TechDays 2021


O primeiro evento de videojogos do ano em Portugal, após o confinamento total causado pela pandemia, ocorreu este fim de semana no Parque de Exposições de Aveiro e contou com 3 dias de eventos variados. O Meus Jogos esteve presente no último dia, com um bom tempo dispensado a assistir a torneios, experimentar jogos VR e ainda viajar no passado com as máquinas arcade existentes.

Temos de referir que o evento foi realizado com todos os cuidados e instruções da DGS, à entrada tivemos de apresentar o Certificado de Vacinação e sempre que se entrava no pavilhão estavam duas pessoas do Staff com gel desinfetante à porta e verificavam as pulseiras para a entrada no evento, de sublinhar que o evento foi gratuito nos 3 dias.




Apesar do dia chuvoso, o evento recebeu alguma gente da parte da tarde, no entanto de manhã estava sossegado e isso evitou filas de espera para experimentar os jogos que ali haviam sido expostos, como um simulador de corridas de pista, ao volante de um Lambo Aventador, uma experiência incrível mas que inicialmente me deixou confuso e meio enjoado, no entanto o mais engraçado foi o facto de o volante ser um Fanatec e ter as mudanças no mesmo, não estando habituado foi natural tirar as mãos do volante para mexer na caixa de mudanças que apenas existia na minha mente. Mesmo ao lado um stand com o famoso Beat Saber que fez as delícias de muitos jogadores incluindo eu que, tenho sempre um prazer enorme em jogar vezes sem conta. Ao lado, existia a secção dos Boardgames onde as pessoas podiam simplesmente sentarem-se a jogar com os amigos jogos como por exemplo o famoso Catan.

Muitos dos stands que ali estavam eram relacionados com eSports e patrocínios, exceptuando duas ou três que eram dedicadas a animes/séries, infelizmente, ao contrário de outros eventos, esta secção estava totalmente despida de conteúdo. Muitas marcas de videojogos não marcaram presença, o que deixou um sabor amargo, mas já era de se prever. Já da secção retro não nos podemos queixar, apesar de relativamente pequeno, o espaço estava composto com boas máquinas e muitas foram as pessoas que não hesitaram em jogar para matar saudades como foi o meu caso ao ver o Sega Rally 95, passar pelo Final Fight e o Terminator 2: Judgment Day, soube bem, até para jogar Virtua Striker 4. Alguns dos jogadores eram novos e não têm noção do quão divertidas eram estas máquinas e também as consolas retro como a N64 e o Pókemon Stadium, a Sega Saturn com o Virtua Fighter 2 ou então a PlayStation original com o clássico Tomb Raider.

Foi visível que o evento era especialmente dedicado ao eSports e os próprios stands que ali se encontravam estavam relacionados de alguma forma com o PC gaming, mas houve espaço para um torneio de Guilty Gear Strive em palco, a meu ver foi algo de valor pois é um jogo que merece muito mais reconhecimento e caso não conheçam, podem verificar a análise escrita por mim aqui no nosso site.

Confesso que esperava algo maior, com mais conteúdo, mais gente, no entanto, foi bom voltar a um evento desta envergadura que no fundo, soube a pouco, mas estamos sempre prontos para este tipo de eventos pois Portugal precisa de mais destaque, os próprios cosplayers pareciam um pouco intimidados, se bem que ouvimos dizer, a competição foi boa no Sábado, talvez seja a razão de termos visto poucas pessoas a aderir no dia seguinte.




O MagicShot Aveiro terminou mas este foi apenas o começo. Afinal, alguém tinha que dar um passo em frente para mostrar que é possível regressar aos eventos presenciais. Um arranque relativamente lento, mas um bom ponto de partida para a comunidade ligada aos videojogos.

Latest in Sports