Colors Live


"E se a Nintendo Switch desse para desenhar e pintar?", terão perguntado os developers de Colors Live ao ver esta consola em modo portátil com um belo ecrã tátil mesmo à mão.

Antes de mais, importa dizer que Colors Live é um bom exemplo do quão importante é manter e apoiar uma comunidade de fãs e utilizadores de um serviço. Foi há quase 10 anos que a Collecting Smiles lançou, para a Nintendo 3DS, uma ferramenta de pintura em várias camadas que, depois, tira partido do ecrã da consola para dar o efeito de profundidade. Colors! 3D conta, ainda hoje, com uma viva comunidade de ilustradores, que partilham ativamente as suas criações em www.colorslive.com. Agora, é a vez da Nintendo Switch abrir as portas a toda esta comunidade, assim como a novos criadores, trazendo consigo várias novidades, incluindo a SonarPen: uma pen com sensibilidade de pressão.

Na sua essência, Colors Live é uma ferramenta simples e acessível a todo o tipo de utilizadores, desde os que estão a dar os seus primeiros rascunhos até aos mais experientes, transformando assim a consola num tablet que permite desenhar e pintar no ecrã, quer seja com o dedo, uma pen, ou a nova SonarPen, que vem já incluída com a versão física deste software. Esta é realmente uma ferramenta peculiar, que se conecta à consola pela sua saída para auriculares: a cada toque no ecrã, a caneta informa a pressão que está a ser aplicada pelo utilizador, o que assim irá definir a intensidade do traço a pintar.

 


A desenhar, o software em si conta com uma generosa tela de 2560x1980 pixéis e uma simples interface na qual, além de escolher a cor, se pode definir o estilo, tamanho e intensidade do pincel. O próprio pincel conta já com vários estilos à disposição, discretamente escondidos num botão "+", mas já com uma boa oferta de opções, algo que o estúdio promete continuar a expandir ao longo do tempo em atualizações gratuitas. Conta ainda com 10 "layers" à disposição, permitindo assim trabalhar em cada camada sem danificar as restantes. Infelizmente, neste momento ainda há algumas ferramentas importantes em falta que poderiam facilitar bastante a vida aos utilizadores, como por exemplo ter a opção de simplesmente preencher todo um espaço com uma só cor.

De qualquer modo, a interface é realmente fácil de aprender, acabando por se tornar algo natural em pouco tempo. A grande diferença, porém, estará para quem optar pelo uso da SonarPen, que não só facilita imenso pelo facto de pintar com mais ou menos intensidade conforme se está a pressionar, mas também traz um botão para facilitar o acesso ao menu de cores e pincéis.

Colors Live não é, por si só, uma forma de aprendizagem, mas sim uma ferramenta que pode ser utilizada nesse processo. Ainda assim, introduziu um conceito de desafios chamado "colors quest", no qual todos os dias irá surgir uma missão para desenhar algo, num período de tempo limitado. A ideia é que isto seja uma espécie de jornada numa aventura, mas os desafios são suficientemente vagos para dar asas à imaginação do utilizador. É uma forma "gamificada" de incentivar a desenhar e, com isso, ir aos poucos melhorando as técnicas de ilustração com esta ferramenta.


Um exemplo do que se pode encontrar na galeria

Tal como já acontecia no título anterior, todos os traços feitos ao longo da pintura ficam registados, um a um, permitindo com isso criar um vídeo de animação a mostrar todo o processo, desde o início até à obra final. Tudo isto poderá depois ser partilhado diretamente na comunidade online do Colors Live, no perfil do utilizador. Agora na Nintendo Switch, passa a ser também possível exportar estas animações como vídeo para a memória da consola, bem como guardar a obra final como uma só imagem.

Cada pessoa poderá, então, ter a sua galeria online de forma a divulgar as suas criações, assim como ver as obras dos outros utilizadores. Atualmente, é já um catálogo impressionante de ilustrações, que regularmente vai sendo atualizado com os favoritos da comunidade, as publicações mais recentes, entre outras. Aliás, esta é também uma boa maneira de aprender novas técnicas, pois todas as partilhas vêm com a animação da pintura incluída.



Disponível nas lojas a um preço acessível já com a SonarPen incluída, esta poderá ser uma boa opção para quem gosta de desenhar e pintar, ou simplesmente queira começar a praticar sem ter de apostar num equipamento mais profissional. Poderá até servir como ferramenta de aprendizagem para os mais novos, graças aos desafios que vão promovendo o uso de diferentes pincéis, por exemplo. Acima de tudo, é acompanhado por uma boa comunidade de utilizadores de todas as partes do mundo, e uma equipa de criadores que promete continuar a introduzir melhorias e novas ferramentas.

Nota: Análise efetuada com base numa cópia física do software para a Nintendo Switch, gentilmente cedida pela Ecoplay.

Latest in Sports