Back 4 Blood


Da mesma equipa que nos trouxe Left 4 Dead, chega agora Back 4 Blood, um jogo com uma premissa semelhante e carradas de monstros para eliminar!


Esta é uma análise que levou um tempo extra a escrever, isto porque era necessário jogar com amigos e espreitar se de facto isto tem a mesma essência dos grandes dois jogos Left 4 Dead. Ao fim de várias sessões, podemos já garantir que o amor ao género foi perfeitamente expresso neste novo título, que podia muito bem chamar-se "Left 4 Dead 3".

Para aqueles que nunca jogaram ou conheciam a série, muito resumidamente, é um jogo que pode ser jogado a solo mas que é criado de forma a ser jogado em modo cooperativo, quase que uma obrigação, embora a inteligência artificial seja realmente competente na maior parte das vezes. O jogo consiste em juntar 4 pessoas e ultrapassar os mais variados níveis eliminando hordas de zombies, quase que infinitos, apesar de os jogadores estarem devidamente equipados com armas e granadas e todo um arsenal de guerra, o jogo tem a sua dificuldade e aquele que facilitar pode perder num piscar de olhos.

Em Back 4 Blood, os zombies são chamados de Ridden, mas há todo o tipo de monstros pelos níveis, bosses, mid bosses, tudo de forma aleatória vai surgindo e o jogador juntamente com os membros da sua equipa vão ter de realizar uma chacina tal que por vezes vai mesmo achar que é impossível fazer a limpeza geral. Mas nem tudo tem a ver com audácia, o jogador tem ao seu dispor umas cartas para preencher o deck. À medida que se vai progredindo, os jogadores vão obtendo Supply Points, pontos esses que devem ser usados para adquirir novas cartas e com elas criar um loadout melhor através do tal deck. As cartas servem para aumentar a saúde, ser mais fácil de se soltarem de um ridden, ter uma redução de stamina enquanto corre e muito mais, a ideia é tentar adquirir as melhores e colocar no deck personalizando conforme acharem mais benéfico para o vosso estilo de jogo.


As próprias personagens têm características específicas, no início têm 4 para escolher mas entretanto vão ter 8 disponíveis, todos eles contam com 4 perks diferentes uns dos outros, uns mais dedicados ao combate meelee, outros a armas e outros à saúde. Por exemplo Walker, com quem joguei mais vezes, o poder de dano é superior aos outros e usa pistolas e metralhadoras, já um amigo com quem joguei, estava com a personagem de nome Mom (mãe) que usa caçadeiras ou espingardas e tem o perk de instant revive e suporte no inventário, é claro que todas as personagens podem usar outras armas mas há sempre uma especificidade em cada um delas.

A narrativa aqui não tem grande interesse, nem se entende bem como é que as personagens se encontram, a verdade é que a campanha tem uma boa longevidade, dificuldade que pode ser ajustada e assim, a possibilidade toda a gente se divertir com Back 4 Blood, mas não recomendamos a quem sofre de ansiedade e se assusta com pouco, este jogo é impróprio para cardíacos não pelos sustos causados mas sim pela quantidade absurda de zombies e espalhafato que surge no ecrã bem como de sangue, são aos litros.

O grande destaque vai para os momentos finais de cada nível, embora seja sempre a mesma coisa, o confronto com uma horda, a verdade é que são quase sempre de forma diversificada, por exemplo, um dos níveis requer inserir uma moeda numa jukebox e com esta a tocar música nas alturas, a horda surge a correr para dentro do bar minúsculo, enquanto exterminamos os ridden, duas camionetas do lado de fora estão a recolher sobreviventes do apocalipse, a música é tão boa mas tão boa, o prazer é imenso. Um outro momento é necessário montar uma barricada e preparar suplementos para a chegada dos ridden, até uma minigun está disponível para realizar o extermínio, ou outro dos momentos como entrar na igreja e fechar as janelas com tábuas de madeira para que não entrem riddens, isto tudo conta com um determinado tempo ou objetivo a ser realizado, até lá, mantenham-se firmes, toda essa tensão é frenética e é nisso que o jogo brilha.



Os jogadores vão ultrapassando níveis com um objetivo descrito, no entanto existe sempre um secundário para ganhar mais pontos, copper que são os créditos e até as tais cartas que vão obviamente ajudar no progresso do jogador. Muitas das vezes vão ter de salvar reféns de riddens, outras vezes vão ter de por exemplo colocar explosivos e fazer explodir um barco, há todo um tipo de objetivos que vão mantendo a chama acesa do jogo para que este não caia no aborrecimento de fazer sempre a mesma coisa, matar zombies.

Graficamente está bonito, principalmente se tivermos em conta os cenários e a passagem destes, jogando a campanha, o jogador irá ter uma jornada longa passando por cidades, vales com reças luminosas, túneis escuros, manhãs gélidas num cemitério repleto de zombies, o ambiente e a sua atmosfera estão realmente bem desenhadas e tornam o jogo apelativo, diria que Back 4 Blood é um excelente jogo para este 31 de Outubro, encaixa que nem uma luva, jogando com amigos, não podem pedir melhor que isto.



São muitos os jogadores que estavam à espera de um novo Left 4 Dead, mas essa espera terminou com Back 4 Blood, este é o novíssimo jogo que fará as delícias para os fãs do género e com enorme qualidade e variedade, desde o modo campanha ao modo Swarm que serve para jogarem com uma equipa de cleaners (humanos) contra uma de riddens igualmente controlada por jogadores num modo de competição onde também pode contar com upgrades e armas novas para ambos os lados, basicamente neste título a diversão é garantida, melhor ainda é o facto de o jogo ter cross play entre as plataformas onde todos se podem juntar tendo uma cópia do jogo ou então aproveitarem e jogarem através do GamePass seja no PC ou na Xbox.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox Series X, gentilmente cedido pela Upload Distribution.

Latest in Sports