Headset Wireless Trust Gaming GXT 391 Thian


O novo headset wireless da Trust é leve, confortável e feito com material reciclado, feito a pensar nos jogadores que procuram um equipamento moderno e acessível. Eis o Thian!

Ainda antes de ser retirado da caixa, o headset impressiona imediatamente pela sua leveza, o que se confirma com ele na mão. Pode não ser "leve como uma pena", mas consegue transmitir essa sensação com um peso de apenas 200g. Com toda a sua estrutura em plástico, feito a partir de materiais reciclados, apresenta uma boa flexibilidade para se adaptar a qualquer tipo de cabeça, incluindo os habituais ajustes laterais que permitem aumentar ou reduzir o seu comprimento. Já no que diz respeito aos earpads, estes poderiam ser um pouco maiores, mas com a leveza e flexibilidade do equipamento acabam por nunca ser desconfortáveis. Na prática, ao fim de algum tempo a usá-lo, nem se sente que ele está na cabeça.
Sendo o primeiro headset wireless da marca Trust, o seu "selling point" é precisamente o facto de funcionar sem fios, e com uma prometida bateria de cerca de 13 horas que, pelo menos nestes primeiros tempos, tem cumprido sem dificuldades. Para isso, o Thian traz consigo um adaptador wireless de 5.8GHZ sem qualquer necessidade de instalação, compatível com PC, PS4, PS5 e Nintendo Switch (na dock), o que será especialmente útil para quem o queira associar a vários dispositivos. Conta também com uma entrada de áudio 3,5 que o torna compatível com a maioria dos restantes equipamentos. Já o microfone vem acoplado à orelha esquerda e não pode ser removido, ficando numa posição natural para quando se pretende utilizar, mas também a parecer uma antena quando o colocamos na vertical.

Um equipamento simples, conta também com uma interface simples, com todos os botões do lado esquerdo: um para ligar e desligar o microfone com um simples clique, outro para ligar e desligar o headset ao manter premido, e uma roldana para aumentar e reduzir o volume. De resto, conta com apenas dois orifícios: uma entrada áudio 3,5 e uma entrada USB-C para carregar a bateria. Na caixa, além do adaptador wireless, traz também um cabo para cada uma destas entradas mas, infelizmente, o UBS-C é demasiado curto para que se possa carregar enquanto se está a utilizar o headset. Nada que a troca por outro cabo não resolva, claro, mas não teria sido propriamente caro incluir um de maior comprimento. E sim, a ligação USB-C é limitada ao carregamento deste Thian.
Mas falando do que mais importa, em termos sonoros, é um headset stereo eficiente para a sua gama de preços, bom tanto para jogar, como para ouvir música ou estar a trabalhar. A principal falha está a nível dos graves, com pouco impacto, mas de resto o som é bastante claro e mesmo em músicas mais elaboradas consegue-se ouvir bem todas as camadas. O mesmo pode ser dito do microfone, que captura um som bastante claro para se estar em chat durante os jogos ou em videochamada, mas fica por aí. Além disso, com a ausência de software próprio, também não traz quaisquer funções de personalização do áudio, ou criação de diferentes perfis. Outra desvantagem deste equipamento reside no isolamento sonoro, ou melhor, na falta dele. As esponjas são leves, sim, mas ficam-se por aí na redução do ruído em redor.


Leve, confortável e facilmente transportável numa mochila, o headset Trust GXT 391 Thian é uma boa opção para quem procura um equipamento sem fios nem preocupações, fácil de se adaptar a diversas situações. 


Latest in Sports