Baba Is You


Baba Is You não é um puzzle como os outros. Normalmente, um jogo de puzzles começa por ensinar um conjunto de regras, tais como as acções permitidas e as condições de vitória. Aqui, não. Nada disso. Aqui o puzzle está nas próprias regras. Mas... como assim?

Baba Is You é, ao mesmo tempo, um jogo extremamente simples e complicado, até mesmo para o explicar. Tudo começa com a regra "Baba Is You" que significa que a mascote, Baba, é o jogador. O jogador pode mover-se em quatro direções, tendo a capacidade de empurrar coisas como as palavras que compõem as regras, mas incapaz de as puxar de volta. Há sempre um botão de "undo" para corrigir enganos, mas a incapacidade de puxar será uma das coisas que mais vezes irá causar frustração. Os controlos são somente e apenas isto: mover, empurrar, esperar e "undo".


As regras são constituídas por 3 elementos: um sujeito, um verbo e um predicado. Podem ser lidas na vertical, de cima para baixo, ou na horizontal, da esquerda para a direita, algo fundamental na mecânica do jogo. Se "Baba Is You" significa que Baba é o jogador, "You Is Baba" não significa nada. Um sujeito (texto colorido em fundo preto) pode servir também de predicado, mas um predicado (texto preto em fundo colorido) não pode servir de sujeito. À medida que se avança no jogo, também esta estrutura gramatical se torna mais elaborada.

Com este reduzido conjunto de movimentos e regras gramaticais se fez um puzzle onde a imaginação é, literalmente, o limite. Ao começar cada nível, há um conjunto de regras estabelecidas que colocam o jogador impossibilitado de chegar à vitória. O desafio será mudar essas regras de forma a atingir a mesma, o que poderá passar por todo o tipo de soluções, conforme o que estiver disponível. Por exemplo, se "Baba Is You" e "Flag Is Win", então basta que Baba toque na bandeira para se ganhar. Mas se alguma coisa não permitir Baba de chegar à bandeira, porque não fazê-la chegar ao Baba? Basta, para isso, que se empurre a palavra "Flag" até formar a regra "Flag Is You" - agora é a bandeira que se está a controlar. Oh, as possibilidades!

Tudo isto para explicar apenas conceitos mínimos do funcionamento do jogo. De notar que a compreensão básica do Inglês será bastante importante.


O jogo é uma aprendizagem constante. A cada nível, a lógica que leva à solução acaba por servir tanto para ensinar algo novo ao jogador, como para servir de armadilha no nível seguinte. Em muitas situações, o jogo parece "divertir-se" ao apresentar um nível quase igual ao anterior, mas no qual aplicar a mesma solução é claramente impossível. Então e agora? Por vezes uma lógica semelhante até acaba por funcionar, noutras é mesmo necessário pensar-se fora da caixa, até porque é precisamente nisso que se baseiam os puzzles: desafiar as regras.

Com visuais e banda sonora minimalistas, Baba Is You tem algum charme na apresentação sem que isso traga grandes distrações - toda a atenção vai para os puzzles e o quão desafiantes eles conseguem ser. Um jogo que começa desafiante, mas rapidamente se torna verdadeiramente difícil.

A experiência de jogo acaba por ser uma espécie de relação amor-ódio. Começar um nível, verificar as regras iniciais, localizar o objetivo, analisar as interações possíveis, concluir que nada funciona. Nervos, raiva, frustração... persistência: tem que ser possível, certo? Uma pausa pode ajudar, nem que seja por já ser tarde e ser preciso ir dormir. De repente, sem que nada no jogo tenha mudado, a solução aparece! Afinal era fácil! Aquela sensação de que se é um génio! Até se entrar no puzzle seguinte... Palavrões.


Baba Is You é um puzzle sem igual, de uma originalidade e criatividade mesmo surpreendentes. O conceito de fazer das regras o desafio é genial, obrigando a puxar pela imaginação enquanto se tenta quebrar o sistema para chegar à vitória. Definitivamente, não é um jogo para todos, nem mesmo para todos os amantes de puzzles. Mas se o conceito for suficiente para intrigar, então é certo que o jogador irá adorar!

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Hempuli.
Baba Is You Baba Is You Reviewed by Telmo Couto on 09 abril Rating: 5

Latest in Sports