O que já sabemos da "PlayStation 5"


Em entrevista à Wired, Mark Cerny revelou ontem os primeiros detalhes da consola sucessora da PlayStation 4, para a qual ainda não existe um nome oficial, mas que para já iremos apelidar de "PlayStation 5" ou apenas "PS5".

Sem data de lançamento anunciada, apenas a garantia de que não será lançada em 2019, a principal novidade da nova consola, em termos de hardware, será a integração de um disco SSD com o objetivo de revolucionar o problema dos "loadings" nos videojogos. Num exemplo demonstrado à Wired com o jogo Marvel's Spider-Man, uma deslocação de "fast travel" numa PS4 Pro demorou 15 segundos enquanto que, no dev-kit da PS5, a mesma operação demorou apenas 0.8 segundos. Uma funcionalidade que poderá mesmo ser um grande ponto de viragem no desenvolvimento de videojogos para a plataforma.

Outra grande novidade, agora em termos de software, é o suporte para Ray-tracing, que permitirá um maior realismo não só em termos visuais mas também no processamento do som para maior imersão. Muitos jogadores ainda nem compraram uma TV 4K, mas a PlayStation já está a pensar no suporte para resoluções 8K. Além disso, a consola irá incluir suporte para "3D Audio" que Cerny promete revolucionar os videojogos, deixando entender que é melhor ir investindo nuns bons headphones para tirar o máximo partido da funcionalidade.

Entre outras coisas, ficou patente a retrocompatibilidade com a PlayStation 4, assim como a continuação do suporte para jogos em formato físico. Foi também revelado que o atual kit do PlayStation VR será suportado, sem novidades em relação a um sucessor deste equipamento.

Este foi um breve resumo, mas o melhor mesmo é ler o artigo completo na Wired, que pode ser acedido aqui: wired.com/story/exclusive-sony-next-gen-console
O que já sabemos da "PlayStation 5" O que já sabemos da "PlayStation 5" Reviewed by Telmo Couto on 17 abril Rating: 5

Latest in Sports