Over & Out 2022


Over & Out é um evento do curso de Licenciatura em Videojogos da Universidade Lusófona, no qual os seus estudantes apresentam os seus projetos académicos desenvolvidos ao longo do ano lectivo.

Mais do que uma simples mostra de trabalhos, este evento é também uma oportunidade de se apresentarem pela primeira vez a várias entidades ligadas à indústria dos videojogos em Portugal e, além de mostrar o que têm feito, falarem também dos seus sonhos e objetivos para o futuro. No final, os vários elementos do júri tiveram a oportunidade de destacaram os projetos que mais os impressionaram em diversas categorias.

De uma forma geral, foi um evento bastante impressionante pela diversidade de jogos apresentados, considerando que estes são projetos académicos com objetivos de aprendizagem comuns, o que mostra o poder da criatividade e a liberdade dada aos estudantes. Também por isso, foram vários os jogos que se destacaram, por motivos diferentes.


Xisto é um jogo que nos leva a conhecer uma curiosa tradição carnavalesca das aldeias do Xisto, onde os habitantes usam máscaras de cortiça personalizadas durante as celebrações. Para a criação deste jogo, a equipa foi mesmo até ao local para fotografar as paisagens e falar com os residentes sobre esta tradição, acabando por trazer muito dessas conversas e experiências para o jogo em si. Um jogo com um óptimo sentido de humor, sem qualquer tipo de violência, recheado de pormenores e interações para quem gosta de explorar os cenários.

Já em Runewatch: Age of Arcanum, o grande destaque vai para a jogabilidade, neste que é um FPS roguelite baseado em magias. Contando já com diferentes graus de dificuldade à disposição, é um jogo que incentiva a jogar e voltar a jogar, graças à mudança de armas, inimigos e o próprio cenário que muda a cada nova sessão. O jogo encontra-se atualmente disponível na plataforma itch.io.  

Já para os fãs de jogo de cartas ao estilo de Hearthstone e afins, Rulers destacou-se pelo facto de já permitir, no evento, partidas entre dois jogadores. Além disso, em termos visuais e até de gameplay, foi bem visível a evolução que o jogo tem recebido desde que nos foi apresentado há alguns meses: até já tem um novo logótipo!

Outro jogo a destacar foi o Alter, um misterioso jogo de ficção científica que nos coloca na pele de uma personagem que, afinal, são 3, cada uma com diferentes habilidades. Enquanto tentam perceber o que lhes está a acontecer, as personagens vão recolhendo pistas que terão de decifrar para poder avançar, ao bom estilo dos "escape rooms". 


Eis os vencedores nas diversas categorias:

Melhor Narrativa num Jogo: Xisto
André Santos, Afonso Lage, Miguel Martinho e Nelson Milheiro

Melhor Animação num Jogo: Runewatch
Gonçalo Vila Verde, Luíz Santos, Pedro Marques e Pedro Bezerra

Melhor Sistema Desenvolvido num Jogo: Runewatch
Gonçalo Vila Verde, Luíz Santos, Pedro Marques e Pedro Bezerra

Melhor Sound Design num Jogo: Xisto
André Santos, Afonso Lage, Miguel Martinho e Nelson Milheiro

Melhor Conceito num Jogo: Conqueror of Planet
Pedro Ferreira e Pedro Passos

Melhor Arte num Jogo: Rayden
Sónia Raposo e Steven Hall

Prémio: Jogo mais Inovativo: Xisto
André Santos, Afonso Lage, Miguel Martinho e Nelson Milheiro

Prémio: Incentivo à Cultura: Xisto
André Santos, Afonso Lage, Miguel Martinho e Nelson Milheiro

Prémio: Especial 42: Alter
Hugo Carvalho, André Figueira e Rodrigo Marques

Prémio: Melhor Jogo do Ano: Xisto
André Santos, Afonso Lage, Miguel Martinho e Nelson Milheiro

Xisto - Prémio: Melhor Jogo do Ano, entregue por Filipe Luz da Universidade Lusófona

Da parte do Meus Jogos, fica o agradecimento pelo convite a participar num evento onde nos foi apresentado tanto talento, e os nossos votos para que tenham um futuro brilhante na área dos videojogos!

Latest in Sports