Railways: Train Simulator


Gostam de jogos simples mas que ao mesmo tempo podem entreter o jogador durante várias horas? Pois bem, esta é a premissa que nos é apresentada por este titulo! Railways: Train Simulator trata-se de um port de um jogo mobile, realizado pela Nerd Monkeys em conjunto com a Infinity Games que nos traz um belo título para o universo Switch.

Pois bem, não se desiludam quando falamos de que o jogo é um port de um titulo que saiu inicialmente para mobile, pois temos aqui uma excelente mistura de fatores - dos quais falaremos um pouco mais à frente - que o tornam uma excelente opção para quando pretendemos simplesmente relaxar.

Sem mais demoras começamos então a falar do titulo que em termos de plot ou história é bastante simples. Temos vários comboios a circular em diversas linhas e temos de apanhar s passageiros de modo a enchermos as carruagens e avançarmos para o seguinte nível. 

Avançando com o jogo iremos verificar que a dificuldade da coisa aumenta um pouco - mas nada que à primeira vista aparente ser um quebra-cabeças muito complicado - usando este tema e passado um pouco ao ponto de gameplay, a mesma é simples mas ao mesmo tempo complexa pois teremos de numa fase mais complicada gerir 4 comboios em simultâneo, que têm de trocar de linhas sem chocar entre si de modo a podermos coletar todos os passageiros e obtermos a maior pontuação possível a cada nível.

Falando em gameplay, não podemos deixar de mencionar de todo que existem duas formas de se poder apreciar este titulo, ou usando os botões e joysticks dos Joycon's ou utilizando o ecrã tátil da própria consola - o que cria aqui uma diversidade e mecânica bastante engraçada, na nossa opinião - não ficando assim o jogador impedido de passar de nível pois não consegue controlar bem os comboios com os botões.

Apesar de toda a diversão e emoção que possa ser criada no decorrer deste titulo temos de falar também nos pontos menos bons, e neste caso existe apenas um que vale a pena destacar, sendo este a monotonia de níveis e ações com a qual o jogador se poderá deparar no decorrer do seu gameplay. 

Pois apesar de divertido, ao longo desta analise verificamos que o titulo passado algumas horas começava a apresentar alguma monotonia, o que torna as diferentes fases do mesmo algo até repetitivas, pois não existe muita coisa de diferente a acontecer em todo o mapa. Sem ser que numa fase ou noutra nos podemos deparar com os tuneis que mudam os comboios de direção ou até carros que passam nas estradas que os comboios cruzam - este é uma das modificações que nos fazem como jogador passar mais alguns minutos no jogo - mas para além disso o jogo e os diferentes níveis do mesmo não variam muito.

Por último mas não menos importante cabe destacar que todos estes níveis são realizados em tempo de contrarrelógio e com a possibilidade de desbloquearmos até um máximo de 3 estrelas em cada um deles.

Fugindo agora um pouco de gameplay e falando de outros temas curiosos deste titulo, podemos pegar na parte gráfica -  pois como podem verificar nas imagens dispostas nesta review - a qual é algo simples e geométrica, mas com algumas variantes. Sendo que cabe destacar que existe sempre bastante cor a acontecer no ecrã de jogo.

Falando neste ponto, temos também de destacar toda a parte de banda sonora que apesar de também ser simples, é um ponto que ajuda por vezes a entrar em toda a onde de conduzir um comboio num jogo de puzzles meio alucinado.


Em resumo, temos aqui um divertido e engraçado titulo que poderá fazer as delicias dos amantes de puzzles simples e práticos que não exigem demasiados cálculos e ponderação. O que o torna num excelente jogo para por exemplo levar numa viagem e descontrair um pouco.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Nerd Monkeys.

Latest in Sports