F1 2022


Este último ano, o desporto motorizado F1 tem estado a ganhar imensos adeptos, inclusive amigos meus que jamais demonstravam qualquer paixão e nos dias de hoje são enormes fãs. Para quem também partilha dessa febre, este F1 é um jogo a não perder.

Embora seja uma nova época, há coisas que não mudam assim tanto e como tal, vamos desde já referir que quem jogou o jogo anterior, irá sentir-se em casa e familiarizado com os menus e opções que o jogo disponibiliza. Inicialmente pode até assustar o jogador que pegar pela primeira vez no comando e iniciar uma carreira, existem várias opções e definições para agradar a amadores e veteranos, o que é claramente de se louvar e num jogo baseado num desporto tão exigente, apenas faz sentido receber os jogadores que pouco ou nada sabem acerca de F1 de tal forma.

O jogo tem imensas opções, como seria de esperar, os modos de sempre como a carreira, o jogo a solo e o multiplayer, são modos que não precisamos de referir pois fazem parte do “pacote” básico de um jogo de corridas, no entanto duas coisas que devemos realçar, o facto de poderem jogar uma carreira a começar no F2 e progredir até chegarem ao topo da carreira acabando por conduzir com os melhores na Fórmula 1, ou até mesmo o facto de se poder criar uma carreira jogada a dois jogadores.


Em F1 2022 já vão ter disponível o circuito de Miami que outrora não existia, no entanto podem contar com os clássicos como o circuito de Mónaco onde as curvas vão fazer o jogador travar tão a fundo que a curva é praticamente dada com o veículo parado, ou o circuito da Albânia que deixa o jogador com retas longas para pisar o pé no acelerador.

E como se estava a referir na sua velocidade e nas curvas apertadas, apesar de tudo, o jogador tem o modo de assistência, o tracejado na pista para seguir a linha correta e até assistência nos travões, isto pode facilitar os menos corajosos. Além disso, algo de valor é o facto de existir uma inteligência artificial que se adapta à condução do jogador, isto irá fazer com que os oponentes abrandem mais para facilitar a vida ao jogador e poder chegar ao pódio sem se esforçar assim tanto, claro que isso pode ser removido para a derradeira experiência.

 
Infelizmente, uma ausência que na nossa opinião é de peso, é a remoção do modo história sendo agora substituído pelo modo F1 Life, um modo em que o jogador/piloto pode ser personalizado fora das pistas e até obter o seu super carro na sua garagem. Nesta garagem os jogadores via online podem visitar e dar uma espreitadela ao modelo que temos para a vida quotidiana e observar a vitrine de troféus, algo que sinceramente, não tem qualquer impacto e interesse e que será ignorado por quem realmente procura conduzir um F1 ou F2 e não visitar troféus de outros ou o seu super carro virtual.

Estes super carros podem na verdade ser conduzidos e não só manter na garagem para show off, há de facto circuitos e desafios com vários super carros de marcas como Aston Martin, AMG, Porsche entre outros. Isto é apenas algo adicional que nada tem a ver com o importante do jogo que é conduzir os novos modelos F1 existentes nesta época.

A nível de performance o jogo corre lindamente na Xbox Series X, mas nota-se nas cutscenes a renderização em certos momentos, embora isso apenas seja para esses momentos em específico e não estrague a experiência, pois quando se entra no veículo e as luzes verdes acendem, é acelerar e dominar o circuito sem qualquer problema.


Para quem quiser sentir adrenalina, para aqueles que querem fazer umas corridas, para quem quiser viver uma jornada mais longa, F1 2022 é um grande jogo a não perder este ano, com a exceção de alguns pontos que podiam ser limados, porque quando se está na pista, é um prazer enorme de conduzir um “monstro” destes.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox Series X, gentilmente cedido pela Play Nxt.


Latest in Sports