuais no ecrã, como que a hipnotizar o jogador. O melhor destes títulos é sempre quando as ações já se tornam parte do subconsciente, sem se ter de pensar no que cada ícone quer dizer para fazer - algo que, naturalmente, só se vai ganhando com a experiência.


Além de ajudar a criar uma rotina de exercício, com a possibilidade de receber notificação na consola mesmo quando está em modo de descanso, Fitness Boxing 2 permite convidar e desafiar um companheiro de treino, tanto no modo "daily workout" como no "free training", experiência essa que pode ser desfrutada com apenas um joy-con para cada um, mas que com um par por jogador se torna ainda melhor. Pode muito bem ser uma boa desculpa para incentivar os mais preguiçosos da casa a exercitar.

À parte do exercício propriamente dito, as recompensas obtidas pela pontuação do jogo permitem personalizar o treinador vitual que vai dando as instruções. Além de 9 treinadores diferentes no total, os seus estilos poderão assim variar conforme o gosto do jogador.


Quer seja como complemento de outras atividades, ou atividade principal, uma coisa é certa, Fitness Boxing 2: Rhythm and Exercise é um jogo que faz mesmo transpirar. Um jogo que além de queimar calorias a dar socos no ar, irá deixar qualquer um a dançar. Na dúvida, nada como experimentar a versão demo, já disponível na Nintendo eShop, e começar a exercitar.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedida pela Nintendo.

Latest in Sports