FIFA 22


O jogo de futebol mais bem sucedido de sempre, o sucesso puro em cada lançamento, FIFA está de volta. E se desta vez não traz consigo imensas novidades, mantendo a fórmula vencedora, apresenta algumas melhorias na sua jogabilidade. Irá o FIFA 22 manter a coroa do "rei do futebol"?

Assim que se inicia FIFA 22, somos apresentados com um dos tutoriais mais espetaculares senão o mais espetacular de um jogo de futebol, naquilo que é uma espécie de curta metragem jogável. Os jogadores começam em Paris, num hotel com hóspedes vizinhos de alto calibre do mundo do futebol como David Beckham, onde temos de criar um avatar e, após a sua criação, descer às ruas e aprender os controlos básicos até chegar ao estádio dos Principes, o estádio do PSG e, ao longo do caminho cruzarem-se com o famoso e hilariante Éric Cantona. Aqui vão encontrar-se com Thierry Henry, velha lenda do futebol e o novato possivelmente futuro Ballon D’Or Kyllian Mbappé, onde se inicia um treino de aquecimento. Por fim, terão de adquirir um fato para assistir a um jogo da Liga dos Campeões, onde se encontrará personalidades famosas como o próprio Hamilton da F1. Assim que começa a partida entre PSG e Chelsea (atual detentor da Taça da UCL), passa-se a ter controlo do PSG para uma partida a sério e que no final, dirá qual o vosso nível de dificuldade apropriado conforme o vosso desempenho no jogo, fenomenal.

Sabemos que é mais um jogo de futebol, é um novo FIFA, uma nova temporada, mas a verdade é que existem, apesar de poucas, algumas novidades que devem ser referidas. O popular modo FIFA Ultimate Team redesenha como os jogadores competem em Division Rivals e FUT Champions, criando uma forma mais acessível de testar habilidades e progressos contra outros jogadores. Para além disso há também a inclusão do modo FUT Heroes, mostrando os jogadores mais memoráveis do jogo, ao mesmo tempo que dá aos fãs a oportunidade de recriar os momentos nostálgicos que lhes valeram um lugar no plantel dos FUT 22 Heroes.



No modo Carreira, o jogador joga com o seu Pro tendo um sistema de crescimento de jogadores atualizado, novos atributos no jogo chamados Perks, que os jogadores podem ativar com base nas situações de jogo, objetivos de jogo gerados dinamicamente, novas formas de aumentar a sua classificação de gestor e novas cinografias pós-jogo que respondem aos eventos do jogo que acabam de ser jogados. Mas há mais, no modo Manager Career podem criar o próprio clube para competir com os melhores clubes de todo o mundo para alcançar a glória da UEFA Champions League ou até da Taça da Améirca do Sul, CONMEBOL Libertadores o que pode agradar muitos jogadores. Desenha o teu brasão para combinar com a tua visão, cria um kit de casa e de quando o teu clube joga fora para identificares o teu clube e o representes da melhor forma, depois dirija-te ao Editor do Estádio para dar aos teus fãs uma casa de que se orgulhem.

E FIFA 22 não se fica por aqui, o Volta Football também tem as suas novidades, regressa assim, com mais talento e novas formas de os adeptos expressarem o seu estilo e conectarem-se com o seu plantel, com uma jogabilidade de pequena dimensão que recompensa os jogadores pela sua habilidade na bola e um novo sistema de progressão sazonal que permite aos jogadores ganharem XP para todas as recompensas no VOLTA FOOTBALL, seja qual for o modo em que se jogue.

Já no que diz respeito ao Pro Clubs, este vai oferecer aos jogadores novas opções de personalização para que o seu clube se destaque e permitirá que os fãs experimentem um sistema de crescimento de jogadores, que coloca o jogador no controlo do desenvolvimento do seu Virtual Pro, apresentando um jogo social simplificado que torna mais fácil do que nunca encontrar o teu próximo jogo. Há que realçar que FIFA 22 também terá a introdução de profissionais femininos no modo pela primeira vez.




Nunca um FIFA teve tantas competições como este título, desta vez podem contar com mais de 17.000 jogadores em mais de 700 equipas em 100 estádios e mais de 30 ligas, EA SPORTS FIFA 22 é o único local onde podes jogar em competições icónicas como a UEFA Champions League, a UEFA Europa League, a novísica UEFA Europa Conference League, Premier League, Bundesliga, LaLiga Santander, CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sudamericana, proporcionando aos jogadores a experiência mais verdadeira da vida.

Mas nem tudo é perfeito, jogando com equipas mais pequenas da nossa Liga Portuguesa, é visível a falta de algumas fotos para os rostos dos jogadores como também os modelos 3D deixarem muito a desejar, falo em específico no meu clube Vitória Sport Clube, no qual o guarda redes Matous Trmal de nada se parece com a realidade, nem de feição nem de cabelo, sendo ele de naturalidade checa, deveria de estar mais bem representado, já um jogador como o Ricardo Quaresma que para minha felicidade, está bem representado com todas as suas tatuagens, é claro que tudo se deve ao facto de ser um jogador extremamente famoso, qualquer pessoa que acompanhe minimamente o futebol seja ele internacional ou nacional, conhece perfeitamente Ricardo Quaresma e as suas belas trivelas, que agora joga a sua segunda época no clube do meu coração.



Se vale a pena a aquisição? Se jogam todos os anos, possivelmente vai valer a pena para se manterem atualizados. Já para aqueles que estavam na dúvida e gostariam de saber devido a ser o primeiro jogo da série na nova geração, não contem com uma diferença gigante: a performance é certamente melhor devido ao poderio da Xbox Series X|S e PS5, mas no que conta às animações e grafismo, no fundo, não se pode dizer que seja revolucionário. Como jogo em si, está realmente muito bom principalmente para aqueles que já não pegam num jogo de futebol há algum tempo: este fará as vossas delícias sem dúvida.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox Series X, gentilmente cedido pela EA.

Latest in Sports